Notícias / Geral

18/05/2013 - 12:30

Início dos testes do VLT cuiabano na Espanha foi o fato marcante da semana

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução

VLT na fase de testes em Zaragoza (Espanha) para rodar em Cuiabá e Várzea Grande no próximo ano

VLT na fase de testes em Zaragoza (Espanha) para rodar em Cuiabá e Várzea Grande no próximo ano

A conclusão da montagem do primeiro VLT que vai rodar em Cuiabá e Várzea Grande a partir de junho de 2014 e a divulgação da imagem do trem já na fase de testes na cidade de Zaragoza (Espanha) foi o fato mais marcante desta semana em Cuiabá. Os últimos dias apresentaram fatos relevantes para a preparação da capital como o início das intervenções para implantação da via permanente do VLT na avenida XV de Novembro; ameaça da Fifa de cortar sedes da Copa e o início dos trabalhos de pavimentação na Estrada da Guarita e rodovia Mário Andreazza. Confira os fatos marcantes da semana da Copa em Cuiabá:

SEGUNDA-FEIRA (13 DE MAIO DE 2013)

Primeiro VLT de Cuiabá já está em teste na Espanha


Em agosto deste ano chegam a Mato Grosso as primeiras composições do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), sistema escolhido como o modal do transporte coletivo da capital mato-grossense para a Copa do Mundo e considerado como um dos mais modernos do mundo. Os dois primeiros trens fabricados para rodar em Cuiabá e Várzea Grande já estão prontos e iniciaram a fase de testes na cidade de Zaragoza, na Espanha. A revelação foi feita pelo gerente do Consórcio VLT Cuiabá-VG, Fernando Orsini em entrevista exclusiva ao site Olhar Copa. Ele adiantou que ainda este mês essas composições serão despachadas e devem chegar a Mato Grosso em agosto, após o trâmite natural de três meses com a exportação. O Governo do Estado, através da Secopa divulgou a imagem do primeiro VLT em testes nesta segunda-feira (13). Segundo Orsini, os dois primeiros carros já estão montados com sete vagões cada. Finalizados na semana passada, esses trens passarão por todos os testes obrigatórios em trilhos apropriados para rodagem sob pressão e velocidade máxima.

Secretário nega que Copa vai servir para lançar carreira política

Maurício Guimarães que está oficialmente no comando da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014 (Secopa) em Cuiabá desde junho de 2012, negou que o trabalho realizado para o mundial na capital vai servir para alavancar uma carreira política. O secretário argumenta que é concursado pelo Estado e assim pretende continuar. “De forma nenhuma! Sou servidor público do Estado, concursado, e vou continuar sendo servidor público do Estado servindo na Secretaria de Fazenda. Eu estou sendo cobrado para cumprir a missão que me foi delegada. E é nesse sentido que tenho trabalhado 24 horas, no sentido de fazer com que nós, mato-grossenses, façamos uma bela Copa e que a cidade esteja preparada”, observa Guimarães acrescentando que não adianta a cidade estar preparada na infraestrutura se estiver despreparada na preparação de eventos.

Novas intervenções para obras do VLT mudam trânsito na avenida XV de Novembro

A intervenção no trânsito da avenida XV de Novembro, em Cuiabá, para implantação da via permanente do Véiculo Leve sobre Trilhos (VLT), será realizada neste final de semana pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande. Serão feitas adequações viárias, atividades de sinalização do trânsito, colocação de 180 placas verticais, instalações de três novos conjuntos semafóricos e adequação de seis sinaleiros, além da sinalização horizontal (faixa de pedestre, divisor de fluxo e linha de bordo). Esta é a 7ª frente de serviço do VLT. Como a avenida não vai passar por nenhuma obra de arte especial – trincheiras, viadutos ou pontes – ela não vai sofrer interrupção total do trãnsito, apenas haverá a redução do número de faixas de rolamento disponíveis aos condutores. A concentração das obras será no meio das vias, por isso não haverá restrição de acesso ao comércio da região. Para haver acessibilidade a avenida agora passa a ter dois sentidos, na direção Cuiabá-Várzea Grande e Várzea Grande-Cuiabá.

Obras do viaduto do aeroporto entram na fase de fundação

Mais uma obra da Copa do Mundo em Várzea Grande está apresentando avanço. Iniciada há pouco mais de um mês, a construção do primeiro viaduto ferroviário da cidade evoluiu nas atividades de remoção de interferências e cravamento de estacas. Uma frente com 34 homens operam na execução dos blocos de coroamento - estrutura de fundação do elevado. Com o avanço dos serviços o efetivo de trabalhadores tende a aumentar. Foi o que informou o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande no início da tarde desta segunda-feira (13). Já são cerca de 800 operários atuando direta e indiretamente nos dois eixos em execução para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) - Aeroporto-CPA e Centro-Coxipó. Uma grande equipe vem atuando no preparo do canteiro central das avenidas, onde serão instalados os trilhos do novo modal de transporte.

TCU manda Secopa se abster de efetuar pagamentos à Ster

O Tribunal de Contas da União confirmou a concessão de medida cautelar para que a Secretaria Extraordinária da Copa de Mato Grosso (Secopa) “se abstenha de liberar as garantias e de efetuar os pagamentos decorrentes da medição final de contratos relativos às obras de travessia urbana de Cuiabá e Várzea Grande”. A medida foi concedida em representação movida por equipe de fiscalização a partir da detecção de irregularidade nos distratos dos contratos 16 e 17/ 2012 firmados pela Secopa com a empresa Ster Engenharia Ltda. tendo como fonte de recursos o termo de compromisso 711/ 2011, firmado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os dois distratos foram assinados em março último. Os contratos previam execução de obras a partir da avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. A representação está no tribunal desde 17 de abril. O plenário do TCU referendou, em sessão no último dia 8, a medida cautelar proposta pelo ministro Valmir Campelo.

TERÇA-FEIRA (14 DE MAIO DE 2013)

Engenheiro cuiabano acompanha os testes do VLT na Espanha


Com a missão de acompanhar os testes dos carros do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que rodarão em Cuiabá a partir do próximo ano, o engenheiro de tráfego André Luis Gomes Bento deve chegar hoje a Zaragoza (Espanha), onde estão sendo fabricados os trens. André Gomes Bento viajou designado pela Comissão de Fiscalização da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) para acompanhar os testes de dois dos 40 carros que compõe o novo sistema. Os testes com os VLT’s, na Espanha compreendem aceleração, frenagem e elétrica. De acordo com a CAF – empresa responsável pela fabricação das composições –, essa etapa seguirá até o dia 31 de maio, quando os veículos poderão estar prontos para o embarque. André Gomes será o responsável pela aprovação destes veículos.

Arena Pantanal terá elevadores com tecnologia moderna e sustentável

Já caminhando para 70% da conclusão, a Arena Pantanal entrou na fase de acabamento. Depois das partes hidráulica e elétrica, será executada, no próximo mês, a instalação dos elevadores. Foi firmado um contrato comercial com a Thyssenkrupp que fará a instalação de 12 elevadores modernos e com alta tecnologia para o acesso às áreas VIPs, camarotes e sala de imprensa. O equipamento vai atender portadores de necessidades especiais, considerando as dimensões das cabinas. De acordo com a empresa que fará a instalação, o diferencial dos elevadores são os atributos sustentáveis. Um deles é a máquina sem engrenagem (gearless) acoplada ao sistema synergy (elevador sem casa de máquinas) que dispensa o uso de óleo lubrificante e opera com baixo nível de consumo de energia, até 30% menos em comparação aos modelos convencionais.

Controladoria realiza auditagem em contratos do VLT em Várzea Grande

No fim da semana passada foi encaminhada à Controladoria Geral do Município pelo secretário Especial de Gabinete e representante oficial do Múnicipio de Várzea Grande na Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Roldão Lima Júnior as cópias dos contratos relativos à prestação de serviços para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para uma análise minuciosa dos documentos. A intenção é apurar responsabilidades e competências para agilizar reparos e ampliar a segurança dos motoristas, motociclistas e pedestres de Várzea Grande. “Quando a gente cobra uma solução, seja de sinalização, tapa-buraco, qualquer coisa pertinente às obras de mobilidade, há sempre uma desculpa, ninguém tem certeza de nada e ficamos num jogo de empurra-empurra e o pior, sendo cobrados a todo instante por coisas que não são de nossa responsabilidade”, argumenta o secretário.

Após testes de 13 dias, VLTs devem ser despachados para MT no dia 31


Dia 31 de maio. Essa é a provável data para o despacho dos dois primeiros carros do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para Mato Grosso. Já entregues pela fábrica, as duas composições passarão por testes especiais entre os dias 18 e 31 deste mês na cidade de Zaragoza (Espanha) sob a supervisão do especialista em engenharia de tráfego, André Luis Gomes Correia, que foi designado pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), para acompanhar a primeira rodagem dos carros. Há uma semana estão prontas as duas primeiras composições de um conjunto de 40 VLT's que rodarão em Cuiabá e Várzea Grande. O passo seguinte é realização dos testes de velocidade e pressão em pistas especiais no complexo de Zaragoza. Como fiscal, André Luis Gomes será o responsável pela aprovação dos trens. Se não forem verificados problemas na rodagem, os carros estarão prontos para o despacho.

De olho na Copa, Câmara lança Frente Parlamentar contra a Prostituição

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, João Emanuel (PSD), oficializou o lançamento da Frente Parlamentar contra a Prostituição e Pedofilia. Ele destacou a importância de coibir práticas de abusos infantis registrados no Distrito de Nossa Senha da Guia e também para evitar que isso aconteça durante o Mundial em 2014. Sobre a Copa do Mundo, o presidente disse que pretende evitar este tipo de acontecimento durante o evento. "Vai abranger também essa problemática. O vereador professor Allan Kardec preside a comissão parlamentar e já mobilizou em discussão todo o entorno de Cuiabá, os 13 municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Cuiabá".

QUARTA-FEIRA (15 DE MAIO DE 2013)

Fifa ameaça cortar sedes da Copa e aviso serve de alerta para Cuiabá


Até o mês de agosto deste ano, quando começa a venda de ingressos para a Copa do Mundo de 2014, a Fifa pode cortar sedes do Mundial. A ameaça, feita nesta terça-feira (14), pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, se referindo aos atrasos na Arena Corinthians – palco da abertura da Copa – serve de alerta para os demais estádios, incluindo a Arena Pantanal, obra que ainda não chegou a 70% da conclusão e já foi ultrapassada pelo estádio paulista. “A Fifa pode mudar tudo até agosto, quando começam as vendas dos ingressos. Eles (Arena Corinthians) vão ter que acelerar. Podemos mudar tudo até o dia 1º de agosto. Ainda temos um prazo para mudarmos o que for necessário”, afirmou Valcke na entrevista coletiva na visita ao Estádio Nacional de Brasília, na tarde de ontem (terça).

Várzea Grande comemora aniversário com obras em execução para Copa


A reestruturação do aeroporto e os terminanis do VLT que estão preparando a cidade para ser o portal da Copa do Mundo de Futebol, em que Cuiabá é cidade-sede. Esse foi o discurso do governador Silval Barbosa ao falar dos grandes investimentos do Estado em Várzea Grande. Ele participou do desfile cívico em comemoração aos 146 anos da cidade e também destacou a parceria entre Estado e a gestão municipal pelo desenvolvimento da segunda maior cidade de Mato Grosso. Hoje com aproximadamente 270 mil habitantes, Várzea Grande tem recebido grandes investimentos com a ajuda do governo estadual. Entre eles, Silval destaca as obras de mobilidade urbana, a construção do centro de treinamento, a instalação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a ampliação do aeroporto e o rodoanel.

Maggi questiona RDC da Copa e crítica TCU sobre obras

O Regime Diferenciado de Contratações (RDC) foi criticado hoje pelo senador Blairo Maggi (PR). Segundo ele os resultados divulgados são questionáveis e preocupantes. O RDC tem como meta simplificar e agilizar o processo de contratações públicas para as obras da Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e PAC. Maggi ressalta que é dever do órgão contratante fiscalizar os preços e não do TCU. "A quantidade de burocracia para tirar do papel uma obra é imensa. E vemos, por exemplo, o Tribunal de Contas da União (TCU) confundir suas funções com as do Executivo, quando tenta estipular preço para obras. É preciso avaliar os menores preços, isso sim, mas, a qualidade também é indispensável. E é dever do órgão ou ente contratante fiscalizar os preços praticados, não do TCU".

QUINTA-FEIRA (16 DE MAIO DE 2013)

Construtora do VLT chega ao Porto e prepara intervenção na XV de Novembro


Responsável pela implantação do Veículo Leve sobre Trilhos em Cuiabá e Várzea Grande, o consórcio VLT se prepara para executar uma de suas etapas mais complexas. Uma nova frente de operários do consórcio abriu, no início da tarde desta quarta-feira (15), o canteiro para as obras de implantação da via permanente na avenida XV de Novembro. Visando o início das intervenções na XV, uma equipe de operários realizou os trabalhos de limpeza e colocação dos tapumes em área da Beira-Rio, junto à ponte Júlio Muller, onde ficarão máquinas e alojamento. Nos próximos dias, haverá alteração na rota para a interdição parcial da via. Os operários da nona frente de trabalho do consórcio VLT só aguardam a liberação das rotas alternativas para instalar o bloqueio parcial na avenida XV de Novembro, ocupando duas faixas da via.

