Notícias / Mobilidade Urbana

06/01/2014 - 20:00

Chuvas voltam a alagar cabeceira do viaduto da UFMT; trânsito chegou a parar

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Somente após o fim da chuva o trânsito pode fluir sobre o viaduto da UFMT. Houve congestionamento nos dois lados da via

Somente após o fim da chuva o trânsito pode fluir sobre o viaduto da UFMT. Houve congestionamento nos dois lados da via

A história se repetiu. A forte chuva que caiu na tarde desta segunda-feira (06) em Cuiabá causou transtornos e alagamentos por toda a cidade. Nas imediações do viaduto da UFMT, inaugurado no mês passado, a formação de um alagado defronte a um supermercado fez o trânsito entrar em colapso por pelo menos 15 minutos. Na cabeceira do viaduto, uma grande poça impediu o fluxo de veículos, fazendo o trânsito parar e formar um grande congestionamento.

Leia mais:
Entrada do viaduto da UFMT se transforma em ‘piscinão’ após chuva
Veja como foi a inauguração do viaduto da UFMT

Em meio ao caos nas proximidades do viaduto, alguns motoristas ficaram impacientes e apreensivos com a elevação da água à medida em que a chuva prosseguia. Sem poder sair do local, restou ficar torcendo para que a chuva parasse logo. Alguns pedestres se aventuraram a atravessar a via com água próxima ao joelho. Houve formação de um congestionamento em cima do viaduto, no sentido Coxipó-Centro. Somente por volta das 18 horas, com a redução da chuva, o trânsito começou a fluir.

Esta é a segunda vez que o viaduto da UFMT passa por situação parecida. No dia 16 de dezembro, uma forte chuva provocou a formação de um grande alagado que fez o trânsito parar por quase meia hora.

O Consórcio VLT informou que "a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande prevê a reestruturação/readequação de toda a rede pluvial existente ao longo dos 22 km do percurso. Dessa forma, os transtornos provocados pela chuva, principalmente pelo excesso dela, em alguns pontos das duas cidades serão sensivelmente reduzidos".

A assessoria de imprensa do consórcio destacou que um novo sistema de drenagem está sendo implantado no local para melhorar praticamente todo o sistema atual considerado como subdimensionado na maioria dos trechos. No caso específico do viaduto da UFMT, as obras de drenagem não estão concluídas, uma vez que haverá uma interligação com o córrego do Barbado, cuja implantação ainda está sendo definida pela Secopa.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "23"

por Valdenir, em 07/01/2014 às 14:00
Estão brincando com os recursos públicos frutos do pagamento de impostos dos contribuintes. Será que nós também podemos "brincar" de pagar impostos só de mentirinha ?????
por henrique dias, em 07/01/2014 às 13:12
Essa é a engenharia brasileira... Inventei de construir uma casa: tinha engenheiro, arquiteto, mestre de obras. Pensei, não preciso me preocupar com nada. Eles não se preocupam com iluminação, com conforto térmico, com escoamento de água. Nem no boxe do banheiro tinha caimento, no quintal não havia escoamento de água. Estudam tanto, e imagino, tanta teoria desnecessária e não conseguem planejar, antever problemas. Alguém precisa nos explicar como sai plataforma para extração de petróleo no meio do oceano, se não dão conta de um viadutozinho meia-boca desses. Esse tal de CREA serve para o quê? Quem são esses engenheiros que pararam a cidade por tempo maior que o previsto e nem assim entregam uma obra de qualidade?
por Everton, em 07/01/2014 às 12:07
Imagina como vai ficar as trincheiras da av. Miguel Sutil....
por Marcelo Castro, em 07/01/2014 às 11:20
Caro Triste lembrança, Com esta "vultuosa obra" todos achavam que este problema seria levantado e resolvido, infelizmente os "engenheiros" do VLT e da SECOPA são todos recem formados ou incompetentes, quero agora ouvir aquela professora do comercial falando sobre isso! se é que não passa de uma atriz.
por anderc, em 07/01/2014 às 10:55
A VERDADE É O QUE O MP MINISTERIO PUBLICO É "MUITO PALPITEIRO". QUER ESCOLHER O QUE INVERSTIGA, QUER INVESTIGAR O QUE LHE É CONVENIENTE, E PRAS OUTRAS COISAS FICA FINGINDO QUE OS PROBLEMAS NAO EXISTEM...............CADE O MINISTERIO PUBLICO QUE SO FICA NO AR CONDICIONADO, CADE A FISCALICACAO............FALTA DO QUE FAZER!
por Ed Marts, em 07/01/2014 às 10:04
Essas obras da copa são uma verdadeira piada de muito mau gosto, mais parecem obra de pedreiro inexperiente do que grandes obras tão anunciadas, tão caras e executadas por grandes construtoras. Tenho vergonha de passar pelo viaduto da UFMT, meu caminho para o trabalho, e ver aquilo, que não é uma obra, é uma grande caca feita pelo Silval Barbosa. Você vai em São Paulo e vê obras de qualidade, até o aspecto é diferente do que se vê em Mato Grosso. Parece que os conceitos e critérios de qualidade muda de São Paulo para Mato Grosso. E o que mais admira: parece que a Constituição Federal em São Paulo também é outra, o Ministério Público de lá deve seguir outros princípios, porque o daqui nada faz com relação a essas "belas obras" executadas com dinheiro público, faz pirotecnia, isso se vê muito, mas concretamente, nada. A impressão que eu tenho é que aqui em MT vige uma Constituição em cujo texto não existe o princípio da eficiência e o MP não tem independência nem dever de ofício. São só impressões, opiniões, mas a realidade está aí nas ruas do despraiado e do coxipó nas grandes obras. Se um pedreiro fizer na minha casa um corrimão no estilo daqueles guarda-corpos desses viadutos, vai refazer enquanto sair aquela esparrelas que estão postas para todos verem.
por Turista, em 07/01/2014 às 09:52
Quem disse que Cuiabá não tem TURISMO e CULTURA, dá até para andar de lancha e jetski!!! Estou louco para conhecer o Piscinão do Silval!
por Valdenir, em 07/01/2014 às 09:51
Qualquer cidadão leigo na questão sabe que as aguas pluviais devem ter escoamento. Isso se aplica na construção das residências e em toda construção. Será que o CREA de Mato Grosso existe ? Ou é uma lenda ? Uma capital de estado com construções sem projeto ou sem aplicação dos métodos primários parece piada, aliás de muito mau gosto.
por Francinaldo, em 07/01/2014 às 09:10
Vocês não virão nada, AGUARDEM os problemas com as CAIXAS D ÁGUA do AEROPORTO.....quem viver verá.
por Francinaldo, em 07/01/2014 às 09:07
Viaduto MANÉ GARRINCHA, executados por Engenheiros estagiários....dá isso.
Sitevip Internet