Notícias / Turismo

21/05/2013 - 08:30

Hoteleiro teme vexame por falta de profissionais bilingues em Mato Grosso

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução/Copa do Pantanal

Luis Verdun teme vexame por falta de profissionais qualificados em Mato Grosso

Luis Verdun teme vexame por falta de profissionais qualificados em Mato Grosso

A série ‘Vamos Fazer Bonito’ que está indo ao ar no programa Fantástico, da Rede Globo, expôs, no último domingo, uma grave deficiência do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014: a falta de profissionais capacitados para atender turistas, sinalização bilingue e comunicação visual para auxiliar estrangeiros. Ficou claro que há muito o que se melhorar para que o país tenha condições de receber 600 mil turistas durante a Copa do Mundo que acontecerá daqui a 387 dias. Muito pouco está sendo feito e se o quadro não mudar, o país estará sujeito a passar vexame ou no mínimo, desagradar em cheio os visitantes durante o maior evento do mundo. Em Cuiabá e Várzea Grande, o problema principal parece ser a carência de profissionais que falem inglês ou outras línguas.

Ministério vai apoiar projetos para turismo em Cuiabá e no interior

Várzea Grande já prepara profissionais do turismo para a Copa

A preocupação já chegou a Cuiabá e Várzea Grande, sem que nenhuma ação de impacto tenha sido organizada até agora. Na Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), a diretoria de Assuntos Interinstitucionais chefiada por Agripino Bonilha Filho planeja mandar voluntários a outros centros visando receber treinamento para apoiar estrangeiros durante a Copa do Mundo em Cuiabá. A preocupação também se estende a executivos da hotelaria em Cuiabá e Várzea Grande que aguardam soluções e apoio para realizar trabalho em sintonia com os promotores do Mundial.

Não é de hoje que a situação provocou alerta, mas a preocupação é cada vez maior na visão do ex-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis de Mato Grosso (ABIH-MT), Luis Verdun, atual diretor do Sindicato de Hoteis, Bares e Restaurantes de Várzea Grande. Segundo ele, não há até agora, nenhum planejamento voltado para que os hotéis se preparem para receber milhares de turistas na Copa do Mundo em Mato Grosso.

Verdun informou que já houveram vários programas oferecidos pelo Governo Federal que foram fechados por falta de demanda, incluindo o ‘Olá Turista’ que tinha como propósito preparar interessados em cursos de línguas. Esse programa que chegou a incluir Cuiabá e Várzea Grande, durou apenas alguns meses e foi encerrado por não contar com demanda.

“Deveria ser feito um debate. Existe falta de mão de obra e qualificação especial para atendimento a turistas. Inúmeros cursos foram ofertados e não houve procura. Então, vejo a necessidade da realização de programas vantajosos, com ampla divulgação para que possamos formar novos agentes qualificados em línguas”, afirma Luis Verdun que não esconde temor com um 'vexame' durante o Mundial.

Proprietário do Hotel Diplomata, nas proximidades do aeroporto, Verdun vê a necessidade de se preparar com urgência novos profissionais para atendimento ao público estrangeiro. “Temos poucos profissionais em Cuiabá. É preciso fomento urgente na preparação de atendentes para que não façamos feio na Copa”, disse o hoteleiro que há alguns dias, procurava por recepcionistas bilíngües. “Hoje necessito de profissionais que falem inglês para o atendimento normal. Na Copa essa necessidade será muito maior não só em hotéis, mas em restaurantes e pontos de visitação”, acrescenta.

Segundo Verdun, o problema hoje é silencioso e quase visto sem importância, mas vai mexer com a estrutura de recepção do Brasil. “Todos estamos preocupados. É necessário que tenhamos centenas de profissionais falando inglês pelo menos durante a Copa. A hora está chegando e não vejo evolução no sentido de sanar o problema. É necessário que tenhamos soluções a tempo. Não queremos fazer feio, não é mesmo?”

