Notícias / Turismo

26/08/2014 - 15:18

Impulsionada pela Copa, Cuiabá fica entre os 11 destinos turísticos preferidos pelos latinos

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Jardel Arruda / Olhar Direto

Impulsionada pela Copa, Cuiabá fica entre os 11 destinos turísticos preferidos pelos latinos
 Um levantamento realizado pela agência de viagens Decolar.com, considerada uma das maiores da América Latina, apontou que Cuiabá foi um dos destinos internacionais mais procurados dos turistas latinos durante a Copa do Mundo de 2014. No Chile e na Colômbia Cuiabá figurou no Top 11, sendo que em 2013 não aparecia na lista. O município recebeu uma verdadeira invasão de estrangeiros.

Veja Mais:
Estrangeiros aprovam segurança e hospitalidade em Cuiabá durante a Copa do Mundo
Temendo caos, Fifa usou avião da Aeronáutica para enviar voluntários à Cuiabá

Os turistas chilenos mudaram o roteiro de viagens durante a Copa do Mundo de 2014. Como a seleção nacional do país atuou em Cuiabá contra a Austrália no primeiro jogo do Mundial, os torcedores de ‘La Roja’ foram em peso para a capital mato-grossense. A visita dos chilenos foi considerada uma ‘onda vermelha’ justamente pela quantidade dos sul-americanos que estavam no município.

De acordo com a pesquisa, no período de 12 e 29 de junho de 2013, as únicas duas cidades que figuravam no ‘Top 20’ de destinos dos chilenos eram Rio de Janeiro (7º) e São Paulo (13). Porém, este ano houve um aumento de destinos tupiniquins. Cuiabá, que nem aparecia na lista ocupou a quarta posição. Rio de Janeiro e São Paulo figuram em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Outras cidades como: Belo Horizonte (MG), Búzios (RJ), Brasília (DF), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Curitiba (PR) e Salvador (BA).

Entre os turistas colombianos Cuiabá também teve um ótimo crescimento. No período entre 13 de junho e 5 de julho de 2013 o único destino brasileiro que aparecia no ‘Top 20’ segundo a agência de viagens era o Rio de Janeiro no décimo novo lugar. Orlando (EUA) e Cancún (MEX) eram os destinos preferidos no ano passado. O que representa um crescimento de 2.691% no número de colombianos que vieram para o Brasil.

Porém, no mesmo período deste ano outras três capitais brasileiras entraram no ‘Top 20’ e Cuiabá foi uma delas. A capital mato-grossense ficou em 11º lugar do ranking de destinos dos colombianos. Além dela apareceram: Brasília (DF) em 1º lugar; Belo Horizonte (MG) em 2º lugar; Rio de Janeiro (RJ) em 3º lugar e São Paulo (SP) em sexto lugar. O que representa um crescimento de 2.258% no número de colombianos que vieram para o Brasil.

O fato dos dois países terem jogos na Cidade Verde foi determinante para o aumento no número de turistas sul-americanos. As ruas de Cuiabá foram tomadas pelos torcedores que afirmaram ter gostado do local. Muitos deles inclusive prometeram voltar para conhecer outras regiões como o Pantanal e Chapada dos Guimarães.
por Gean, em 27/08/2014 às 13:28
Isso tudo foi conquistado pelo povo cuiabano, pois obras mal feitas e inúmeras não inauguradas e sem prazo, pontos turísticos beirando o caos como Salgadeira, Nobres, Chapada, entre outros, zero para o Governo e dez para a sociedade cuiabana.
por Xômano, o Cuiabano, em 26/08/2014 às 18:16
É uma PENA que o governo estadual não saiba, ou não queira, ou as duas coisas, capitalizar esse grande momento do turismo em nosso estado de MT. Vejam: Chapada dos Guimarães, totalmente ABANDONADA, a começar pela estrada de acesso não há atrativos naquele ESPETACULAR lugar (comparem com a serra gaúcha e poderão concluir que aqui falta tudo, em termos de estrutura e não de belezas naturais). Lago de Manso, a mesma coisa, sofrível, muito embora seja portentoso e belo. Em conclusão: FALTA ESTRUTURA BÁSICA para o turismo no estado deslanchar. E não se vê a menor vontade política de mudar esssa situação. Uma pena, Cuiabá logo sairá dessa lista novamente, é só uma questão de tempo.
por Brito, em 26/08/2014 às 17:06
Imagine se tivessemos a Chapada liberada, melhor acesso ao Pantanal, Nobres etc..
Sitevip Internet