Notícias / Mobilidade Urbana

13/02/2014 - 14:05

Fifa pode determinar a paralisação de obras em Cuiabá durante a Copa

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Obras do VLT na avenida Prainha: via permanente não ficará pronto a tempo do Mundial e obras podem ser paralisadas temporariamente

Obras do VLT na avenida Prainha: via permanente não ficará pronto a tempo do Mundial e obras podem ser paralisadas temporariamente

As obras da Copa do Mundo em Cuiabá poderão ser paralisadas por determinação da Fifa durante a realização do evento, no mês de junho. É o que prevê o Acordo de Cidade-Sede, documento assinado por representantes da entidade e dos governos em março de 2011. A medida que pode ser tomada por força de contrato em Cuiabá, está clara no compromisso que trata do ‘embelezamento da cidade’. Hoje com 46 obras em andamento, incluindo a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a reforma do aeroporto Marechal Rondon, que não devem ficar prontas a tempo do Mundial, Cuiabá deverá tirar as máquinas de cena e ‘baixar a poeira’ no momento de receber dezenas de milhares de turistas para os jogos do Mundo.

Leia mais:
Secretário já admite que aeroporto só fica pronto após a Copa do Mundo
Governador diz que para decepção dos pessimistas, todas as obras ficarão prontas antes da Copa

A informação, publicada esta manhã, no Portal Uol, observa que ‘se seguir a risca o que está no contrato assinado com as 12 sedes do Mundial, a Fifa poderá parar obras em andamento, pedir o fechamento de ruas, impedir venda de produtos em certos locais, proibir shows e cobrir anúncios de empresas que não são suas parceiras. Conforme a publicação, todas essas ações estão previstas no Acordo de Cidade-Sede. A lista pode ser maior. A cláusula 4 do contrato diz que a Fifa pode "alterar, suprimir ou complementar" os termos do contrato a "qualquer momento e a seu exclusivo critério".

De acordo com o professor Orlando Alves dos Santos Júnior, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), "é uma situação grave, pois subordina a dinâmica da cidade aos interesses da Fifa, transfere para a Fifa o direito de regulação do espaço urbano". Orlando Alves atua como coordenador do Projeto Megaeventos do Observatório das Metrópoles.

Como a cidade-sede que mais investiu na construção de obras para o Mundial, Cuiabá é a mais sujeita ao enquadramento. A possibilidade de suspender obras em andamento está descrita no artigo 32, que trata do "embelezamento da cidade". Diz o texto que a cidade pode obstruir a "visão de grandes locais de construção visíveis ao público e que estejam próximos dos maiores entroncamentos de transporte da cidade-sede, áreas de entretenimento e estádio."

As obras do VLT se espalharam ao longo de 23 quilômetros em dois sentidos – Aeroporto-CPA e Coxipó-Centro – transformando a cidade em um canteiro de obras. As avenidas Rubens de Mendonça (do CPA), Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Fernando Corrêa da Costa, apresentam escavações por toda a parte, com tapumes, máquinas trabalhando e muita poeira em vários pontos.

Transtornos causados por obras seriam maximizados com a vinda de milhares de estrangeiros de oito países, o que poderia deixar a cidade em uma situação de caos. A ação da poeira, dos estreitamentos e o risco de acidentes seriam fatores de um incômodo extremo aos turistas. Uma pausa nas construções poderia amenizar o stress durante o Mundial.

De acordo com a publicação, o acordo é mais incisivo: "A cidade-sede não deverá autorizar ou conceder nenhuma permissão para nenhum trabalho de construção privado ou público a ser empreendido na cidade-sede durante todo o período da competição. Para se evitar dúvidas, qualquer construção que esteja em progresso no início da competição deverá ser temporariamente suspensa durante o período da competição."

A Prefeitura de São Paulo alega que não pretende barrar nenhuma obra. "Não há nenhum caso na cidade de São Paulo de obra que será ou poderá ser interrompida por conta da Copa. Muito ao contrário, o evento provocou a realização de diversas incorporações, que geram renda a milhares de trabalhadores e lucros para inúmeras empreiteiras", informou a prefeitura, em nota.

A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) deve se pronunciar ainda hoje sobre essa questão. Com informações do Uol

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "32"

por jose antonio, em 15/02/2014 às 11:15
para oque já esta parado
por jango, em 14/02/2014 às 11:40
todos os comentários são ótimos , porem se esquecem que esses merdas desses políticos que ai estão , foram eleitos pelo povo cuiabano e mato grossense , tem deputados ai que se perpetuam no poder , e é com a cumplicidade do povo , renovem , vamos trocar toda essa corja de vagabundos , vamos deixar de ser corruptos também ..!!
por Robinson Borborema, em 14/02/2014 às 11:36
Mais uma vez Cuiabá e o Brasil fazendo o seu povo passar vergonha, se não fosse a roubalheira que tem por trás já tinha terminando muitas obras e dado uma melhor qualidade de vida a nós brasileiro que pagamos tantos impostos, principalmente a população mato-grossense que paga uns dos maiores impostos do país. Outro observação o meu maior medo é se depois da copa vão mesmo terminar essas obras, antes todos querem mostrar trabalhos e ganha eleições novamente depois a população que se lasque. Brasil país da roubalheira, desigualdade e da vergonha.
por simone, em 14/02/2014 às 10:55
bando de ladroes, ao dinheiro publico, so querem liberaçao de verba, so isso, a cidade, nem ao menos tem saude, educaçao, e paz pra dormir, com ladroes batento na porta das casa, e so fala nesta merda de copa, com tantos problema, pra resolverem.
por Kellen, em 14/02/2014 às 09:55
É uma vergonha mesmo! Com essa imagem que vai Cuiabá, vai demorar um bocado de dezenas de anos pra revertê-la. Como cidade-sede, só Deus sabe. Talvez nunca mais, o "mundo ja está acabando" mesmo...
por clari, em 14/02/2014 às 09:42
A situação descrita remete a visão aos países em guerra civil que deixaram suas cidades sobre escombros, ruínas devido as bombas lançadas sobre ela, com a única diferença que lá morreram milhares de pessoas e aqui no Brasil morrerão a boa imagem que o Brasil hospeda nos seus cartões postais espalhados pelo mundo afora.Todas essas "manifestações" que ocorrem são meios pelos quais os "maus" administradores do evento (políticos) acharam para endossar a meá culpa num pedido de desculpa da incompetência averbada a olhos nu.Perderão as agências de viagens , os hotéis, os táxis, a imprensa nacional (vergonha) , as construtoras,etc... Depois da COPA contabilizarão os números e prazos de anos para que sejam pagos pelo contribuinte (Povo) essa derrota pública com o Brasil campeão pela 6-Sexta vez. Só ALEGRIA!BRASIL_SIL_SIL_SIL...
por Wagner Lima, em 14/02/2014 às 06:44
Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.
por Carlos, em 14/02/2014 às 01:45
Fizeram e desfizeram... não respeitaram lei de licitações e gastaram muito mal e a rodo o dinheiro público... abandonando saúde, educação e segurança.... agora admitem que não vai ficar nada pronto... e o prejuízo fica com o contribuinte... tudo com a omissão e conivência do Judiciário... essa é a copa dos trouxas...
por Jayson Currly, em 14/02/2014 às 00:11
A culpa é da chuva é otimo.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
por Roberto, em 13/02/2014 às 23:40
vamos receber nossos turistas com lona no aeroporto, vlt que não leva ninguém a lugar algum, hoteis caríssimos, obras de mobilidade inacabadas. Um ótimo legado que a copa nos trouxe, bom para Mato Grosso,,, do Sul.
Sitevip Internet