Notícias / VLT

14/03/2014 - 08:21

Deputada teme que consórcio esteja 'para desistir' de fazer o VLT em Cuiabá

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Arquivo/OD

Deputada Luciane Bezerra disse ter ouvido boatos sobre desistência do consórcio VLT

Deputada Luciane Bezerra disse ter ouvido boatos sobre desistência do consórcio VLT

No dia em que terminou o prazo de entrega da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), um questionamento pode ter colocado uma 'pulga atrás da orelha' do secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães. Na sabatina aos parlamentares da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na tarde desta quarta-feira (12), o secretário foi questionado pela deputada Luciane Bezerra (PSB) 'se o consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande estaria desistindo de continuar com os trabalhos em Mato Grosso'.

Leia mais:
Sobe para 15 o número de trens do VLT no Centro de Manutenções
Secretário elege Consórcio VLT como principal responsável por buracos em VG

Ao falar sobre o VLT, a deputada Luciane Bezerra lembrou que foi uma das críticas quando o sistema foi escolhido para ser o modal da Copa em Cuiabá. "Fui contra porque entendi que não haveria tempo para sua implantação a tempo da Copa. Finalmente o governador se atinou de que o VLT não será concluido a tempo do Mundial. E agora surgiu um boato de que o consórcio construtor do VLT está para desistir de continuar com o serviço em Mato Grosso. Se isso acontecer, como ficará a situação de Cuiabá e Várzea Grande?", indagou a parlamentar que se afirma preocupada com o futuro da capital. Ela ainda cobrou uma posição da Secopa sobre o não cumprimento do contrato do consórcio. Luciane não revelou por onde surgiram os boatos.

Ao responder o questionamento da deputada do PSB, o secretário Maurício Guimarães se mostrou surpreso. "Desconheço esses boatos de que o consórcio estaria desistindo. Nunca ouvi falar sobre isso e posso garantir que hoje ocorre o contrário. A obra do VLT está acontecendo e nos direciona a acreditar que o contrato vai ser cumprido de acordo com o novo cronograma, Já tem 15 carros no Centro de Manutenção de Várzea Grande. Estamos confiantes porque os trabalhos estão avançando e os trilhos já estão sendo colocados. Esses boatos são totalmente infundados. A população pode ficar tranquila que o VLT será implantado. Existem garantias para isso", frisou o secretário.

Sobre o não cumprimento do prazo de construção da obra - o contrato previa a entrega do sistema rodando nesta quinta, 13 -, o secretário lembrou que a licitação correu pelo modelo RDC (Regime Diferenciado de Contratações) que não prevê aditivos e ainda pode gerar multa à empresa pelo não cumprimento do contrato. "Essa é uma questão que será analisada. Existe uma série de circunstâncias que devem ser consideradas, inclusive algumas causadas pelo próprio Governo. As responsabilidades serão divididas", explicou.

A respeito da instalação de trilhos no viaduto da UFMT, que acabou gerando polêmica, por conta de sua não utilização até que a via permanente do Coxipó esteja pronta, Guimarães defendeu o consórcio: "Por que não instalar os trilhos, se já há um local pronto para isso? A frente de trabalho responsável pelo assentamento dos trilhos está na capital e quer adiantar os trabalhos. Portanto, não vejo motivo para esses operários ficarem parados".

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "26"

por Gilston, em 16/03/2014 às 10:32
Ela planta o BOATO e fala que tem boatos por ai..., Se a critica vinhece de outro deputado teria crédito, mas desta deputada não se pode confiar, uma vês que ela tem richa (inveja" do Dep José Rvia e o VLT é fruto do trabalho do Riva. O povo queria que os trilhos do VLT foce colacados iniciando dos bairros para o centro e o governador atendeu, mas já tem um vereador com sua equipe que ja tá com inveja do governador fazer os trilo primeira mente nas ponta e disse que é politicagens. Ora, nem candidato o Silval é. e povinho doente.
por Marcel, em 15/03/2014 às 14:50
Medição, apontamento, etc. De o nome que quiser, os caras colocaram os trilhos para dizer que fizeram alguma coisa e receber a nota de emissão do mês de março. Resta saber se quando o VLT esses trilhos vão servir pra alguma coisa.
por Adilson, em 15/03/2014 às 10:19
Parece que teremos mais um "elefante branco" em nossa cidade, me faz pensar que essas obras serão abandonadas e tornaremos um "cemitérios de obras".
por rei, em 14/03/2014 às 15:59
Vamos colocar as empreiteiras do extra, açaí e Havan q td vai da certo..........
por Zé da Silva, em 14/03/2014 às 15:42
Sinto muito em dizer, mas os vagões do VLT vão apodrecer no local onde estão. Nunca haverá a conclusão desta obra. E nós mato-grossenses que pagamos o consumo da energia, do telefone, o IPVA, o ICMS mais caros do mundo, além do FETHAB que só existe em MT, ficaremos somente assistindo o apodrecimento das máquinas adquiridas com o suado dinheiro dos contribuintes.
por revoltado, em 14/03/2014 às 15:28
MAGALI REALMENTE ACREDITA EM PAPAI NOEL E COELHINHO DA PASCOA??? ACORDA?? E VÊ SE NÃO JOGA LIXO NAS URNAS NA PRÓXIMA ELEIÇÃO...TÔ DE OLHO..!!!
por expresso 2000, em 14/03/2014 às 14:28
pior é que mais da metade dos cuiabanos acreditavam no bendito VLT, achavam ruim dos contras e tal, mas taí a verdade sendo empurrada valeta abaixo isto é o VLt sendo enterrado e outra nem nas obras de mobilidade serão terminadas.
por José Carlos, em 14/03/2014 às 14:28
Essa obra foi de interesse de um Deputado, que todos sabem quem é, brigou por ela até a morte, lógico que a empreiteira não vai largar o "ossso" mas adcionais virão por aí para alegria dos mesmos.
por luciano, em 14/03/2014 às 13:45
Infelizmente não acredito na finalização desta obra, acredito que os vagões vão acabar virando restaurantes ou moradia para os mendigos da capital.
por Anderson, em 14/03/2014 às 12:58
Meu sonho é casar com essa deputada!!!!!
Sitevip Internet