Notícias / Mobilidade Urbana

11/04/2014 - 09:24

Governador entrega o viaduto do Tijucal e secretário prevê obra pronta em 60 dias; fotos

Da Redação - Darwin Júnior/Reportagem Local - Wesley Santiago

Foto: Wesley Santiago - Olhar Copa

O governador Silval Barbosa ergue réplica da 'Taça Fifa' após entrega do viaduto do Tijucal

O governador Silval Barbosa ergue réplica da 'Taça Fifa' após entrega do viaduto do Tijucal

Em uma solenidade simples com a presença do governador Silval Barbosa, prefeito Mauro Mendes e secretário Extraordiniário da Copa, Maurício Guimarães, o Governo do Estado fez a entrega do viaduto do Tijucal na manhã desta sexta-feira (11). A obra é integrante do Complexo Viário do Tijucal que ainda está em construção e pode ficar pronto na véspera da Copa do Mundo. Após a cerimônia, o viaduto foi imediatamente liberado para o trânsito.

Leia mais:
Viaduto do Tijucal é concluído e será liberado nesta sexta-feira
Pesquisa aponta que principal queixa da população é sobre a mobilidade urbana

Embora seja mais uma obra da Copa do Mundo inacabada, o governador ressaltou a importância da liberação da via imediatamente, 'diante dos transtornos que a população da região do Coxipó vem enfrentando' desde o início da intervenção, há mais de um ano. "É muito difícil tocar qualquer obra de grande porte em Cuiabá, diante das dificuldades e do grande inúmero de interferências encontradas pelo caminho. Mas uma nova obra já está encaminhada e vai servir a população mesmo antes do conjunto estar pronto", observou Silval.

Sobre os entraves com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), o governador ressaltou que é importante que o orgão fiscalize as obras e ajude a cobrar os prazos de entrega. Silval também voltou a afirmar que todas as obras, com exceção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), serão entregues até o Mundial de 2014.

Durante o ato de entrega, Silval foi homenageado com uma réplica da Taça Fifa, entregue por um morador do Tijucal. Reeditando o ato comum nas finais de Copa do Mundo, o governador ergueu a taça ao alto, diante das câmeras, com um largo sorriso no rosto.

Já o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães admitiu que a entrega do Complexo Viário do Tijucal antes da Copa estará condicionado às chuvas. "Nossa expectativa é de que entre 30 e 60 dias essa obra seja concluída. Se não tivermos problemas com chuva, deve ficar pronta a tempo da Copa do Mundo", disse o secretário.

No canteiro de obras, as frentes de serviços continuam com a execução das cortinas atirantadas na trincheira e a finalização da base que dará forma à rotatória sobre a escavação. O cronograma de atividades continua com serviços de drenagem - essencial para o escoamento das águas pluviais. Nessa fase da obra trabalham cerca de 120 operários.



O viaduto do Tijucal tem uma extensão de 524 metros. O projeto do Complexo Viário é executado pelo Consórcio EEF, formado pelas empresas Engeponte Construções Ltda, ENPA – Engenharia e Parceria Ltda e FUNSOLOS Construtora e Engenharia Ltda. O Complexo é composto por um grande viaduto e uma moderna trincheira. A trincheira terá 740 metros de extensão e fará um “mergulho” na BR 364 até a avenida Arquimedes Pereira Lima.

Atualizado ás 10h23

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "17"

por Luiz, em 12/04/2014 às 07:43
nada fica pronto antes da copa, isso de terminar alguma coisa antes é lenda
por maria, em 11/04/2014 às 14:29
concordo com tudo que foi dito, o pior é o desrrespeito com a pupulação cuiabana, me fala pra que vai servir o VLT? era para sair antes da copa, e agora?, vai servir pra quem, para o povo? pois o VLT vai ter 2 rota coxipo e CPA, mas o problema que enfrentamos estão nos bairros que falta infraestrutura.... pq pra pegar o VLT temos que sair de um bairro, onde não tem asfalto, esgoto céu aberto, buraco pra todos os lados,enfim alguem pode me ajudar? e me falar pra quem vai servi o VLT????
por rodrigo, em 11/04/2014 às 13:07
Silval Obra Inacabada. Cacique do PMDB. Quer fazer um sucessor ao Paiaguás, dr. Julier, ex-Juiz federal. Será que rola? Acho que não. Silval Obra Inacaba está dando exemplos do que um gestor não pode fazer caso queria reeleger-se ou eleger um sucessor. Agora, nós, os contribuintes otários já podemos contar com um IPVA caríssimo e um IPTU com novo aumento. Tudo isso é um presentão para Cauiabá!!!
por Nego Preto, em 11/04/2014 às 12:29
Silval Barbosa será conhecido mundialmente como o maior governador de obras inacabadas. Tem uma foto dele sorrindo no viaduto e ao fundo as obras pela metade. Sugestão ao Olhar Direto: faça um quadro e mande para enfeitar o gabinete governamental.
por Ademir, em 11/04/2014 às 12:26
Típico Silval Barbosta inaugurar obra inacabada.
por Juca Pirama, em 11/04/2014 às 11:51
Se tá ruim com o sirvau, magina sem ele e sem cumprumisso de faze aquilo que não vai mais servi pra copa ai de nóis qui percisa de passa preças ruas du Cuiabá e da Varjagrandi, tamus ferradus.
por Otavio, em 11/04/2014 às 11:37
Atenção povo que só sabe reclamar. O Governador não está inaugurando, mas entregando a obra por partes para o povo poder usufruir o que já está pronto, enquanto se faz o restante. Nada nasce inteiramente pronto.
por LAURO, em 11/04/2014 às 11:18
DE UMA COISA NÓS PODEMOS NOS ORGULHAR DO "DES" GOVERNO, ELE INAUGURA OBRAS INACABADAS BEM AO ESTILO DE SEU GOVERNO, CULPADO SÃO OS QUE VOTARAM NELE, E O MEU MAIOR MEDO É QUE SEJA ELEITO NOVAMENTE O MAIOR LADRÃO DE MATO GROSSO. SÓ maggiCO PRA ACABAR DE VEZ COM O NOSSO QUERIDO ESTADO, SE ELE SE REELEGER VAI QUEBRAR MATO GROSSO.
por Emerson, em 11/04/2014 às 11:12
Mais uma pela METADE, a Secopa precisa pelo menos entregar uma pracinha por inteiro.
por renato n borssari, em 11/04/2014 às 11:00
É o troféu da incompetência !
Sitevip Internet