Notícias / Copa 2014

11/05/2014 - 15:02

Decisão de utilizar escolas públicas como acampamento repercute negativamente na imprensa nacional

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Reprodução/Ilustração

Decisão de utilizar escolas públicas como acampamento repercute negativamente na imprensa nacional
 Cuiabá novamente foi destaque na imprensa nacional. Desta vez, o portal UOL repercutiu o desejo do governador Silval Barbosa (PMDB) de utilizar escolas públicas como locais de acampamento durante a Copa do Mundo de 2014. São esperados 40 mil turistas para o Mundial, mas até o momento os leitos não passam de 15 mil.

Veja mais:
Campanha contra a exploração sexual visa atingir todo o Estado através de contas de luz;veja imagem
Cuiabá corre o risco de deixar quase um terço dos turistas estrangeiros ao relento durante a Copa do Pantanal

A publicação “Vai ver jogo em Cuiabá? Governador quer que você durma em escolas públicas”, assinada pelo jornalista, Vinícius Segalla, questiona a solução descrita como ‘ortodoxa’: “A solução encontrada pelo governador é improvisar alojamentos em escolas e faculdades, aos moldes do que é feito em jogos universitários no interior do país”.

A escolha foi justificada pelo ministro do Turismo, Vinícius Nobre Lages: “há muitos turistas que estão desejosos de dormir em campings na cidade de Cuiabá, cuja temperatura média anual é de 30 graus. Os chilenos pediram área para camping. Milhares vão optar por armar barracas em áreas de camping".

Confira a matéria do UOL na íntegra:

O Governo do Estado de Mato Grosso e o Ministério do Turismo estão calculando que a cidade de Cuiabá irá receber cerca de 40 mil turistas em um intervalo de três semanas durante a Copa do Mundo no Brasil, que começa no dia 12 de junho. A cidade, porém, conta com apenas 15 mil leitos disponíveis em sua rede hoteleira disponível.

Na semana passada, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, reconheceu que a cidade não possui hospedagem suficiente para receber todos os turistas. Em suas contas, fatarão cerca de 10.000 leitos para receber estrangeiros que irão à cidade.

Assim, a um mês da Copa, o governador se vê obrigado a lançar mão de planos menos ortodoxos para que os turistas não tenham que dormir ao relento. O primeiro é apelar para a conhecida hospitalidade do povo cuiabano. Segundo Barbosa, o programa de hospedagem alternativa criado pelo governo, o Cama e Café e Locação Imobiliária, convida os moradores da cidade a abrirem suas casas para receberem os torcedores estrangeiros.

O programa, segundo ele, é um sucesso relativo, já existem 2.200 residências cadastradas. O governo, porém, contava com 10.000 hospedagens desse tipo. Assim, na última quarta-feira, ele fez um apelo: "Precisamos que a população nos ajude a receber esses turistas. Nós temos que cadastrar mais pessoas que querem locar o espaço para levar um turista para casa. Então, eu chamo a atenção de todos para aqueles que puderem contribuir, este é um ponto que nós vamos focar muito agora, receber bem".

Mesmo que a expectativa do governo se confirme, ainda faltarão 7.000 leitos para receber os turistas. O que fazer com este déficit? A solução encontrada pelo governador é improvisar alojamentos em escolas e faculdades, aos moldes do que é feito em jogos universitários no interior do país. "Agora vamos falar com as universidades e colocar os nossos colégios que têm ar condicionado em condições para muitos turistas que querem esse meio de hospedagem".

Por fim, também haverá mais vagas em campings, para o turista que quiser dormir em barracas. Segundo o ministro do Turismo, Vinícius Nobre Lages, há muitos turistas que estão desejosos de dormir em campings na cidade de Cuiabá, cuja temperatura média anual é de 30 graus. "Os chilenos pediram área para camping. Milhares vão optar por armar barracas em áreas de camping", disse o ministro, em visita a Cuiabá na semana passada, sem dar detalhes sobre os tais pedidos.

A cidade de Cuiabá irá receber quatro jogos da Copa do Mundo, todos da primeira fase. Duas dessas partidas atrairão grande fluxo de turistas estrangeiros. São elas Chila x Austrália, no dia 13 de junho, e Japão e Colômbia, no dia 24. São os turistas de Chile e Colômbia, países relativamente próximos a Mato Grosso, os que serão responsáveis por mais de 80% da presença estrangeira em Mato Grosso durante a Copa.

por Leo, em 12/05/2014 às 08:42
SE PRECISAR PUXAR UMAS GAMBIARRAS, PODEMOS DAR UMA FORCINHA KKKKK
por Jerõnimo Urei, em 12/05/2014 às 07:40
Não serão todos os turistas que buscarão ou tenham a intenção de se hospedar em hoteis, até porque os preços são impraticaveis, agora, muitos turistas virão de motor home e o que precisaria e justamente locais para abriga-los com segurança e banheiros suficientes, é justamente isso que eles buscam, a exemplo da Caravana Chile - Brasil, então essa revista esta querendo o que afinal de contas? E só pensar naquele ditado "vender dificuldade para"....
por EUZINHA, em 11/05/2014 às 17:48
BOM TAMBEM SERA OS TAXIS QUE NAO TEM DEMANDA SUFICIENTE PARA LEVAR NEM QUEM VAI FAZER CONCURSO IMAGINA PARA OS JOGOS
por pedro gonçalo de figueiredo, em 11/05/2014 às 17:20
Sou solidário com Governador do meu MTtenho um Ford K e está disponível ............
por Paluo, em 11/05/2014 às 16:42
Acho que camping é a melhor e mais barata solução para os turistas. O Chile vai invadir Cuiabá no dia do jogo de sua seleção aqui. É só organizar algumas áreas verdes com alguma estrutura básica que atende bem os turistas que vem em busca de opção mais barata.
por arrocha, em 11/05/2014 às 16:20
kkkk Os torcedores vão virar escoteiros!
por Ilse, em 11/05/2014 às 16:18
Que vergonha para nos mato-grossenses! E o pior que tiveram sete anos para planejar tudo... Ahhh se fosse um filho desta terra o autor do que está vislumbrando ser um fiasco! Não, mas tudo isso é ação justamente de gestores sulistas, logo essa gente que gosta de gargantear e dizer em alto e bom som que aqui neste estado e capital Cuiabá, só tem incompetentes, preguiçosos e chupadores de manga. Mas que lindo papel estamos fadados a fazer nos próximos dias! De todo modo torço muito para que os céus estejam a nosso favor e nos ajude a sair dessa sinuca de bico. Da minha parte o que puder fazer para tornar menor essa carga vergonhosa o farei, tanto é que vou hospedar aqui em minha casa sem cobrar nenhum custo, a dois amigos que vem da longínqua Oceania para o mundial de futebol.
por Josimar de Souza Teixeira, em 11/05/2014 às 16:09
Esse nosso governo Teve mais de 5 anos pra construir leitos e chega na ultima hora me apronta uma dessas!!!! Esse indivíduo não ganha nunca mais uma eleição... nem pra presidente de bairro!!!!
por Jonathan Netan, em 11/05/2014 às 15:55
Como eles vão fazer com esse monte de noiados que existem nas cracolândias de Cuiabá, o consumo de drogas nunca teve tão na cara como está agora no governo do Silval. Aliás esse governo não foi bom em nada que se propôs a fazer.
Sitevip Internet