Notícias / Mobilidade Urbana

10/06/2014 - 12:01

Avenidas João Ponce e FEB serão liberadas para tráfego; veja o que muda

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução

Avenida João Ponce, em Várzea Grande está sendo liberada

Avenida João Ponce, em Várzea Grande está sendo liberada

A exemplo do que ocorreu na avenida do CPA, onde as obras do Veículo Leve sobre Trilhos tiveram uma 'pausa' para a Copa do Mundo, chegou a vez das vias João Ponce e FEB, em Várzea Grande. As obras de implantação da via permanente nestas vias já foram paralisadas e agora os operários do consórcio responsável pelo VLT se concentram na limpeza dos canteiros. A partir desta quarta-feira (11) o tráfego será liberado nas duas principais avenidas da cidade - nos dois sentidos -, para beneficiar os turistas que desembarcarão em massa no aeroporto a partir de amanhã.

Leia mais:
Silval Barbosa afirma que Secopa desobstrui todas as vias do aeroporto até o CPA nesta quarta-feira
Governo do Estado prepara vias turísticas para receber estrangeiros na Copa

As avenidas serão liberadas no trecho entre o Aeroporto Marechal Rondon e a ponte Júlio Müller, no bairro Porto, em Cuiabá, totalizando um trecho de 5,5 quilômetros. A liberação envolve duas faixas em ambos os lados da avenida. As obras para a implantação do VLT demandaram a construção da rotatória, eliminando o antigo semáforo existente na região.

Por causa dessta obra, houve um reordenamento não só no trânsito como também no visual no entroncamento dessas avenidas. Ao fim da obra, o resultado será um trânsito mais ágil, sem os gargalos observados antes das obras, quando cerca de 2.500 veículos passavam pela região por hora, no horário de pico.


A Trincheira do Km Zero proporciona maior fluidez no trânsito, resolvendo o antigo problema de congestionamento que havia nessa região. Estudo encomendado pela Secopa aponta que na região do Zero Km, uma média de 12.500 veículos circulava por hora no horário de pico, antes das obras.

Para a Copa do Mundo, a rotatória da avenida da FEB com a rua Abelardo Azevedo será mantida auxiliando o deslocamento dos motoristas que acessam a avenida da FEB, tanto em direção a Cuiabá quanto retornando para Várzea Grande (sentido aeroporto). Somente após a Copa, essa região será modificada, cujas intervenções atenderão ao projeto de implantação da via permanente.

Saindo de Várzea Grande, o transporte público e o particular terá o acesso à ponte Júlio Müller, sobre o rio Cuiabá, totalmente liberado, em duas faixas de rolamento. O acesso será feito tanto pela avenida da FEB quanto pela Alameda Júlio Müller. Na nova ponte construída pelo Consórcio VLT, durante a Copa do Mundo serão realizadas atividades pontuais que não causarão impacto no trânsito. Essa obra está na fase final de construção.

 Já em Cuiabá, as avenidas que fazem parte da linha 1 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já foram desobstruídas, proporcionando maior fluidez no trânsito, o que inclui as avenidas Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (CPA) e Miguel Sutil, na região que abrange a passagem em nível Trigo de Loureiro.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet