Notícias / Turismo

18/03/2013 - 16:42

De olho na Copa, restaurantes investem em segurança alimentar

Do PEGN TV

Foto: jb.com.br

Ilustrativo

Ilustrativo

Para faturar com o maior evento do futebol, um projeto no Recife investe em certificação de segurança alimentar. Os restaurantes do estado estão quase prontos para receber os amantes do futebol e da boa comida. A capital pernambucana vai sediar três jogos da Copa das Confederações e cinco da Copa do Mundo.

Para agradar ao paladar dos turistas, o empresário Ricardo Oliveira investiu na qualidade e no cuidado com a manipulação dos alimentos. Ele é dono de uma lanchonete especializada em empadas e coxinhas, com faturamento médio de R$ 60 mil por mês.

“É um projeto que a gente tem colocado, não como projeto pontual de Copa do Mundo, mas um projeto realmente de melhoria de qualidade, e a manutenção da qualidade que a gente precisa ter na nossa marca”, disse Oliveira.

A empresa participou do programa de capacitação alimentar do Sebrae de Pernambuco para obter um certificado da Associação Brasileira de Normas Técnicas: a NBR15.635. O documento comprova que o local segue adequadamente as regras sanitárias e higiênicas.

"Ela foca exatamente em oferecer um alimento saudável ao cliente sem nenhum tipo de perigo. Nem físico, nem químico, nem biológico. Todos os pontos são monitorados para que esse perigo não venha ocorrer”, disse Paulo Guimarães, do Sebrae Recife.

A cozinha foi modificada e o teto passou por reforma, o que facilita a higienização. Foram instalados filtros nos exaustores para evitar o acúmulo de gordura.

O restaurante está entre os dez primeiros estabelecimentos que participaram do programa de capacitação alimentar. O Sebrae subsidiou 80% do custo das auditorias para a implantação do certificado.

“É importantíssimo que aproveite esse evento e que a gente dê o pontapé inicial que foi exatamente essas dez empresas formando esse projeto piloto para a implantação dessa norma, mas independente da copa, independente de 2014, a gente vai continuar implantando essa norma nas empresas”, afirmou Paulo Guimarães, do Sebrae Recife.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet