Notícias / Copa 2014

26/06/2014 - 16:40

BH se prepara para receber invasão de chilenos sem ingressos

Globo Esporte

 O Governo do Estado de Minas Gerais e a Prefeitura de Belo Horizonte estão disponibilizando vagas em parques públicos e espaços privados para receber uma invasão de chilenos sem hospedagem reservada e sem ingressos para o jogo deste sábado, contra o Brasil, no Mineirão, pelas oitavas de final da Copa do Mundo.

O efetivo total de segurança, incluindo homens e mulheres das polícias militar, civil e rodoviária, do Corpo de Bombeiros, das Forças Armadas e de particulares dentro do estádio (contratados pela Fifa) será de 60 mil, segundo o Secretário de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais, Tiago Lacerda.

As autoridades também já finalizaram um planejamento para dispersar os torcedores pela região metropolitana de BH. Haverá, além da Fan Fest, organizada pela Fifa, vários eventos espalhados pela cidade, com telões e shows, inclusive na área nobre da cidade, no bairro de Mangabeiras, onde o cantor Seu Jorge fará uma apresentação.

– Esperamos mais de 50 mil pessoas nesses eventos na hora do jogo, seja na Fan Fest, no Parque JK, na Savassi... e com essa novidade de termos também um evento em Mangabeiras. A ideia é dispersar tudo pela cidade, e não concentrar nada num único lugar – disse o Secretário Municipal Extraordinário para a Copa do Mundo da Prefeitura de Belo Horizonte, Camillo Fraga.

Lacerda e Fraga trabalham com o número de 30 mil chilenos, boa parte deles chegando à cidade por vias terrestres. Por isso, já foram reservados dois parques municipais (Lagoa do Nado e Maria do Socorro), além de um espaço privado para receber mais de mil motorhomes e carros de chilenos.

– Esta não é uma Copa do Brasil, é uma Copa da América do Sul. Estamos preparados para mais uma invasão, no bom sentido, como foi com colombianos e argentinos – disse Lacerda, que considerou “positiva” a passagem dos torcedores vizinhos pela capital mineira.

– Foram quatro jogos em 11 dias, um espaço de tempo curto, mas estamos satisfeitos no geral, considerando operação de estádio e de mobilidade na cidade como um todo. Recebemos de 30 a 40 mil colombianos, e os argentinos também vieram quase nesse número. Estamos preparados para receber bem os chilenos – completou o secretário estadual.

Lacerda contou que, até o momento, 109 pessoas foram detidas na região metropolitana, entre crimes de furto, roubo, porte ilegal de arma, uso de drogas, desacato e dano patrimônio. Desses 109, 51 eram turistas estrangeiros, sendo 35 colombianos, cinco peruanos, quatro ingleses, três argentinos, três franceses e um neozelandês. Vale ressaltar que esse número não inclui os 19 argentinos detidos para averiguação, com suspeitas de serem "barrabravas", numa operação conjunta com a Polícia Federal Argentina.

– Além disso, foram abertos quatro inquéritos de pessoas que se aproveitaram das manifestações para cometer crimes, e há outros cinco casos em andamento – disse Lacerda.

Ainda de acordo com o secretário estadual, 11 estrangeiros foram atendidos no hospital João XXIII, 144 pessoas no posto médico do Mineirão e outras 22 nos postos médicos no entorno do estádio, mas nenhum caso com gravidade.

Cerveja liberada; ao menos por enquanto...

O Secretário de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais, Tiago Lacerda, relatou ter tido uma conversa com representantes da Fifa na quarta-feira sobre a possibilidade de proibição da venda de bebidas alcoólicas dentro do Mineirão e também no entorno do estádio. A medida seria uma forma de aumentar a segurança em chamados "jogos de risco", como seria Brasil e Chile.

Lacerda disse que, até o momento, a Fifa não se posicionou sobre o possível veto, e lembrou que essa é uma medida que cabe somente à entidade, não ao governo estadual ou municipal.

– É um jogo importante, envolvendo o Brasil e um rival sul-americano, mas estamos preparados. Não existe sinal de risco.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet