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10/03/2014 - 11:04

Com problemas e atrasos, BRT começa a funcionar pelo país; Em Cuiabá, VLT segue em 'marcha lenta'

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução

Sistema BRT começou a funcionar neste final de semana em Belo Horizonte

Sistema BRT começou a funcionar neste final de semana em Belo Horizonte

Escolhido como o modal de transporte por algumas sedes da Copa do Mundo de 2014, o sistema BRT (Bus Rapid Transit) começou a funcionar em Belo Horizonte, no final de semana. Em outras capitais, os trabalhos de implantação ainda não terminaram, a menos de 100 dias para o Mundial 2014. O modal de faixas exclusivas para ônibus apresentou problemas e provocou grande congestionamento no primeiro dia de operação na capital mineira. Em Cuiabá, o sistema escolhido foi o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que deverá ter apenas um trecho – Aeroporto-Porto – inaugurado até a Copa do Mundo.

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De acordo com matéria publicada pelo portal G1, o BRT foi inaugurado em Belo Horizonte no último sábado (7), ainda um pouco improvisado: algumas catracas não funcionaram e muitos passageiros reclamaram da falta de informação. O BRT faz parte do plano de mobilidade para a Copa e era para ter sido inaugurado em agosto passado. Nesta primeira fase são três linhas que ligam as regiões Nordeste, Centro-Sul e Central. A etapa final, que vai atender a região do estádio do Mineirão, está prevista para ser inaugurada em maio, às vésperas da Copa.

Já no Rio de Janeiro tem um BRT em funcionamento e dois em construção. No terminal Alvorada partem os ônibus do BRT Transoeste – o primeiro a ser inaugurado na cidade. São 130 mil passageiros que usam esse transporte que liga a Barra da Tijuca a outros bairros da Zona Oeste. Os passageiros reclamam da superlotação e dos acidentes. O consórcio diz que treina os motoristas e monitora as viagens para ajustar a oferta de lugares.

Os outros dois corredores em construção são o BRT Transcarioca, que vai ligar a Barra ao Aeroporto do Galeão, está prometido para a Copa do Mundo; e a Transolímpica, que vai ligar a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico até o Parque Radical do Rio, onde serão disputadas algumas modalidades, e deve ficar pronta até o final do ano que vem.

Conforme o G1, em São Paulo, o prazo para conclusão das obras em volta do estádio onde será a abertura da Copa do Mundo termina no mês que vem. Em Itaquera, na Zona Leste, tem obra para tudo quanto é lado. A estação do metrô Corinthians-Itaquera, que deve ficar bem movimentada com a Copa, recebe obras de ampliação para facilitar a circulação dos torcedores. Ruas e avenidas também estão sendo alargadas e um túnel está sendo construído como parte do Complexo Viário Itaquera. Até o momento, 89% das obras estão prontas. E a promessa das empresas é que tudo esteja pronto até abril.

A reportagem do G1 aponta que no Recife, o sistema BRT ainda nem começou a funcionar. Serão 170 veículos tipo BRT para transportar 330 mil passageiros por dia. Os testes vão começar a partir do próximo mês porque os corredores para o transporte rápido ainda estão em obras. Os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste ligam várias partes do Recife e da Região Metropolitana a São Lourenço da Mata, onde fica a Arena Pernambuco. Perto da arena tem uma estação de metrô, que funcionou na Copa das Confederações, mas muito lotada. No local está sendo feito um terminal de integração. Em Recife houve atraso, adiamento nos cronogramas, mas a promessa é de que vai estar tudo pronto até maio, limite estabelecido pela Fifa.

VLT

Em Cuiabá, que também já poderia estar concluindo a implantação de seu BRT, o sistema escolhido – Veículo Leve sobre Trilhos – segue com os trabalhos de implantação em várias frentes, mas em compasso lento. O cronograma reajustado prevê entrega para o final deste ano, mas o próprio governo já admite que o término da obra deve ficar para 2015. A prioridade é a entrega do trecho Aeroporto-Porto até junho deste ano, a tempo da Copa do Mundo. O contrato compreende ainda a conclusão da linha Aeroporto-CPA e Coxipó-Centro.

Não foi divulgado um percentual da obra realizada, mas estima-se que não tenha atingido sequer 40% após um ano e meio de obras. As frentes de trabalho se concentram na abertura da via permanente. Já foram colocados trilhos no viaduto do aeroporto. Uma equipe trabalha na instalação da via permanente sobre o viaduto da UFMT.

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Exibindo de "01" à "10" do total de "18"

por MARCOS BARBOSA DA SILVA, em 23/09/2014 às 12:49
BRT NÃO FUNCIONA- FALTA DE VONTADE POLÍTICA.
por Marcelo Castro, em 11/03/2014 às 17:25
Este processo só serviu para encher os bolsos de alguns políticos desse mato grosso sem lei!
por Carlos Nunes, em 11/03/2014 às 16:56
Nem VLT nem BRT. Cuiabá já vai completar 300 anos em 2019, e não foi planejada. Até linha exclusiva para ônibus já atrapalha, mas deve ser melhor planejada.Teria é que chamar especialistas em Mobilidade Urbana, Transportes, e pedir que eles façam um Plano de ALTA EFICIÊNCIA E BAIXO CUSTO, bem simples e eficiente. As ruas de Cuiabá são estreitas, e não vai adiantar desapropriar para montar o tal do sistema moderno, que até vai contrastar com as características culturais. Outro dia, contaram sobre o VLT para um senhor muito humilde, mas que tem a sabedoria popular. Aí ele, depois de ponderar o assunto no seu ponto de vista, disse: NÃO VAI FUNCIONAR! É MUITO COMPLICADO! Realmente vai ter que integrar a beça os ônibus que virão dos bairros até os terminais do VLT, e do VLT, de novo para os ônibus em todas as direções da cidade. Tudo vai depender da onde a pessoa vem e prá onde a pessoa vai - geralmente a pessoa vem de um bairro, mas vai para várias direções simultaneamente. Como será que R$ 2,60 da passagem vai ser dividido entre ônibus e VLT, pois deverá tudo ser integrado. Para manter uma passagem bem baratinha, os governos federal, estadual e municipal vão ter que dar uma carrada de incentivos/subsídios. Pois o povo vai reclamar a beça se a passagem ficar cara. As manifestações começaram no país, por causa do aumento da passagem, em São Paulo, de 0,20 centavos. Um ex-diretor da Agecopa, há algum tempo, deu uma entrevista, no Jornal do Meio Dia, e perguntado, naquela oportunidade, Quanto seria a passagem do VLT? Ele respondeu que ficaria em torno de R$ 4,50. Ih! por dizer a verdade, ele logo perdeu o cargo, foi substituido. Por R$ 4,50, todo mundo ia chiar a beça, trabalhador, empresário que paga vale transporte - nem com VLT de ouro.
por Pancho Villa, em 11/03/2014 às 15:59
Vocês ficam dando ouvidos ao RIVA... o cabra foi grande defensor do VLT, olha o que deu.
por Peter, em 11/03/2014 às 15:11
CADÊ O DEP. RIVA PRA SE GABAR DESSE PROJETO AGORA??? Esse elefante branco já tem nome, Dep. Riva!!!
por laura lima, em 11/03/2014 às 14:45
Pois é, quando ainda existia AGECOPA,lembro bem que o sr. Carlos Brito mencionou que o BRT era o mais viável.Foi um alvoroço,os MAIORAIS ficaram doidos diante dessa possibilidade de trocar o VLT pelo BRT,mas o olho grande foi tamanho.... a ganância foi tanta que deu no que deu.Mudaram o Presidente da AGECOPA,que não atenderia os objetivos deles e chegou até a mudar a nomenclatura para SECOPA,de nada adiantou,já estava tudo meio esquisito.Achei bom o Sr, Carlos Brito pedir para sair da AGECOPA,pois assim ele não ia fazer parte desta polêmica.E agora, como nós, cuiabanos, vamos ficar?
por JOAO, em 11/03/2014 às 11:42
A vida útil do BRT é insignificante perto do VLT. É muito melhor aguardar um pouco mais agora do que conviver com um sistema que já nasce ultrapassado. Vejam o caso do BRT no Rio de Janeiro. Os usuários estão extremamente insatisfeitos com o serviço e olha que ele só tem 1 ano.
por Paulo Rogerio, em 11/03/2014 às 11:15
VLT em CUIABÁ só para olimpíadas do RIO, mas vamos deixar de ser hipócritas, pois este canalhas que estão ai nos quem colocamos, vamos repensar em outubro e parar com a hipocrisia...
por walter liz, em 11/03/2014 às 10:46
Este legado é que o poderoso deputado esta deixando para Cuiaba, agora nem fala nada, deveria já que era o "pai " do vlt cuidar para seu filho ficar pronto para a copa, aliás era isso que dizian na época, mas........ será que foi só para fechar o negocio $$$$$$
por Cuiabano, em 11/03/2014 às 09:10
E aê tchô mano, o VLT, temo que perguntá pro "sinhozinho malta"aquele deputadozinho lá das bandas do arino,que era do PMN,depois PSDB daí,PP agora PSD.Tá certo ou tá errado? viva o descompromisso com o povo
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