Exibindo de "01" à "10" do total de "23"

por ETIENE TAVARES DE SENA, em 10/03/2014 às 10:35
Profissionais tem sim, o que se necessita são salários dignos, e trouxa é aquele que vai trabalhar de voluntário na copa do mundo, sem ganhar 1 centavo, sendo que a FIFA esta ganhando bilhões encima destes otários.
por Márcio, em 08/07/2013 às 14:53
FALTA SIM É EMPRESÁRIO QUALIFICADO QUE SAIBA VALORIZAR O PROFISSIONAL !!! QUEM DÁ VEXAME SÃO OS NOSSOS EMPRESÁRIOS QUE PAGAM UM LIXO DE SALÁRIO E QUEREM QUE VOCÊ DÊ O SANGUE PARA DEPOIS GANHAR UM PÉ NO TRASEIRO. BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS !
por wellington lucas, em 10/06/2013 às 10:12
Vamos pagar um salario justo
por jose nunes, em 23/05/2013 às 17:38
Paga o q vale q nos brasileiros aqui de Londres descemos ai pra resolver o problema, agora trabalhar por Milzinho e 500 por mes, nois prefere ver a casa cair ai na copa!! vai ser baixaria pura !!!!! kkkkkk
por Ademir, em 22/05/2013 às 14:58
Realmente é lamentavel a falta destes profissionais. Mais o que é mais lamentável ainda é a falta de reconhecimento dos que há no mercado e da falta de valorização destes. Sei porque passo por isso também! Falo quatro idiomas fluentemente, sendo um deles o inglês, e quando me chamam para a contratação querem pagar 1 salario minimo. Puxa vida, ninguém merece! Vc rala, estuda, tira dinheiro de onde não tem e fazem essa sacanagem,.... espero que melhore!
por CARLOS, em 21/05/2013 às 17:01
com o salario miseravel que os hoteleiros pagam aos funcionarios bilingues, ainda querem que vao trabalhar na rede. a secopa nao tem que fazer nada a respeito disso que va resolver oproblemadas obras que estao muito atrasadas.
por paulo NARDES, em 21/05/2013 às 16:37
JA COMENTEI ALGUMAS VEZES, OS EMPRESÁRIOS RECLAMAM, MAS A VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL BILINGUE ELES NÃO OFERECE. COMO SEMPRE QUER APENAS QUE TRABALHEM, ATENDAM BEM, COMUNIQUEM BEM, MAS O SALÁRIO É DE MISÉRIA... E OUTRA COISA, OS CURSOS OFERECIDOS PELOS ÓRGAOS PÚBLICO E PRIVADOS PARA CAPACITAÇÃO SÃO DE: BABÁ, FAXINEIRA, BORRACHEIRO. COMO SE PRECISASSE DE CAPACITAÇÃO ESSAS FUNÇÕES. E CONCORDO COM A MAIORIA DOS COMENTARIOS: OS EMPRESÁRIOS RECLAMAM, MAS NÃO VALORIZAM OS PROFISSIONAIS.
por Observador, em 21/05/2013 às 14:57
O problema é que no Brasil existe a cultura da exploração que está arraigada na mentalidade de muitos empresários. A grande maioria deles são autênticos mão-de-vaca. Uma excelente reportagem do UOL mostrou o caso de uma funcionária do comércio em SP que fala quatro idiomas e virou "celebridade". Essa funcionária que ganhava pouco mais de R$ 700,00, foi "promovida" e passou a ganhar (pasmem) apenas R$ 1.100,00. Coitada dessa funcionária.
por Edu Sá, em 21/05/2013 às 14:53
Precisamos de políticas que fortalecem o Turismo local, com programas e projetos que realmente tragam investimentos e estrutura! Fortalecer e criar uma Cadeia Produtiva do Turismo, capaz de competir de igual para igual com outros destinos turísticos, com um calendário de eventos consolidado, atrativos turísticos estruturados e com profissionais capacitados para bem receber o turista... Tudo isso é diferencial de mercado! A questão da reportagem diz respeito à Hotelaria e idiomas, mas isso é uma realidade em qualquer área a nível de MT! As pessoas não querem se qualificar, colocam empecilhos, barreiras! Querem ganhar um salário alto mas sem a devida qualificação! Acredito que precisa ser dado um passo por vez! Fortalecer o turismo local, fortalecer a CPT, diminuir a taxa abusiva de impostos, permitindo mais investimentos nas empresas! Tudo precisa ser revisto... Trabalho integrado entre o Poder Público, Trade Turístico e comunidade local! O que fica desse evento é o legado... Mas o tempo está passando e não temos absolutamente nada de ações e iniciativas! Assim, continuaremos sendo vistos lá fora através do bom e velho jeitinho brasileiro... Lamentável!
por leo, em 21/05/2013 às 14:36
se Cuiaba receber só turistas " hermanos " não teremos muita dificuldade em recebê-los.
Sitevip Internet