Notícias / Copa 2014

27/05/2014 - 10:09

Atrasos nas obras em Cuiabá são destaque no The New York Times

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Reprodução

Atrasos nas obras em Cuiabá são destaque no The New York Times
 Cuiabá foi novamente destaque internacional, desta vez no jornal ‘The New York Times’, um dos mais conceituados nos Estados Unidos. A matéria, publicada na última segunda-feira (26), traz um panorama sobre como estão as obras da capital mato-grossense para a Copa do Mundo e duras críticas aos atrasos.

Veja mais:
Relatório do TCE repercute na imprensa nacional; COTs não devem ficar prontos (fotos)
Jornal chileno repercute críticas de internautas do Olhar Direto e faz "alerta" a torcedores

A reportagem começa comparando o público do campeonato estadual de Cuiabá com a Expoagro: “Quatro dias de rodeio aqui traz aproximadamente 80 mil pessoas, quase o dobro do que a liga estadual de futebol do Estado atraiu durante o ano passado”. O repórter Seth Kugel ainda lembra que nenhum time local conseguiu chegar à primeira divisão desde 1980.

Segundo o jornal, este foi um dos motivos da surpresa com a escolha de Cuiabá como cidade-sede do Mundial de 2014, que resolveu construir um novo estádio e investir $ 1,4 bilhões para modernizar a infraestrutura antiquada da qual tinha. “Nós somos os líderes mundiais em Agronegócio. Nós precisamos levantar a nossa capital para coincidir com a influência do nosso estado”, disse o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães.

Ainda é dito que os turistas devem esquecer como se diz “Bom dia” e “Obrigado” em português e começar a aprender palavras como “Desvio” e “Em Obras”. Isso porque a cidade é retratada como um verdadeiro canteiro de obras. O governo do Estado já anunciou que muitas das obras de mobilidade urbana não ficarão prontas em sua totalidade até o início do evento.

“É uma vergonha a cidade aparecer desta maneira para os turistas. Eles deveriam ter investido apenas no estádio, aeroporto e principais avenidas. Mas o plano era muito extenso. A cidade vai se sair bem, mas quando? Pode ser daqui a um, dois, cinco ou 11 anos”, disse ao jornal Hélio Pimentel, músico e escritor que vive em Cuiabá.

A publicação afirma também que a capital mato-grossense é pouco conhecida mesmo dentro do país, este é outro dos fatos que causou a surpresa na escolha do município para sediar jogos do torneio. “Até Manaus, muitas vezes caricaturado como sendo uma selva pela imprensa mundial, tem 1,8 milhões de habitantes e voos diretos para Miami e décadas de experiências com pessoas que vão até a cidade por conta da floresta amazônica”.

A Expoagro é tida como um dos sucessos na cidade, por levar um grande público (cerca de 300 mil pessoas) durante a sua realização. O jornal ainda lembra da relação de amizade entre o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador e hoje senador Blairo Maggi (PR) que pode ter facilitado a escolha de Cuiabá como sede.

O secretário da Secopa lamentou o declínio do futebol, mas acredita que a Copa ajudará o futebol voltar a crescer no Estado: “Nós temos uma grande tradição no futebol. Mas em 20 anos ele tem estado em declínio. Estou confiante que o Mundial de 2014 foi apenas o pontapé necessário para trazê-lo de volta”.

Funcionários que trabalham nas obras da Copa reclamaram do curto espaço de tempo para construir diversas obras. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ganhou destaque na publicação que trouxe uma declaração do promotor do Ministério Público, Clóvis de Almeida Júnior: “Não houve nenhum estudo técnico ou de viabilidade. Não havia outro resultado possível, além do caos”.

Vários outros projetos prometidos para a Copa do Mundo e que não serão entregues foram elencados na matéria, porém, Maurício Guimarães voltou a ressaltar o discurso de que o essencial para a realização do torneio será entregue. Já o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), afirmou que: “Um lugar onde as obras públicas estão em andamento é um lugar que está sendo transformado”. Confira a matéria (em inglês) clicando AQUI.

*trechos com tradução livre

Atualizada ás 15h31

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por raimunda costa, em 16/06/2014 às 11:18
Alex Oliveira, cala sua BOCA
por P.da vida, em 28/05/2014 às 14:45
E isso porque a (OPERAÇÃO ARARATH) não citou uma vírgula sequer sobre a SECOPA,vamos ver depois da COPA.
por joão beltir castro, em 27/05/2014 às 16:45
Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.
por Daniela Oliveira, em 27/05/2014 às 16:41
Cadê as obras?! Cadê o dinheiro?! Srs. Maurício (Secopa) e Sinval (governador) Cuíaba está parecendo casa de tatú, puro buraco e terra revirada para todo lado!!Vergonha...vergonha...vergonha...
por Anderson Sandrin, em 27/05/2014 às 16:34
É Dyego! Sem comparação!!! A diferença é que E.U.A. tem saúde, educação, segurança, transporte, etc etc... todos os serviços públicos de qualidade e ainda sobra dinheiro para gastar com copa, olimpíadas... e o que os americanos quiserem.... Precisa falar mais algo???
por Alex Oliveira, em 27/05/2014 às 15:47
Tenho orgulho de não ser CUIABANO e de com muito prazer falar para quem me pergunta sobre cuiaba, de não ir para lá na copa, de não ir para lá trabalhar e etc e de com muito prazer falar mal dos cuiabanos!
por Augusto, em 27/05/2014 às 15:39
Esse Dyego Pereira deveria ter ficado quieto. Seria mais digno.
por Dyego Pereira, em 27/05/2014 às 11:33
Cuiabá pode não ter futebol e isso é fato, porem o Estados Unidos sediou uma copa sem ter expressão no futebol mundial, isso soa como piada.
por José Bonifácio, em 27/05/2014 às 10:37
Caramba, até o New York Times falando sobre os atrasos de Cuiabá!
Sitevip Internet