Notícias / Aeroporto

30/03/2014 - 12:00

Atrasos e desvios de voos podem fazer passageiros perderem os jogos em Cuiabá

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Priscilla Silva/OD

Aeroportos 'reservas' ficam longe de Cuiabá

Aeroportos 'reservas' ficam longe de Cuiabá

As companhias aéreas que farão voos da Copa do Mundo de 2014 estão preocupadas com os possíveis atrasos e desvios em voos. Com os aeroportos já superlotados antes mesmo do início do Mundial, o temor é de que alguns problemas façam com que os torcedores possam perder jogos da competição. Em Cuiabá, se houver problemas não há opções próximas.

Veja mais:
Aeroporto de Cuiabá será entregue em duas etapas, antes e depois da Copa
Direito de passageiro não será flexibilizado durante a Copa, informa Anac; há risco em Cuiabá

O brasileiro German Efromovich, que controla a companhia aérea colombiana Avianca, disse na última quinta-feira (27) que “o problema vai ser que você não vai ter um lugar para pousar o avião, então você vai passar três horas voando em círculos". Em aeroportos de grandes movimentos é normal que as aeronaves fiquem aguardando até receberem autorização para realizar o procedimento de pouso.

Isso pode acontecer em Cuiabá, que é uma das cidades-sede que não possuí aeroportos próximos capazes de receber aeronaves de grande porte. O aeroporto de Rondonópolis é um dos que fica mais perto da capital mato-grossense, porém as ampliações não foram realizadas e aviões maiores não podem operar no local.

Com isso as opções mais próximas seriam Campo Grande (MS), Goiania (GO) e Brasília (DF) que também deve estar com um número alto de voos. Mesmo com o aeroporto de Rondonópolis apto a receber estes aviões o atraso seria quase iminente.

Isso porque a duração media de uma viagem de carro entre Cuiabá e a cidade do interior – que fica a 210 Km – demora entre três ou quatro horas. Já de ônibus o tempo só aumenta, já que a velocidade média é menor. Esse é um dos temores de Efromovich: “E então você voa para outra cidade a 300 quilômetros e coloca os passageiros em um ônibus e eles chegam para o jogo depois que já acabou. Aí vamos ver o que acontece”.

Os responsáveis pelas empresas aéreas ainda temem ser culpadas pelos problemas logísticos que resultarem na perda de jogos por parte dos torcedores: "Eu não sei quem vai ganhar os jogos, mas as companhias aéreas vão perder com a Copa do Mundo", afirmou Enrique Cueto, presidente-executivo da maior companhia da região, a LATAM Airlines.

Os atrasos e o extravio de bagagens é outro problema recorrente no país que devem se intensificar durante o Mundial de 2014 que terá início no dia 12 de junho. Caso aconteça isso pode gerar multas para as companhias aéreas e muita dor de cabeça para os passageiros.

Aeroporto Marechal Rondon – Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) a obra de reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto de Cuiabá será entregue em duas etapas: A primeira (Escopo Copa) será a de obras essenciais para a realização do Mundial. Já a segundo (Pós-Copa) só terminará após o fim da competição. Até fevereiro a obra estava com 53,44% de conclusão.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por lucas, em 31/03/2014 às 09:50
como assim perder o jogo? quer dizer que o torcedor só vai estar em CuiaBAH horas antes do jogo? e como ficam as rde hoteleiras que estimaram que os turistas ficariam ao menos 6 dias na cidade antes do evento? E outra coisa como a frota é pequena as empresas direciona as aeronaves onde a demanda for maior
por JUQUNHA, em 30/03/2014 às 17:58
NO DISTRITO INDUSTRIAL TEM AEROPRTO PODE SE POR LA JATOS EXECUTIVOS DESCEMPO LA
por fernando souza santana, em 30/03/2014 às 17:12
achei ótimo a copa no Brasil porque desmascarou a corrupção no Brasil e a incompetência dos políticos brasileiros.
por Eziquiel Lara, em 30/03/2014 às 14:24
A Azul já esta cancelando voo da pascoa e só comunicando aos clientes, uma falta de competência a toda a prova, uma vergonha e diz que um alto executivo assumiu para ser a Top em empresa aerea. Imagina na copa?
por revoltado, em 30/03/2014 às 13:35
A COPA DA VERGONHA!!
Sitevip Internet