Notícias / Copa 2014

11/07/2014 - 18:19

Belo Horizonte se despede da Copa do Mundo com o Mineirão aprovado

Globo Esporte

 Belo Horizonte se despediu da Copa do Mundo 2014 como o palco da maior tristeza da centenária história do futebol brasileiro. A goleada da Alemanha por 7 a 1 sobre o Brasil eliminou a chance de os donos da casa disputarem a final, acabou temporariamente com o sonho do hexa e fechou a participação da capital mineira no Mundial.

No total, Belo Horizonte recebeu seis partidas, sendo quatro na fase de grupos, uma oitavas de final e uma semifinal. Nesses seis jogos, 345.350 torcedores rodaram as catracas do Mineirão, com uma média de 57.558 espectadores por partida. A média foi maior que os dois maiores do públicos do novo Mineirão até então (56.864 pagantes para Cruzeiro x Grêmio, pelo Brasileirão 2013, e 56.557 pagantes na final da Libertadores do ano passado, entre Atlético-MG e Olimpia-PAR).

Alguns dos maiores craques do futebol mundial balançaram as redes do Mineirão, entre eles Lionel Messi, Thomas Müller, Alexis Sánchez. O fácil triunfo alemão na última partida em terras mineiras ajudou a elevar a média de gols do estádio, que teve 17 tentos em seis jogos e uma média de quase três gols por jogo.

Entrando aos poucos no ritmo

No primeiro jogo que sediou nesta Copa, a vitória da Colômbia sobre a Grécia, o Mineirão enfrentou alguns problemas, principalmente relacionados às filas gigantescas, falta de alguns produtos e lentidão no trânsito. Os torcedores que quiseram provar o tradicional feijão tropeiro foram os que mais sofreram, pois era necessário comprar uma ficha antes de ir buscar o produto, e a demora passava, às vezes, de meia hora.

Na vitória dos belgas sobre os argelinos, no segundo jogo do Mineirão na Copa do Mundo, os problemas voltaram a se repetir, mas em menor escala. No entanto, outro problema grave chamou atenção. Ainda no aquecimento das seleções, um torcedor invadiu o gramado, mas foi rapidamente retirado pelos seguranças.

Já experiente em Copas, o Mineirão teve seu grande teste na partida entre Argentina x Irã. O trânsito fluiu melhor e as filas diminuiriam um pouco, mas o que marcou a partida foi o clima tenso entre brasileiros e argentinos - fato que não foi exclusivo de Belo Horizonte. Vários focos de confusão foram identificados, assim como alguns barrabravas (torcedores argentinos proibidos frequentar estádios).

A partida entre Costa Rica x Inglaterra tinha tudo para ser a mais tranquila da primeira fase. Com os ingleses surpreendentemente eliminados, e os costa-riquenhos já classificados, o principal problema foi mais uma invasão de campo. Na tentativa de apurar o ocorrido, as polícias civil e militar desencontraram-se nas informações e sobrou até para a Fifa, que foi acusada de abafar alguns problemas. Ao final do jogo, torcedores brasileiros e ingleses tiveram um início de confusão, com copos com bebidas sendo arremessados. O desentendimento, no entanto, foi logo contornado, com a ação da segurança.

Nas oitavas de final, o drama para o Brasil vencer o Chile serviu para mostrar que a parte médica do estádio estava em dia. Com o sofrimento dos pênaltis para a classificação, alguns torcedores passaram mal e foram prontamente atendidos no estádio. A nota triste ficou por conta de um carioca que não resistiu e, depois de ser levado para um hospital da capital, acabou falecendo.

Problema crônico

Um problema que foi presente em todos os seis jogos foram os cambistas. Seja pela internet ou nas redondezas do Mineirão, pessoas se escondiam para tentar vender entradas clandestinamente. Os ingressos para a semifinal, último jogo do Mineirão na Copa, eram negociados por até R$ 3.300, quinze vezes o valor do bilhete. A cena também foi vista nos jogos anteriores, com os ingressos sendo vendidos mais baratos do que na semifinal.

Outro problema foi a questão do alto número de furtos na região do estádio. No local onde apenas torcedores portando ingresso poderia entrar, várias pessoas ficaram sem os bilhetes e tiveram muita dor de cabeça para resolver os problemas e tentar entrar no estádio.

Confira todos os jogos do Mineirão na Copa 2014:

Brasil 1 x 7 Alemanha – Copa do Mundo 2014 – 58.141 pagantes
Costa Rica 0 x 0 Inglaterra – Copa do Mundo 2014 – 57.823 pagantes
Brasil 1 x 1 Chile – Copa do Mundo 2014 – 57.714 pagantes
Argentina 1 x 0 Irã – Copa do Mundo 2014 – 57.698 pagantes
Colômbia 3 x 0 Grécia – Copa do Mundo 2014 – 57.174 pagantes
Bélgica 2 x 1 Argélia – Copa do Mundo 2014 – 56.800 pagantes

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet