Notícias / Mobilidade Urbana

24/12/2013 - 09:30

Consórcio esclarece sobre supostas ‘falhas’ no viaduto da UFMT e assegura que já programou o reparo; fotos

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Rodrigo Vargas

Inaugurado este mês, viaduto da UFMT ainda não está concluído

Inaugurado este mês, viaduto da UFMT ainda não está concluído

A veiculação, nas redes sociais de imagens apontando ‘fissuras’ e ‘despedaçamento’ de parte de área preenchida com isopor no guarda-corpo do viaduto da UFMT, chegou a causar repercussão negativa nesta segunda-feira (23). Questionada pelo Olhar Copa, o consórcio VLT Cuiabá-Várzea emitiu nota de esclarecimento, na noite de ontem, pontuando detalhes técnicos e explicando que o processo envolvendo isopor ‘é normal’ e a obra do elevado ‘segue na normalidade e dentro dos padrões de qualidade’.

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Na nota encaminhada por sua assessoria de imprensa ao Olhar Copa, o consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela construção do viaduto da UFMT, informou que ‘as obras envolvendo concreto estão sujeitas a vibrações, movimentações e dilatações, causadas pelo trânsito de veículos, condições de uso e mudança de temperatura’.

Assim, ‘para melhor preparar essas estruturas, oferecer maior durabilidade e evitar possíveis e futuros danos em decorrência do uso ou da variação climática, são executadas juntas estruturais, também chamadas de juntas de dilatação. No caso da variação do clima, por exemplo, em alta temperatura o concreto expande e na baixa temperatura retrai. Essas juntas servem para conter o concreto, no caso da expansão, evitando fissuras’, explica a nota.

De acordo com a assessoria, para suportar esses efeitos, o Consórcio VLT usou isopor nas juntas de dilatação dos guarda-corpos e guarda-rodas e na laje do pavimento utilizou junta ‘Jeene’, procedimentos comuns nas obras da construção civil. No caso do viaduto da UFMT, o Consórcio VLT informa que o material (isopor) foi retirado por terceiros e já programou o reparo, providenciando o acabamento necessário.

Ainda segundo a nota, ‘na fissura ocorrida na passarela também será feito o reparo. O Consórcio VLT frisa que o evento não traz nenhum prejuízo à estrutura, que está sendo usada pela população desde o dia 11 de dezembro’.

O viaduto teve sua parte superior liberada à população este mês. No entanto, a obra ainda não está finalizada. O consórcio VLT ainda aguarda a conclusão da pavimentação da avenida Parque do Barbado para que possa implantar uma rotatória sob o elevado. O trânsito sobre o viaduto segue intenso desde sua inauguração. Nesta segunda-feira (23), foram registrados vários congestionamentos, o que dá a impressão de que a obra inacabada ainda não resolveu o problema do trânsito naquele trecho.

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Exibindo de "01" à "10" do total de "23"

por Dornele$, em 27/12/2013 às 14:14
23 milhões por esse lixo? Só mesmo em Mato Grosso. E ainda tem pessoas que chamam isso de avanço. É o fim mesmo!
por Carlos Nunes, em 26/12/2013 às 11:03
Antigamente, ou só se entregava quando a obra estava totalmente completa ou depois de entregue quando aparecia um defeito diziam que foi mal feita prá burro. Parece que é o segundo caso fizeram as pressas porque o governo quis fazer só uma propaganda marketeira, para os políticos tirarem fotos rindo a toa e ganharem votos para a próxima eleição. Não acredite na propaganda marketeira do governo - Copa 2014 é só um circo passageiro muito caro e com essa dinheirama (BILHÕES) que vão gastar, dava prá fazer MUITO MAIS E MELHOR: com ótimo planejamento, pés no chão, sem sistema diferenciado de contratações, que é um prato cheio para a corrupção e para pagamento de propinas, Depois da Copa, algum Órgão sério (Qual?) precisa fazer uma Auditoria Nacional para ver O que fizeram com os Bilhões, nesse sistema diferenciado de contratações? Ir atrás de centavo por centavo do dinheiro e saber tintin por tintin.
por Dornele$, em 25/12/2013 às 17:13
12 milhões por esse lixo? Só mesmo em Mato Grosso. E ainda tem pessoas que chamam isso de avanço. É o fim mesmo!
por CIDADÃO COMUM, em 25/12/2013 às 10:04
POXAAA... AINDA NÃO FOI INVENTADO UM TIPO DE BORRACHA PARA ELES...ISOPOR? CREA?? TA CERTO ISSO?? CADÊ A LICENÇA DESSE SUJEITO OCULTO QUE FALA QUE É NORMAL COLOCAR ISOPOR... PQ NÃO CITA O NOME DO SUJEITO? MEDO DE PERDER O REGISTRO??? MANDA O NOME AIII!!!1
por Madeirador, em 25/12/2013 às 02:19
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por bombeiros, em 24/12/2013 às 22:15
Os bombeiros já vistoriaram a obra. O viaduto do despraiado acumula água. Perigo aquaplanagem
por EXPRITO DE PORCO, em 24/12/2013 às 20:14
JÁ PENSOU, COM UMA NO MÁXIMO 03 SEGUETA DE R$ 3,50 CADA, É POSSÍVEL DERRUBAR UM VIADUTO QUE CUSTOU MAIS DE 20.000.000,00.. QUERO FAZER UMA REFERENCIA EM PARTICULAR A TODAS AS OBRAS REALIZADAS NA FERNANDO CORREIA, TODAS ELAS SÃO MAU PLANEJADAS, MAU ESTUDADAS, MAU ELABORADAS, MAU PROJETADAS, MAU INSTALADAS, EQUIVOCADAS.
por Cicero, em 24/12/2013 às 19:46
O viaduto está durando mais que o SEFAZ-SONRISAL!
por gil, em 24/12/2013 às 17:08
Eu é que não vou passar por esse viatudo. Usar isopor? a minha casa é feito de cimento puro corre o risco de cair, imagina isopor..kkkk.
por Engº Servulo Martins, em 24/12/2013 às 16:23
Preecher os espaços de Dilatação com ISOPOR? Será que estes engenheiros não sabem que Isopor é Poliestireno que é sensível a agentes químicos e intemperismos do tipo tipo chuva ácida.Tai o recado(por isto meu CV deve ter sido engavetado).
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