Notícias / Mobilidade Urbana

09/06/2014 - 08:38

Governo prepara 3 obras para entrega antes da Copa e acelera 'maquiagem' nos canteiros

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução

Governo prepara 3 obras para entrega antes da Copa e acelera 'maquiagem' nos canteiros
Das 56 obras prometidas pelo Governo do Estado para a Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande, 19 estão concluídas e mais três devem ser entregues antes do início do evento. Essa é a perspectiva da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), a três dias da abertura do evento. A secretaria ainda corre contra o tempo para modificar o panorama de 'caos' da mobilidade urbana liberando acesso a todas as vias da capital e ainda 'maquiando' algumas obras, no sentido de melhorar o visual da cidade.

Novo setor de desembarque é liberado no Aeroporto Marechal Rondon
Obra não inaugurada da Copa passa por readequação na iluminação

Uma verdadeira 'força-tarefa' trabalha em ritmo acelerado para que três grandes obras sejam concluídas a tempo da Copa do Mundo na capital. Uma delas é a trincheira Santa Isabel (Verdão) que desde a semana passada já está servindo o tráfego de veículos na via principal (inferior). No último final de semana, veículos transitavam nos dois sentidos da grande pista inferior. O Governo do Estado pretende liberar oficialmente a trincheira até a próxima quarta-feira, após os retoques finais na parte da rotatória superior.

Outra obra 'pronta' e à espera da inauguração, segundo apontamento da Secopa, é a avenida Mário Andreazza, com oito quilômetros de extensão. A via já vem recebendo o trânsito de veículos, mas não passou pelo protocolo da inauguração. Segundo a Secopa, ainda há alguns retoques em andamento.

A terceira obra do Mundial a ser entregue em última hora é o viaduto Dom Orlando Chaves, sobre a avenida da FEB, em Várzea Grande. Segundo a assessoria de imprensa da Secopa, o elevado está praticamente pronto e deve integrar o pacote das três obras que serão entregues imediatamente.

'Maquiagem'

Ao mesmo tempo, seguem os trabalhos visando melhorar o visual nos canteiros de obras em Cuiabá e Várzea Grande. Já com os trabalhos de implantação da via permanente e instalação de trilhos interrompida para o período da Copa do Mundo, o consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, se concentra na preparação dos canteiros. Dezenas de operários trabalham com plantio de grama nos canteiros, às margens de meio-fios.

O consórcio negou o boato de que a grama cobriria todo o canteiro para 'posteriormente ser retirada com o reinício dos trabalhos'. Considerando isso, a parte central do canteiro deverá ficar em terra pura, cercada por uma tira comprida de grama.

No entorno de outras obras como os viadutos da UFMT e MT-040, assim como no Complexo Viário do Tijucal e na trincheira Jurumirim, as construtoras estão atuando na limpeza e liberação das vias. A primeira avenida a ser desobstruída foi a FEB, em Várzea Grande, que estará livre para tráfego nos dois sentidos - ida e volta - durante a Copa do Mundo. Só após a realização da última partida em Cuiabá, os trabalhos deverão ser retomados.

Não pára - Ao contrário das obras do VLT que terão uma 'pausa' para o período do Mundial, outras intervenções como o viaduto da MT-040, o viaduto da Beira-Rio e a construção do Centro de Operações e Manutenção do VLT não serão paralisadas durante os jogos, por não estarem localizadas em pontos cruciais para o tráfego, segundo a assessoria da Secopa.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "27"

por Rodrigo, em 11/06/2014 às 20:27
É bem MATO GROSSO!!!
por gil, em 10/06/2014 às 08:38
PT, PMDB e coligações estamos esperando vcs na próxima eleições de braços abertos.
por Leo, em 09/06/2014 às 19:54
A RODOVIA DA GUARITA EM VARZEA GRANDE NEM FOI CONCLUÍDA AINDA, E O PESSOAL JA ESTÃO RECAPEANDO A MESMA. SERÁ QUE ESTÃO USANDO MATERIAL DE QUALIDADE ? KKKKKKKKKKKKK
por marcia barroso, em 09/06/2014 às 17:18
Eu fico tão triste, com o descaso em minha terra, onde já se viu plantar grama sem terra preta e mais dinheiro vai pro brejo.
por camila, em 09/06/2014 às 16:25
QH MEU DEUS! ESTOU COM O CORAÇÃO CORTADO DE VER A NOSSA QUERIDA CUIABÁ DESSA MANEIRA. É UM VERDADEIRO DESCASO COM TODOS CIDADÃOS CUIABANOS COM TODOS OS BRASILEIROS E COM OS TURISTAS QUE VEM NOS VISITAR. ISSO É CASO DE POLÍCIAPOIS JÁ NÃO AGUENTO MAIS ANDAR PELAS E AVENIDAS E VER TUDO TÃO DESARUMADO. HOJE ANDEI PELA CIDADE E O QUE VI FOI CALÇADAS HORRÍVEIS, RUAS SUJAS, LOJAS SEM PINTURAS, SEM ZELO PELAS PESSOAS QUE AQUI VIVEM E OS QUE VIRAM. SINTO ENVERGONHADA ,TRISTE, SEM PALAVRAS PARA DIZER DO MEU SENTIMENTO. ESSES POLÍTICOS ABANDONARAM CUIABÁ QUE ESTÁ COMO O TITANIC AFUNDANDO COM O POVO DENTRO POIS OS GRANDES JÁ PULARAM DO NAVIO E DEIXOU O POVO MORRER AFOGADO. É UMA VERGONHA! E´UM VEXAME ! LIXO!
por CALEB MIGUEL DA PAIXAO, em 09/06/2014 às 14:10
poxa Davi você não sabe que nada mudou? por isso a foto tem que ser antiga com uma noticia fresquinha.
por marcelo, em 09/06/2014 às 13:58
é uma pena mas , esse é o grande legado que vamos ter ( legado da imcompetencia , desonestidade,falta de planejamento)
por Edson, em 09/06/2014 às 13:37
Mato Grosso nunca mais será a mesma depois dessa copa, já somos vistos com maus olhos pelas pessoas de fora e ainda mais agora com um Evento Internacional passamos a impressão de um Estado, Corrupto, Pessoas ligadas ao alto escalão sendo cassados, Obras superfaturas e sem data de entrega, a verdade é que o Brasil não tinha condições de realizar um Evento desse porte, muito menos Cuiabá-MT ser sede de uma Copa, estamos vivendo um caos, e seremos massacrados duramente depois que passar tudo isso, no momento tudo é festa, as criticas viram depois e quem ira pagar tudo isso são os trabalhadores, como Brasileiro, Matogrossense me sinto envergonhado, temos que parar e refletir pois as eleições estão vindo e temos que mostrar nas urnas o tamanho da nossa insatisfação com tudo isso.
por ze, em 09/06/2014 às 12:02
revoltado. Não precisa de terra preta! Os políticos vão retirar essa grama assim que a copa acabar mesmo! Bom isso se der continuidade no VLT!!!
por renato, em 09/06/2014 às 12:02
Agora vocês da imprensa tem que colocar no site as diversas afirmações do governador e do presidente da Secopa que tudo ia ficar pronto a tempo. Cadê a declaração deles que afirmavam que o trecho do VLT até o Porto iria ficar pronto. Tudo mentira. Agora estão tentando maquiar a cidade, é como maquiar um cadáver que vai ser enterrado.
Sitevip Internet