Notícias / VLT

07/03/2014 - 10:21

Consórcio inicia instalação de trilhos no viaduto da UFMT

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues

Depois da instalação dos trilhos no viaduto do aeroporto, equipe do consórcio VLT seguiu para o viaduto da UFMT

Depois da instalação dos trilhos no viaduto do aeroporto, equipe do consórcio VLT seguiu para o viaduto da UFMT

Responsável pela implantação do Veículo Leve sobre Trilhos, o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande avançou para mais uma etapa dos trabalhos de construção da via permanente. Teve início nesta quinta-feira (6), o processo para a instalação dos trilhos do VLT na parte superior do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Caminhões carregados de trilhos e guindastes já estão no local.

Leia mais:
A quatro meses da Copa em Cuiabá, só agora trilhos começam a ser instalados
'Marcamos o primeiro gol', diz ministro do Esporte ao ver VLT nos trilhos

Desde o início da noite de ontem, uma equipe do consórcio se concentra nos trabalhos de perfuração do pavimento do concreto para o assentamento de trilhos. Por se tratar de um trecho com elevado, essa ação deve durar pelo menos um mês, tempo semelhante ao da instalação dos trilhos no viaduto do aeroporto, que já foi concluído.

Ao mesmo tempo, seguem, em Várzea Grande, os trabalhos de preparação do solo para a via permanente no ponto ligando o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande ao Porto, em Cuiabá. A entrega desse trecho é uma exigência do Governo do Estado que quer o VLT rodando durante a Copa do Mundo.

O cronograma inicial previa a implantação de todo o sistema com dois ramais – Aeroporto-CPA e Coxipó-Centro – até o mês de março deste ano conforme compromisso pactuado na licitação pelos moldes do RDC (Regime Diferenciado de Contratações).

Ainda no ano passado, após inúmeras reuniões com diretores do consórcio VLT, o Governo do Estado admitiu e anunciou que o novo modal ‘não ficaria pronto em sua totalidade para a Copa do Mundo’, mas que pelo menos uma linha, a Aeroporto-CPA seria entregue a tempo do Mundial.

Ainda em 2013, o consórcio desenganou o governo e se comprometeu a entregar apenas um trecho – Aeroporto-Porto – com a promessa de terminar até o final de 2014, a implantação de toda a via permanente com 33 estações e suas subestações de energia.

No entanto, recentemente, o governador Silval Barbosa admitiu a possibilidade do VLT não ficar pronto em sua totalidade para este ano. “Deve avançar para 2015”, disse ele. A implantação do novo modal do transporte vai custar R$ 1,47 bilhão aos cofres públicos. Isso sem contar com os valores gastos com desapropriação, que ultrapassam a casa dos R$ 100 milhões.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "24"

por zé mané, em 10/03/2014 às 10:49
É...põe os trilhos e esperem até 201...Um dia...quem sabe...VLT será igual a ferrovia. Até hoje ...NADA!
por Rodrigo, em 08/03/2014 às 00:46
Ao invés de instalar os trilhos do VLT que vai demorar a chegar, porque não terminam a parte debaixo do veaduto e liberam a entrada da UFMT para quem vem do centro sentido coxipó e a saída da UFMT sentido centro? Aquilo sim iria aliviar o transito na entrada lateral da Universidade.
por Silval Barbosa Senador, em 07/03/2014 às 16:17
Pessoal me deixem trabalhar!!!
por Oscar Alho, em 07/03/2014 às 16:16
Depois dos trilhos vão colocar um vagão do VLT lá em cima pra servir de ponto turístico. Vai ficar bem bonito vcs vão ver!!
por Luiz Guimarães Falquetti, em 07/03/2014 às 16:15
nao sei mas ja fizeram tanta burrice e continua fazendo, vai instalar esses trilhos e vai esperar quantos anos pra chegar o vlt ali, daqui uns 3 anos os trilhos ja estarao só a ferrugem. Estao querendo enganar quem, mas tudo bem somso burros mesmo, mas vamos ver nas urnas como vai ser.
por Chico, em 07/03/2014 às 16:13
Pra que instalar esses trilhos agora, até chegar do aeroporto na ufmt já estarão enferrujados. Ai fazem um aditivo de 4milhoes pra trocar as ferragens.
por João, em 07/03/2014 às 16:02
Somo meu espanto ao de todos que ficaram abismados com a irresponsabilidade dos gestores públicos para com as obras eleitoreiras em nossa capital e em Varzea Grande. Simplesmente absurda a idéia de colocar trilhos sem qualquer utilidade. Sinto-me lesado em meu voto, meu tributo. É total falta de respeito com o povo destas cidades. Nas eleições deverão receber o troco.
por Xandão, em 07/03/2014 às 15:58
Xiiii xomano .... Vai enferrujar esses trilhos, isso sim , pq até 2015 tem tempo
por ALESSANDRO BELLO, em 07/03/2014 às 14:31
INSTALAR TRILHOS NO VIADUTO DA UFMT ??? LIGANDO NADA COM COISA NENHUMA!!! TRIBUNAL DE CONTAS NÃO VÊ ISSO ???
por CARLOS, em 07/03/2014 às 13:56
É muita babaquice de certa gente que só vem aqui despejar seu veneno de negatividade e falar coisas que não sabem. Fazem isso pelo prazer de serem pequenos como pessoas. NÃO ME TIREM O PRAZER DE VER ESSA CIDADE SE TRANSFORMAR EM ALGO MELHOR! Se não estão gostando de nada mesmo com tantas melhorias a caminho, façam um favor aos Cuiabanos, zaspem daqui, não precisamos de vocês!
Sitevip Internet