Notícias / Copa 2014

14/07/2014 - 15:17

Capitão marcado pelo choro, Thiago Silva receita copiar frieza alemã

Gazeta Esportiva

 A imagem de Thiago Silva isolando-se do grupo para chorar e rezar sentando em uma bola antes da decisão de pênaltis contra o Chile, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, foi motivo das maiores críticas à Seleção Brasileira antes humilhante goleada sofrida diante da Alemanha, na semifinal. Agora, amargando a quarta colocação, o capitão, enfim, admite que o time precisa melhorar psicologicamente.

A derrota para os germânicos por 7 a 1, com cinco gols sofridos em 29 minutos, e o revés por 3 a 0 diante dos holandeses na disputa pelo terceiro lugar, com os dois primeiros gols em 16 minutos, viraram para o zagueiro uma prova do prejuízo do desequilíbrio emocional detectado publicamente há semanas, mas que o jogador só assume existir agora que o Mundial já acabou para o time.

“Temos que aprender com esses dois últimos jogos, principalmente quando levamos gol. Parece que o jogo já está perdido, mas não é assim. Precisamos de equilíbrio, tranquilidade nos momentos difíceis”, afirmou. “Não adianta sofrer um gol e já pensar ‘ah, vamos virar’. É necessário ter calma, inteligência, frieza. Falamos da frieza da Alemanha e temos que ser frios também.”

O próprio Thiago Silva confessa que precisa melhorar nesse aspecto. Não porque deixou para o reserva Paulinho a função de atuar como um líder, motivando cada um que bateria os pênaltis contra os chilenos. Mas por ter sido irracional e acelerado o lançamento para a área adversária em vez de tocar a bola.
Djalma Vassão/Gazeta Press

Zagueiro desobedeceu a própria ordem ao insistir em ligações diretas ao ataque e admite desequilíbrio psicológico
Contra a Holanda, o camisa 3 insistia para que David Luiz parasse de optar pela bola longa, mas o próprio capitão não obedeceu essa ordem. “Não é um problema, até porque temos muita qualidade para fazer isso. Mas, contra um time que joga com três zagueiros, tem sempre uma sobra. Não adianta tentar fazer ligação direta, o homem da sobra sempre vai pegar a bola. Pedi para trabalhar um pouquinho mais a bola, mas eu mesmo tentei uma ou duas ligações diretas também.”

Um retrato de um jogador que, antes da Copa, confessou ter sofrido com insônia por ficar se imaginando levantando o troféu da conquista do hexacampeonato neste ano. Precisando se conformar de que o gesto ficará para o alemão Philipp Lahm ou para o argentino Lionel Messi neste domingo, no Maracanã, Thiago Silva ainda embarga a voz ao falar da frustração.

“Vou para casa com um sentimento de muita tristeza porque tentamos muito em todos os jogos, de todos os jeitos, e não conseguimos o resultado como sonhávamos. É duro ir para casa e falar para os seus familiares: ‘desculpa, não consegui’. É difícil. Mas temos que levantar a cabeça. Ir para casa agora, esfriar um pouquinho, o psicológico ainda muito abatido, mas a vida tem que seguir, não acaba aqui”, falou, como se repetisse um mantra para si mesmo. “Estamos motivados para seguir na vida, tanto dentro de campo como fora.”

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet