Notícias / Copa 2014

07/07/2014 - 17:49

Há 40 anos: Alemanha vira sobre a Holanda e conquista título em casa

Globo Esporte

 O Brasil busca provar de um dos poucos sabores ainda não degustados na história das Copas do Mundo: ser campeão em casa. Este privilégio, por sinal, a Alemanha sentiu e conhece bem. A conquista do bicampeonato alemão completa, nesta segunda, exatos 40 anos e dá à geração de Manuel Neuer, Schweinsteiger, Toni Kroos e Thomas Müller um motivo a mais para fazer um carnaval gringo em solo brasileiro. A vitória por 2 a 1 sobre a Holanda na final da Copa de 1974 se torna fator de motivação para o duelo com o Brasil na semifinal, a partir das 17h, desta terça, em Belo Horizonte.

Atualmente com 62 anos, Rainer Bonhof foi o jogador mais jovem da equipe campeã comandada pelo técnico alemão Helmut Schön. O meio-campo reconhece o valor daquela conquista para a reafirmação do país no cenário internacional e enxerga mais diferenças que semelhanças entre aquela e a atual geração.

- Diferente, muito diferente. Se dez jornalistas iam a um treino era muito. E não tinham que deixar a área depois de 15 minutos. Hoje, imprensa e jogadores vivem sob uma pressão diferente. Eu era o "bebê da família”. Uli Hoeness e Paul Breitner, embora quase a mesma idade, já eram mais regulares – disse o campeão do mundo ao site da Federação Alemã de Futebol.

O triunfo de virada sobre a Holanda, no estádio Olímpico de Munique, consagrou Rainer Bonhof e, sobretudo, Franz Beckenbauer, capitão e principal eixo de equilíbrio do time germânico. A virada sobre a equipe de Johan Cruyff, no dia 7 de julho de 1974, acirrou ainda mais o clima de rivalidade entre os dois países e reafirmou a posição a superioridade germânica na Europa. Naquela decisão, Johan Neeskens fez o primeiro gol de pênalti para os holandeses, enquanto Breitner e Gerd Müller viraram o placar para os alemães.

A Alemanha é a única seleção que conseguiu chegar neste século às semifinais das quatro Copas disputadas e, caso vença o Brasil, pode reeditar a decisão do Mundial de quatro décadas atrás contra os holandeses. Para isso, basta fazer o dever de casa contra a seleção brasileira e torcer para que a Holanda avance e derrote a Argentina, a partir das 17h de quarta-feira, na Arena Corinthians.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet