Notícias / Turismo

25/06/2014 - 08:51

Copa leva MT ao noticiário internacional e há pacotes turísticos comprados até 2016

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

Copa leva MT ao noticiário internacional e há pacotes turísticos comprados até 2016
Japoneses, australianos, colombianos, canadenses, chilenos, franceses, britânicos, nigerianos, entre outras nacionalidades, estão entre os turistas esperados no Pantanal de Mato Grosso, Chapada dos Guimarães e Nobres, até 2016. É o que apontam as reservas de pacotes turísticos em dezenas de agências brasileiras, numa busca impulsionada pela visibilidade conquistada pelo Estado com os quatro jogos na Copa do Pantanal Fifa 2014.

Leia mais:
Turistas da Copa exaltam hospitalidade em Cuiabá e prometem voltar

“Nesse período [três semanas], Mato Grosso teve ampla exposição na mídia mundial. E, lógico, com 90% focando o noticiário positivo”, afirmou Barbosa, em seu gabinete, no Palácio Paiaguás, após receber a confirmação do primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, de que seu governo inseriu Mato Grosso na rota turística de quem busca o Brasil.


A região de Chapada dos Guimarães entrou na rota do turismo internacional na Copa. Foto: Darwin Júnior

“Os resultados mostram que valeu o esforço. Se o tempo voltasse, faria tudo de novo. Quase 250 mil pessoas passaram por Cuiabá e Várzea Grande, nos últimos dias, sem o registro de nenhum incidente grave”, disse ele, num auto-elogio à Secretaria de Estado de Segurança, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Técnica (Politec).

Silval citou o noticiário na versão online da BBC de Londres (www.bbcbrasil.com.br) -  uma das maiores redes de comunicação do mundo- que aponta Cuiabá como uma das cinco sedes da Copa que melhor recebeu os turistas e seleções visitantes. “Isso é fantástico para Mato Grosso e não tem preço. É um veículo sempre ácido em suas críticas que teceu elogios a Cuiabá”, definiu Barbosa.

Para a BBC, a hospitalidade e o bom humor mato-grossense compensaram eventuais falhas de organização e de estrutura para receber os turistas. “A catástrofe anunciada não se concretizou”, publicou a BBC, lembrando que há poucos meses as previsões sobre o Mundial eram catastróficas: os estádios não ficariam prontos a tempo e estariam vazios, o transporte caótico impediria os turistas de se deslocar e os movimentos sociais ameaçariam a festa.

Segundo a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Mato Grosso foi notícia em veículos renomados, como France Football (França), The Guardian (Inglaterra), revista New Yorker (Nova Iorque), El Pais (Espanha), A Bola (Portugal) e televisão NHK (a maior do Japão).

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Klaiton, em 27/06/2014 às 09:34
Mérito dos Cuiabanos e moradores da cidade que fizeram de tudo pra receber da melhor forma possível os turistas que vieram para o mundial. Na reportagem nosso "Governador" deixa a entender que por mérito dele isso foi possível... O único mérito que você merece, é o meu NÃO VOTO em sua pessoa.
por Leila, em 27/06/2014 às 08:45
Nossa que legal.....Muitos pessimistas que torciam contra e disseram que essa seria a copa da vergonha, xingaram, falaram mal, mas foram os primeiros a postar fotos exibindo seus ingressos para ver o jogo em rede social.Falo nada, só observo esse povo sem noção. E para quem dizia que iriamos passar "vergonha" em tudo, digo mais: O pessimismo e o hábito de ver apenas o lado negativo das coisas está apenas dentro de suas próprias cabeças...
por Vinicius, em 27/06/2014 às 01:25
Mérito único e exclusivo da população. Nosso povo salvou a copa da vergonha que o governo merecia passar. ... concordo em gênero número e grau
por Anderson, em 26/06/2014 às 16:21
Pessimistas de plantão, um sonoro TCHUPÁ ESSA MANGA TCHÔMANO... Que agora TCE, TCU, MPE, MPF e outros comecem a trabalhar de verdade, arregacem as mangas, afrouxem suas gravatas italianas e condenem o que há de se condenar e inocentem os que sejam inocentes e EXIJAM, já que são MUITO bem pagos pra isso, a conclusão das obras e o ressarcimento dos cofres públicos se tiver havido algum desvio de verba pública. Eu, cidadão leigo, não acuso e não desacredito, mas vocês sim, se houve algo de errado, são os culpados. O bom é que da tempo de repararem a presepada. Quando houver outro evento, ao invés de sair parando obras, exijam planejamento anterior.
por João Coco, em 26/06/2014 às 09:41
Há inegáveis méritos do governo (apesar de inúmeras falhas na preparação para a Copa) e, principalmente, mérito do povo mato-grossense. Mas, é urgente o investimento na infraestrutura turística, principalmente em relação a Chapada dos Guimarães há muito abandonada e ao pantanal mato-grossense. Chapada deveria se espelhar na serra gaúcha (principalmente Gramado e Canela) para melhorar.
por Thyago, em 25/06/2014 às 18:34
Mérito único e exclusivo da população. Nosso povo salvou a copa da vergonha que o governo merecia passar.
por pedro, em 25/06/2014 às 10:34
Muito bom para Cuiabá e também para dar uma resposta aos pessimistas que não acreditavam. Acho tudo de bom, apesar das obras não estarem todas concluídas, a cidade esta ficando mais bela, jovem. Com ctz avançamos bastante.
Sitevip Internet