Notícias / Copa 2014

17/03/2014 - 15:35

Atrasos em Cuiabá novamente são motivo de crítica da mídia internacional

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Reprodução

Atrasos em Cuiabá novamente são motivo de crítica da mídia internacional
A agência de notícias Associated Press (AP) publicou uma extensa reportagem criticando as obras que estão sendo feitas com vistas a Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá. A matéria diz que várias promessas não foram cumpridas e quem sofre com descaso é a população. A reportagem destacou também os atrasos das obras que tornariam a cidade uma nova metrópole. Entre elas citou as principais construções de mobilidade urbana, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o Aeroporto Marechal Rondon.

Veja mais:
Site francês chama Copa no Brasil de 'bordel' e detona Cuiabá
Em visita, imprensa internacional conheceu as belezas naturais de Mato Grosso; fotos

Segundo o repórter Stephen Wade os governantes estão cabisbaixos e só conseguem garantir a entrega do estádio para o Mundial. O restante ainda será uma incógnita durante algum tempo. Em entrevista á AP Atilio Martinelli, que dirige uma serralheria perto do canteiro de obras disse que tudo “vai ser mal feito e, no último minuto, mas pelo menos vão terminá-lo. Mas não há nenhuma maneira que eles vão terminar a maioria dos outros projetos. Vai ser uma grande humilhação para nós".

A frase do secretário da Secopa, Maurício Guimarães, de que o VLT não está sendo construído para a Copa do Mundo e sim para a população, repercutiu. Isso porque o novo modal está sendo construído através de um programa de incentivo criado justamente para o Mundial - o Regime Diferenciado de Construção (RDC).

A construção de novas trincheiras e viadutos também não agradou a reportagem. É dito que elas servem mais para atrapalhar a população do que dar maior vazão para o trânsito da cidade e que até o momento pouco foi feito nessas obras.

A situação do aeroporto, Saúde e outros pontos foram destacados também como precários por parte da reportagem americana. A conclusão é de que há muito que se fazer e pouco tempo hábil para que as principais obras estejam prontas a tempo da competição. Com isso a imagem da capital mato-grossense vai ficando manchada na mídia internacional.

Confira AQUI a reprodução da matéria em inglês.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "37"

por MAURICIO, em 18/03/2014 às 21:49
Sou Cuiabano e moro a 8 anos fora. No fim do ano estive ai para passar as festas natalinas e que superpresa desagradavel ver o estado deploravel que encontra as vias da cidade.Se o povo de MT em especial de Cuiabá não dar um Basta a esta roubalheira desenfreada, nunca mais teremos o que Comemorar. Silval Barbosa merece Cadeia juntamente com Este secretario da SECOPA, Mauricio Magalhães. E onde está Mauro Mendes que não cobra e tão pouco faz algo para solucionar os problemas causados por obras inacabadas?
por Carlos Nunes, em 18/03/2014 às 16:29
Só resta pedir à mídia internacional que dê um recado para a FIFA: Na próxima Copa escolham um país aonde o dinheiro do povo esteja sobrando, pois fazê-la aonde o dinheiro está faltando a beça é...UMA TREMENDA SACANAGEM. Aqui sempre está faltando dinheiro prá Saúde, prá Educação, prá Segurança, etc. A FIFA é só um predador capitalista - vem com uma conversa mole prá boi dormir, e sem meter a mão no próprio bolso para nada, faz a turma trabalhar com dinheiro público, além de mudar as nossas leis a seu favor e de seus patrocinadores, para que tenham muito lucro. Conseguiu passar a conversa mole no Executivo e no Legislativo, só o Judiciário não acreditou muito na conversa. Também tem um bando de políticos que querem se manter no poder, e acham que as tais Obras da Copa, vão dar uma carrada de votos, nas próximas eleições. Vôte!
por Flavio, em 18/03/2014 às 12:47
Quando as seleções aqui chegarem, também desceram as equipes jornalísticas de TV do mundo todo. Aí sim, vocês verão o que é "crítica a Cuiabá repercute internacionalmente". O povo de Cuiabá que se prepare. Momentos mais vergonhosos do que este, ainda estão por vir.
por Ademir, em 18/03/2014 às 12:20
O garimpeiro botinudo do nosso "super" Governador Silval deixou um baita legado, VERGONHA NACIONAL E INTERNACIONAL junto com seu capanga Maurício Magalhães da SECOPA, tudo isso muito triste!!!
por JOHN REED, em 18/03/2014 às 11:47
This shameful situation is going to be the hugest scandal of corruption in Brazils World Cup, theres a lot of journalists going to Mato Grosso to show the world that the city is not prepared to host this important event. We also know that Federal Police has records that implicates the major authorities in money laundry from diverted from the construction companies, hell is gonna come all over them...
por Roberta, em 18/03/2014 às 10:38
sr. Rolf Hans, campo grande dá de 10x0 em cuiabá, mas perdeu a copa pra cuiabá por 10x0, chupa campo grande.... muda pra lá. . . .
por Valdenir, em 18/03/2014 às 09:51
E a ponte que liga a avenida beira rio ao bairro cophema ???? Chega da incompetência. Muito desrespeito com o cidadão cuiabano que paga impostos cruéis e não pode se locomover com um mínimo de dignidade.
por Joaquim, em 18/03/2014 às 09:23
Esse é o Mato Grosso do PMDB do Bezerra brilhando na imprensa internacional. Parabéns, Silval. Vai que é sua!!!!!
por manoel ribeiro, em 18/03/2014 às 09:22
Parabéns Sr. Governador e Secretário da SECOPA, os senhores conseguiram que Mato Grosso tenha reconhecimento Internacional. Essa conquista requer muito esforço pessoal!!!!!!
por joao lopes, em 18/03/2014 às 07:32
sou cuiabano e pergunto a voces... até qdo vamos deixar esses pau-rodados depreciarem anossa capital?? qtos vereadores temos cuiabanos e deputados até qdo? nas proximas eleiçoes, CUIABANOS NELLES
Sitevip Internet