Notícias / Turismo

07/05/2014 - 15:22

Cuiabá corre o risco de deixar quase um terço dos turistas estrangeiros ao relento durante a Copa do Pantanal

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

Foto: Josi Pettengill / Secom-MT

Cuiabá corre o risco de deixar quase um terço dos turistas estrangeiros ao relento durante a Copa do Pantanal
A falta de leitos suficientes para receber mais de 40 mil turistas num período inferior a três semanas tende a deixar cerca de 10 mil visitantes sem ter um local adequado sequer para pousada e alimentação. O alerta partiu do ministro do Turismo, Vinícius Nobre Lages (PTB), durante reunião com o governador Silval Barbosa (PMDB), na manhã desta quarta-feira (07/05), no Palácio Paiaguás, para discutir a hospedagem dos turistas no maior evento já recebido por Mato Grosso.

Veja mais:
Cuiabá entra na rota do turismo sexual da Copa; polícia investiga formação de quadrilhas
Procurando fortalecer o turismo, Sedtur encaminha proposta de Lei para o setor; fotos

O ministro manifestou a apreensão tomando como base somente os ingressos vendidos para três nacionalidades cujas seleções vão atuar na Arena Pantanal, na primeira fase da Copa do Mundo: Chile – 17 mil ingressos; Colômbia – 12,5 mil; e Japão – quase 10 mil. Vinícius Lages observou que os números leva-se em conta somente os dados oficiais, como ingressos adquiridos até o momento

O Chile joga em Cuiabá contra a Austrália no dia 13 de junho, enquanto Colômbia pega o Japão em 24 do mesmo mês, no último jogo oficial da Copa, na Arena Pantanal. “Os chilenos pediram área para camping. Milhares vão optar por armar barracas em áreas de camping”, explicou Nobre Lages, para a reportagem do Olhar Direto.

Vinícius Lajes e Silval tomaram a decisão de reforçar os programas Cama e Café, Aluguel por Temporada e Hospedagem Solidária, hoje em pouco mais de 1,5 mil leitos. A expectativa é de que pelo menos triplique o volume registrado nos próximos 30 dias.

Prova disso é que o mapeamento da oferta de hospedagem em Mato Grosso para a Copa do Mundo 2014 dominou o diálogo de Silval Barbosa com Vinicius Lages, ao lado do presidente da Embratur, Vicente Neto.

Cuiabá é uma das cidades que vai receber o maior volume de turistas fora do Brasil por conta dos jogos, como das seleções do Chile e Colômbia, países próximos, e do Japão que tem tradição de turismo muito forte e uma colônia presente. “O que é muito importante para nós, assim como a confirmação da presença da presidente do Chile, Michelle Bachelet, em Mato Grosso durante os jogos da seleção chilena”, ponderou o ministro do Turismo, que ontem (05/05) recebeu a informação da Embaixada Chilena.

O programa “Cama e Café”, desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, é a esperança de atender a todos com dignidade. “Sem dúvida, existe uma grande procura de ingressos desses países [Chile e Colômbia, próximos a Cuiabá] e estamos trabalhando com uma hospedagem alternativa, já que os perfis de parte desses turistas não demandam a essa hospedagem que está sendo ofertada”, pontuou Lages.

Silval Barbosa destacou que a hospitalidade do povo de Cuiabá, com calor humano, será fundamental para que os turistas que virão, na Copa do Pantanal, futuramente retornem a Mato Grosso. “Os números consolidados, de pessoas que confirmaram a presença, passam de 30 mil. Esse é um ponto que vamos focar agora: receber bem, já que Cuiabá será a cidade que vai receber o maior número de torcedores fora do país. Se recebermos bem, esses serão o potencial turista do futuro”, pontuou Barbosa.

