Notícias / Aeroporto

19/07/2014 - 10:00

Estados começam disputa para ‘herdar’ voo internacional de Cuiabá

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Reprodução

Estados começam disputa para ‘herdar’ voo internacional de Cuiabá
 O presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Mato Grosso (Sindetur) revelou ao Olhar Copa que diversos Estados já estão de olho no voo internacional da AmasZonas que foi suspenso em Cuiabá. A empresa decidiu não continuar com as operações na capital mato-grossense após não haver acordo com a Receita Federal.

Veja mais:
Silval assume briga por manutenção de vôo de Cuiabá para Bolívia e cobra comando da Receita Federal
Trade turístico se mobiliza por retorno de voo internacional no Marechal Rondon

“Já ficamos sabendo que Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Foz do Iguaçu (PR) estão de olho na possibilidade de levar este voo para lá. Ele é a porta de entrada mais rápida para os turistas da América do Sul. Com ele, a viagem fica muito mais barata e demora menos tempo. Infelizmente as autoridades fecharam esta possibilidade para Cuiabá”, disse Oiran.

Por conta dos problemas enfrentados e do prejuízo que chegaria a R$ 500 mil, as lojas da empresa foram fechadas em Mato Grosso: “Eles fecharam as lojas aqui em Cuiabá e só continuarão trabalhando em Mato Grosso do Sul. Nenhum outro empresário quer ouvir falar da nossa cidade para investimentos. Perdemos muito”, lamenta o presidente.

“Desde o século passado que eles tentam fazer essa alfândega funcionar no Aeroporto Marechal Rondon, mas não conseguem internacionalizar o local. Não sei o que acontece que nunca sai. Com o cancelamento das operações são 1.500 leitos por mês que deixam de ser preenchidos”, garante o presidente.

O governador Silval Barbosa (PMDB) prometeu se esforçar e ‘lutar’ para que o voo não saia da capital mato-grossense: “Não. Não vamos perder [o vôo internacional], porque é um ganho para Cuiabá, para Mato Grosso”. Porém, algumas fontes relataram ao Olhar Copa que as chances dos empresários retornarem é muito pequena. Se isso acontecer, será somente mediante garantias apresentadas.

Trajeto – A AmasZonas começou a operar o voo entre Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) e Cuiabá em junho deste ano, dias antes do início da Copa do Mundo de 2014. Os voos estavam com aproximadamente 80% da ocupação e já havia reservas até agosto. A possibilidade de que a viagem tornasse diária era grande.

Exibindo de "01" à "10" do total de "14"

por ELI ROCHA, em 21/07/2014 às 15:45
Sabem de uma coisa: realmente os políticos do nosso Estado são os responsáveis diretos por tudo isso que está acontecendo, contudo, também acho que as classes empresariais envolvidas com os benefícios decorrentes da continuidade desses vôos internacionais deveriam se mexer, pressionando a classe política. Se eles não conseguirem nada, não será o povão que irá conseguir.
por Lourov, em 21/07/2014 às 13:28
Os políticos não se unem por essa causa , devido que não tem como aparecer, ainda mais no ano de eleição. Tem ciúmes de aprovar e correr atrás de projetos e melhorias para o Estado. Porque senão, fulano vai falar que ele que trouxe. Se esses pensamentos acabassem, MT seria comparado como o estado de SP, MG, Sul do estado. Mas nossos próprios políticos freiam nosso desenvolvimento, apoio esse embargo, tem que ter a coisa perfeitamente, senão nunca sairá do improviso ( Quebra galho ), parabéns a juíza. A culpa não é da juíza, ela somente está fazendo com que não tenhamos uma má notícias nos dias vindouros. nesse excelente aeroporto que temos. Se os políticos tivessem se preparados e agissem antes, não teríamos esses embargos. Culpo os políticos, todos ( Governador, Deputados Estaduais e Federais, Senadores, Vereadores, Prefeitos ), pensam só em beneficio próprio. Agem, faz a coisa acontecer, não na época de eleição que vocês tem que aparecer, é no mandato todos de vocês...
por Jorge Luiz, em 21/07/2014 às 12:52
Uma publicação como essa é que nos leva a refletir como que nossos representantes políticos são tão incompetentes, inconsequentes e mequetrefes. Cadê nossos senadores, nossos deputados e vereadores juntamente com o prefeito? Por que só o Governador? Nestes momentos é que devem unir forças e vontades políticas e não de partidos. Como são tão desunidos! Dá nisso! Lembrem-se eleitores, tenham consciência política! No dia da eleição, lembrem-se dos candidatos que só pensam na projeção de manter seus cargos e nos polpudos salários que almejam ganhar. É nessa hora que devemos queimar os maus políticos.
por Ademir, em 20/07/2014 às 19:06
Mais uma grandíssima derrota para o nosso Governador que diz ser aliado da presidente Dilma, conversa, era isso que o candidato Lúdio dizia aos quatro ventos quando era candidato a Prefeitura, ainda bem quem ganhou foi um ótimo gestor e está transformando Cuiabá, que é o Mauro Mendes, e com certeza o grande senador Taques que será o novo Governador de MT.
por JUCA DO PEDREGAL, em 20/07/2014 às 16:23
MEU DEUS, COMO SÃO DESUNIDAS E FROUXAS AS AUTORIDADES DESTE ESTADO.
por joao siqueira, em 20/07/2014 às 12:40
Silval Barbosa? esquece, este é um verdadeiro incompetente, não faz nada para a população de Mato Grosso, só para o seu bolso. è um garimpeiro, só sabe destruir, não sabe criar. Que vergonhaaaa de ter um Governador como esse!!
por Zé da Silva, em 19/07/2014 às 18:08
Infelizmente um estado que tem uma catrefa de malfeitores como governantes, deputados e secretários (alguns presos), cai no descrédito total dos investidores. É só isso!
por Pedro Lima, em 19/07/2014 às 17:44
Bem, parece que ficamos na mesma mais uma vez, agora enganasse quem acha que outros estados estão atrás deste voo, já que cidades citados já possuem infra estrutura a muito tempo e os mesmos já recebem voos internacionais.
por Paulo, em 19/07/2014 às 16:28
E o voo direto que perdemos para Foz/Porto Alegre ninguem fala? Mt na ladeira!
por Gean, em 19/07/2014 às 13:53
Isso que este pior Governador da história de MT faz parte da tal sintonia que o Lúdio dizia que se ganhasse seria mais "fácil" administrar com o Governo Federal, estadual e ele na Prefeitura, e olhem agora o Governador Silval faz parte da coligação com o Governo Federal da Dilma e nada consegue, passamos vergonha e não temos autorização do Governo Federal para liberar um Aeroporto que só tem Internacional no nome, pois fazem de tudo para o progresso não chegar aqui, queremos Governador de pulso, com coragem, com caráter e que faça acontecer, este só conseguiremos quando o Taques ganhar a eleição, enquanto isso vamos passando mais vergonha em gestão!!!!
Sitevip Internet