Notícias / Aeroporto

17/03/2014 - 09:14

Cuiabá terá restrição de voos durante jogos da Copa e passageiros devem sofrer

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Wesley Santiago - Olhar Copa

Cuiabá terá restrição de voos durante jogos da Copa e passageiros devem sofrer
O governo irá reduzir o número de pousos e decolagens durante os dias de jogos da Copa do Mundo de 2014 nas 12 cidades-sede. Cuiabá será uma das capitais em que a medida terá maior impacto. A ação é normal em realização de grandes eventos. As empresas aéreas discordaram da decisão.

Veja mais:
Situação de caos no aeroporto de VG continua a revoltar população; veja fotos
Silval volta a comemorar voo internacional e destaca possibilidade de negócios

Segundo o jornal ‘O Globo’, as normas elaboradas pelo Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), que é subordinado ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica, proíbem que as aeronaves realizem pousos e decolagens em aeroportos com distância inferior a 7,2 km das Arenas em dias de jogos da competição nas cidades. O período médio de fechamento dos aeroportos será de quatro a cinco horas.

Segundo o documento, a restrição começará a ter efeito uma hora antes da partida. Já no final da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Rio de Janeiro, o aeroporto Santos Dumont deixará de operar três horas antes do jogo. A restrição total chegará á sete horas.

Por conta disto as companhias terão duas opções para ‘contornar’ a situação: antecipar o voo ou adiar e mudar o local de embarque e desembarque. Para cidades como Rio de Janeiro o transtorno será menor, já que existe outro aeroporto na região metropolitana. Porém, os passageiros com destino à Cuiabá devem sofrer.

Isso porque não há aeroportos tão próximos da cidade com capacidade para receber aeronaves de grande porte. Um dos que poderia já estar apto a receber voos maiores seria o terminal de Rondonópolis, porém, as reformas não foram feitas e aviões maiores não podem operar no aeródromo. Com isso restam apenas opções distantes, como: Campo Grande (MS), Brasília (DF) e Goiânia (GO).

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, defendeu as regras alegando que elas são importantes para manter a segurança dos torcedores no estádio e evitar problemas como um possível ataque terrorista. Ainda disse que “não haverá aumento de custos. Nem para passageiros, nem para as companhias. Apenas alguns voos não serão feitos naquele período determinado e vão ter de se adaptar”.

O setor aéreo lamentou que esta medida não tenha sido tomada antes da elaboração da malha aérea criada para atender a demanda para a Copa do Mundo. As empresas aéreas ainda continuam vendendo passagens para os horários restritos.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Paulo Luz, em 18/03/2014 às 09:52
Tem gente praticando constantes ataques terroristas institucionais há quase 4 anos em Mato Grosso.
por zé ricardo Neves, em 17/03/2014 às 15:11
O problema é esta justificativa pífia, pois qual terrorista iria vir à Cuiabá para destruir o que os políticos e nossos governantes fizeram,,,,,,
por João Câmara, em 17/03/2014 às 14:28
Oh céus, que despreparo do Ministério da Defesa...deixar um teco teco boliviano carregado de pó cair na arena pantanal, seria a maior festa..
por O OTIMISTA.., em 17/03/2014 às 13:50
Ê BRASIL....
por borduna, em 17/03/2014 às 12:01
Tem que tomar cuidado, já pensou um "Boing" cair de bico na Assembréia ou na Câmara,vai ser um prejuízo!
por MARIA, em 17/03/2014 às 11:42
Nossa como são organizados, cria-se uma malha aérea para atender os jogos e logo depois......
Sitevip Internet