Além do programa Cama e Café, camping, quartos em apartamentos, o governador anunciou que serão disponibilizadas as escolas que têm ar-condicionado como opção de hospedagem.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "15"

por severo, em 08/05/2014 às 15:39
Aí eu pergunto? Como vou hospedar na minha casa pessoas que nunca vi na minha vida?Ora sr governador, leve pra sua casa, pra casa do prefeito dos seus secretários,dos vereadores,deputados e estará tudo resolvido.
por Leo, em 08/05/2014 às 11:21
A diferença Carlina, que se vendeu os ingressos la fora, passando a ideia que somos organizados aqui dentro, quem não tem competência que não promova eventos a nível internacional.
por Carlina Santos, em 08/05/2014 às 09:07
Engraçado! Quando você viaja para a Europa ou EUA, OBRIGATORIAMENTE, você tem que apresentar o seu "comprovante de hospedagem", ou seja, uma carta escrita de próprio punho de quem for te hospedar ou o "voucher" com as reservas do hotel. Caso contrário, NÃO INGRESSA NO PAÍS!!! Não tem essa não cara pálida, a responsabilidade pela hospedagem é de quem vai viajar, e não da cidade que vai recebê-lo. As vagas, como já mostradas em rede nacional, existem, basta contatar os hotéis e efetuar sua reserva! O resto é conversa fiada!
por LUIZ, em 08/05/2014 às 08:45
acho bom os turistas dormirem no estádio, senão irão viver um verdadeiro inferno neste trânsito caótico de Cuiabá e Várzea Grande, sem contar os buracos "verdadeiras crateras lunares" espalhadas pelas nossas ruas.
por Leo, em 08/05/2014 às 08:09
NO FUNDO NOSSOS AMADOS REPRESENTANTES SEGUIRAM A MUSICA DO PESCUMA, ONDE FALA DAS BELEZAS, DA COMIDA E ESQUECERAM DA HOSPEDAGEM É bem Mato Grosso Um guaraná ralado Pacú assado Manga madura do quintal É bem Mato Grosso Banho de rio ou cachoeira Pescaria no Teles Pires Araguaia ou Pantanal É bem Mato Grosso Festa de santo Churrasco piché cajú É bem Mato Grosso Como viola de cocho Siriri e Cururu É bem mato grosso Belas igrejas Casarões colonias Festas de rodeios Praias festivais É bem Mato Grosso Grandes rebanhos Plantações fenomenais Um povo hospiataleiro Como não se viu jamais É bem Mato Grosso O sol mais quente que há Aquela bem geladinha A morena e a loirinha Que faz a gente suspirar É bem Mato Grosso Um bailão de rasqueado Ninguém fica parado Até o dia clarear (3x) É bem Mato Grosso! NO FUNDO AQUI É BEM MATO GROSSO, NEM VAI DAR TEMPO DO POVO DORMIR...
por João Spindola, em 08/05/2014 às 07:44
Gostaria de saber quem viaja para algum lugar sem confirmar reserva em hotel ou similar, se o faz é um idiota.
por BHtino, em 07/05/2014 às 20:08
Cuiabá já é uma vergonha nacional...depois da COPA vai passar a ser VERGONHA INTRNACIONAL....
por jose roberto, em 07/05/2014 às 19:25
OLHA QUE BELEZA DE FOTO TODO MUNDO SORRINDO, TÁ IGUAL A MARTA COM RELAÇÃO AO APAGÃO AÉREO DE SÃO PAULO! RELAXA É G... NÉ CUIABÁ!
por Isaias Machado, em 07/05/2014 às 19:14
Quando viajo tenho o zelo de providenciar reserva de hotel, é papel do turista tal procedimento. Portanto Cuiabá não corre risco nenhum neste sentido, este não o papel de nossa querida cidade, quem vem para cá que tome as devidas providências, quem pariu Mateus que embale.
por Silva, em 07/05/2014 às 18:47
QUEM FOI ESSE RESPONSÁVEL POR ESSE ASSUNTO? DEIXOU TUDO PARA ÚLTIMA HORA. ESSA GENTE QUE NÃO QUERIA A COPA EM MT. PARECE BOICOTE.
Sitevip Internet