Notícias / Copa 2014

14/07/2014 - 18:52

Fan Fest Cuiabá reuniu cerca de 400 mil pessoas durante o Mundial

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

Total de público no Fifa Fan Fest Cuiabá durante um mês foi de aproximadamente 400 mil pessoas

Total de público no Fifa Fan Fest Cuiabá durante um mês foi de aproximadamente 400 mil pessoas

Como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, Cuiabá ofereceu uma fan fest para os torcedores que não puderam ir à Arena Pantanal para acompanhar aos quatro jogos do evento. E com um espaço especial que contou com as arquibancadas do parque de exposições da Acrimat, a Fan Fest cuiabana foi uma das mais festejadas registrando alguns dos maiores públicos da Copa do Mundo entre as sedes.

A capital mato-grossense foi considerada pelo jornal americano The New York Times a cidade-sede mais alegre, hospitaleira e amigável. Para cá vieram russos, colombianos, coreanos, australianos, japoneses, nigerianos, bósnios e os famosos chilenos, que deixaram marca na cidade com seus cerca de 20 mil torcedores. E todos eles se encontraram na Fan Fest Cuiabá.

Leia mais:
Posto Médico realiza 18 atendimentos no último Fan Fest
Fan Fest Cuiabá recebe outra lotação em dia de vitória do Brasil

Ponto de encontro oficial dos torcedores da Copa do Mundo em qualquer cidade-sede, a Fifa Fan Fest acompanhou o título recebido por Cuiabá e fez a melhor Fan Fest do Brasil. A cada grito de gol, uma multidão estremecia o Parque de Exposições Jonas Pinheiro (Acrimat). O espaço, com área total de 40 mil m², recebeu gratuitamente, em 25 dias de festa, cerca de 400 mil torcedores, um dos maiores públicos entre as doze Fan Fest brasileiras. Foram 38 bandas regionais, 14 bandas nacionais, 08 grupos de dança, 05 humoristas e 02 DJs.

A Fan Fest conquistou o coração do cuiabano já no primeiro dia, reunindo cerca de 20 mil torcedores. A partir de então o número foi só crescendo, chegando ao seu recorde de público com 47 mil pessoas em um só dia. A torcedora Katia de Santa Rosa Azevedo foi ao Fan Fest Cuiabá quatro vezes, atraída tanto pela programação artística quanto pelo futebol. “Nunca vi evento tão bem organizado e de tamanha qualidade na nossa cidade, desde a segurança, a estrutura e a tecnologia”, relata.

Estrutura - Entre os itens que mais chamaram a atenção do torcedor estava, com certeza, o telão. Com um total de 126m², sendo 15,6 metros de largura e 8,1 metros de altura, o telão é, na verdade, uma disposição lado a lado de painéis de LED. Foram necessários três dias de montagem para finalizá-lo e a tecnologia ali implantada nunca fora utilizada em Cuiabá antes.

A medida do telão era maior do que os instalados na Arena Pantanal, com 76m² cada. Além disso, como a estrutura recebia todo o tipo de iluminação, de acordo com a variação da luz natural do sol, um software regulava de hora em hora o controle e a qualidade da luz e do brilho da transmissão.

Também fez parte da estrutura da Fan Fest o Centro Aberto de Mídia (CAM), que deu suporte técnico e de conteúdo a aproximadamente 400 jornalistas brasileiros e internacionais. O CAM foi montado em um espaço de 1500 m² oferecendo cantina, computadores, televisões e internet wifi, salas para entrevistas coletivas e individuais, além dos espaços de descanso e de entretenimento, que eram a mini-quadra de futebol, intitulada Mini Arena Pantanal e o cinema. No local, profissionais da imprensa de todo o mundo tiveram acesso não só à estrutura disponível, como também a materiais informativos sobre o Estado.

Coleta Seletiva e Limpeza - Cerca de 70% do material recolhido na Fan Fest ao fim do dia eram recicláveis e, a cada 72 horas, aproximadamente 600 quilos de materiais eram enviados a três cooperativas da cidade. A iniciativa, além de diminuir o impacto do lixo na natureza, auxiliou no aumento da renda de diversos catadores.

Além da coleta seletiva, 250 lixeiras foram espalhadas pela Fan Fest e 150 profissionais atuavam na limpeza do parque. O evento disponibilizou ainda 39 banheiros montados em containers totalizando 253 unidades de vasos sanitários.

Saúde - O Posto Médico Avançado (PMA) instalado na Fifa Fan Fest realizou 476 atendimentos nos 25 dias de funcionamento. Foram 12 remoções com 97,5% de resolutividade, 4 internações em UTI, todas com alta, e nenhum óbito.

Para o coordenador do PMA, Fábio Liberali, o Posto superou a expectativa tanto na agilidade quanto na qualidade dos atendimentos. “Uma equipe extremamente empenhada e qualificada, demostrou que o Sistema de Gestão aplicada no Posto Médico, aperfeiçoado por três anos pela Câmara Temática de Saúde da Copa funcionou. Um modelo que ficará como legado para eventos de massa até mesmo para ser utilizado na rede pública tradicional de saúde”, destacou Liberali.

Com um corpo de 164 profissionais, entre eles 42 voluntários, o Posto Médico Avançado funcionou em regime de plantão durante 24 horas até o dia 24 de junho, quando terminaram os jogos em Cuiabá, após essa data, o horário de funcionamento foi das 10h às 22h.

Segurança – A qualidade da estrutura oferecida foi amplamente elogiada, mas o que também atraiu os torcedores foi o esquema de segurança. Cerca de 450 pessoas trabalharam em conjunto nos dias de jogos do Brasil, quando o parque recebia um número maior de público. Eram 130 policiais militares, incluindo entre tropa de choque e guarda montada, além de 300 stewards (segurança privada) e 20 bombeiros brigadistas.

Mas a grande novidade do evento era o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM). Lá, agiam em conjunto os profissionais da Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e agentes de trânsito. Por meio de câmeras de segurança, eles monitoravam tudo o que acontecia dentro da Fan Fest e nos arredores.

Além de tudo isso, havia ainda um setor de ‘Achados e Perdidos’ que guardava documentos e objetos encontrados na Fan Fest. Qualquer um dos membros da organização estava apto a realizar o atendimento inicial e encaminhar o torcedor ao resgate do documento junto à supervisão geral do evento. A Ouvidoria do Estado, Conselho Tutelar e Ministério da Saúde também foram órgãos instituídos com estrutura no local, para atendimento ao cidadão.

A Fifa Fan Fest de Cuiabá envolveu aproximadamente dois mil trabalhadores, direta ou indiretamente. Durante pouco mais de um mês, revolucionou a maneira de organizar eventos e realizar festas na cidade. Muita tecnologia, sustentabilidade, segurança e entretenimento sob uma única visão, unir povos das mais diversas cores e crenças em prol da paixão pelo futebol.  Com informações da Secopa

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet