Notícias / VLT

10/04/2014 - 08:20

Consórcio força avanço da via permanente na avenida do CPA e enche canteiro de tapumes

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

tapumes tomam conta de novo trecho da avenida do CPA

tapumes tomam conta de novo trecho da avenida do CPA

O panorama na avenida Rubens de Mendonça (avenida do CPA), na imediações do MacDonald's, mudou radicamente nesta quarta-feira (09). O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela implantação do novo modal do transporte na capital, abriu uma nova frente de trabalho esta semana e encheu o canteiro central da avenida, no trecho que vai do Hotel Paiaguás até o viaduto da Miguel Sutil, de tapumes. O avanço das obras da via permanente tendem a intensificar e a ampliar os transtornos na avenida do CPA até a conclusão da obra.

Leia mais:
Obras da trincheira Luiz Felipe avançam na avenida do CPA
Avenida do CPA vira 'lamaçal' após chuva e terraplenagem do VLT vai por água abaixo

O consórcio VLT 'invadiu' de vez a avenida do CPA. Na semana passada, uma equipe retomou as obras da via permanente no canteiro localizado entre o viaduto da Miguel Sutil e o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Essa obra havia sido interrompida com a justificativa de que não era possível a execução dos trabalhos no período chuvoso. Por conta dessa paralisação, o consórcio chegou a levar multas diárias para que liberasse uma faixa da avenida, tomada pelos tapumes. Os operários não fizeram mais do que um recuo desses tapumes.

Com a retomada das obras naquele local, o consórcio não viu a necessidade de recolocar os tapumes sobre a via e vem trabalhando normalmente, já alguns dias. A Assessoria de imprensa do consórcio VLT informou que não está prevista a reocupação da faixa de circulação junto ao canteiro pelos tapumes. Dessa forma, o trânsito não está sofrendo impacto.

A largura do canteiro central da avenida do CPA favoreceu o próprio trânsito que não sofrerá estreitamento. No entanto, pedestres acostumados a atravessar a avenida em um trecho de aproximadamente 500 metros, terão que andar mais, já que as aberturas só foram feitas nos contornos.

Não há previsão de quanto tempo o trabalho deve durar. A retirada dos tapumes só ocorrerá após a conclusão da via permanente. Operários estão trabalhando nas escavações e somente após a retirada de todas as interferências - energia elétrica, telecomunicações, água e luz (se houver) - será construída a longa passarela de concreto para que na última fase sejam assentados os trilhos. O Consórcio VLT informou que irá implantar turnos diurno e noturno para garantir a celeridade da obra.

Ainda na semana passada, outra obra avançou na avenida do CPA. A trincheira Luiz Felipe (semelhante à rotatória do Zero Quilômetro), entrou na fase de concretagem e o trânsito teve que sofrer um grande desvio. Cerca de 500 metros estão interditados nas proximidades do Supermercados Comper. Apenas quem trafega no sentido bairro-centro pode passar pelo local que ainda tem uma pista com duas faixas liberadas.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa
por Marcelo, em 11/04/2014 às 08:24
É o processo de maquiagem da cidade para a Copa, esconderão o estrago que fizeram em Cuiabá e ainda farão propaganda dizendo que é a modernização. Lamentável!!! Bando de corruptos. Em tempo, Eduardo, após o ponto de exclamação a letra deve ser maiúscula. Mais um erro de português.
por CALEB MIGUEL DA PAIXAO, em 10/04/2014 às 16:18
colocaram os tapumes para esconder a corrupção. coitado dos pedestres que tem que andar mais. e ainda tem gente que acha que tudo está uma maravilha.
por José Bonifácio, em 10/04/2014 às 13:58
Por que arrancaram as árvores e quebraram todo o canteiro central da Rubens de Mendonça, se as obras do VLT nem foram iniciadas? Não seria menos transtornante se fossem quebrando/fechando conforme as obras fossem acontecendo? Coisa de gente atrasada, que não pensa no próximo, no meio ambiente, no que mais podem atingir.
por Gean, em 10/04/2014 às 13:20
Colocar tapumes e nada de homens ou máquinas trabalhando é o retrato fiel deste DesGoverno, nada de prazos, nada de obras inauguradas, nada de qualidade, nada de inaugurar somente quando terminada, e sim ainda inacabadas, o pior Governo da história, fraco demais!!!
por eduardo, em 10/04/2014 às 12:43
Quantos erros de português!!! ave Maria!!
por Izaque Fernandes, em 10/04/2014 às 11:00
Na verdade não houve avanço nenhum das obras. Ocorre que existe um protocolo assinado entre a Fifa e os países que sediam as copas, no qual reza que nenhum cidade sede poderá ter aparência de obras em andamento, durante a realização do evento. Assim, é necessário que sejam encobertos as destruições dos canteiros que foram feitos, já que não será possível o término dos serviços.
por Peter Griffin, em 10/04/2014 às 10:51
Enfeando ainda mais a cidade.. muito bom!!
por Cicero, em 10/04/2014 às 09:40
Os tapumes é para esconder a inépcia do governo e do consórcio VLT. A população da cidade vai precisa muito disso quando começar a copa porque o que vai ter de reportagem mostrando o descaso na cidade.
por revoltado, em 10/04/2014 às 09:33
PELO AMOR DE DEUS...VOLTEM AS ÁRVORES PORQUE ESSE TAL DE VLT NUNCA IRÁ EXISTIR NESSA CIDADE...OU FAÇAM O CORREDOR CENTRAL PARA ÔNIBUS....
Sitevip Internet