Duplicação da Estrada da Guarita e rodovia Mário Andreazza entra na fase de pavimentação



O fim do período de chuvas fez deslanchar duas das principais obras da Copa do Mundo em Várzea Grande. As obras que compõem o Corredor Mário Andreazza (duplicação da rodovia e da ponte sobre o Rio Cuiabá) e as do Entorno da Arena Pantanal (duplicação da estrada da Guarita e da ponte sobre o Rio Pari) tiveram os serviços intensificados esta semana. Os trabalhos de imprimação, etapa que antecede os serviços de pavimentação, partiram das cabeceiras das duas novas pontes edificadas na região, a ponte sobre o Rio pari e a sobre o Rio Cuiabá na Rodovia Mário Andreazza. As duas frentes de trabalho (corredor Mário Andreazza e entorno da Arena) fazem parte do plano B de locomoção entre aeroporto-arena e aeroporto-rede hoteleira, além de facilitar o acesso de quem vem das regiões Norte, Nordeste e Noroeste de Mato Grosso em direção à Capital. Estas obras também são importantes para a trafegabilidade até o Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, em Várzea Grande. Dessa forma, será atendida também umas das exigências da Fifa, que fixa o tempo máximo de 20 minutos no deslocamento entre COTs e o estádio de futebol.

Copa do Mundo ajuda Cuiabá a ter internet mais rápida


Cuiabá continua se beneficiando por ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo 2014. Desta vez o investimento é na velocidade de intenet. A empresa de telefonia e internet GVT anunciou a chegada em Cuiabá de uma estrutura inédita em relação à oferta de velocidade e qualidade na transmissão de dados. Serão oferecidos a partir desta semana serviços com banda larga de 15 Mbps a 150 Mbps. A ampliação foi possível pois foi construída uma nova rede de transmissão de dados de longa distância (backbone) que interliga a região a pontos de troca de dados distribuídos pelo Brasil. Foram investidos R$ 21 milhões na obra que tem extensão de dois mil quilômetros de fibra ótica. A obra atravessa a região Centro-Oeste.

Ministro reafirma que arenas não serão 'elefantes' e exalta a Copa do Pantanal

Em reunião nesta quinta-feira (16) no Rio de Janeiro entre os membros do Comitê Executivo da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) o ministro do Esporte Aldo Rebelo voltou a afirmar que estádios feitos para a Copa do Mundo 2014 em regiões pouco tradicionais no cenário do futebol nacional - como Cuiabá, Brasília, Manaus e Natal - não irão se tornar “elefantes brancos”. O ministro inclusive se exaltou durante a entrevista quando foi perguntado sobre o assunto e subiu o tom de sua fala. "Uma Copa do Mundo que excluísse 60% do território nacional (Amazônia) não seria do Brasil, seria do Sul e Sudeste. Para que fosse do Brasil, teria que ter uma sede pelo menos em uma área que é de nossa identidade nacional e também o Pantanal".

Juiz federal critica importação de operários e falta de mão-de-obra qualificada

O juiz federal Julier Sebastião da Silva criticou o Estado pela falta de mão-de-obra qualificada de operários para trabalhar nas obras da Copa. Ele entende que falta o governo preparar melhor os seus profissionais para não ter de importar de outros estados. “Na hora que se precisa de operários e trabalhadores qualificados nós não temos, porque o nosso sistema educacional não está preparando a nossa juventude para o mercado de trabalho, não está dando qualificação e pior, não está mantendo os estudantes nas mesmas médias de estudantes de outras unidades da Federação", critica o juiz.

SEXTA-FEIRA (17 DE MAIO DE 2013)

Valor da tarifa do VLT deve ser discutida em junho na Assembleia Legislativa


Com previsão de funcionamento em Cuiabá a partir de junho de 2014, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ainda não tem valor da tarifa definida para o trajeto em suas duas linhas – CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro. A questão que se transformou na principal incógnita dos usuários do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, que até agora não fazem ideia do quanto pagarão pela passagem, deverá ser discutida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso no próximo mês em Audiência Pública. O requerimento para o debate foi apresentado nesta quarta-feira (15) pelo deputado Emanuel Pinheiro (PR), que solicitou à Mesa Diretora que determine a realização da Audiência Pública no dia 24 de junho, às 14 horas, no auditório Deputado Milton Figueiredo, da Assembleia Legislativa.

COT da UFMT feito para Copa já tem destino após término do evento

Área da saúde. Este é o destino da estrutura interna do Centro Oficial de Treinamento da Copa de 2014 que está sendo levantado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) após o Mundial. Ele será utilizado como laboratório e salas de aula da área da Saúde. O COT é uma das exigências pedidas pela Fifa para a realização do evento. A capacidade é para 1,5 mil torcedores e será uma das duas unidades construídas – o outro COT será em Várzea Grande, no bairro do Pari. Uma pista oficial de atletismo também será feita de acordo com o padrão internacional. “Assim que a Fifa retirar os pés do COT nós vamos ocupá-lo. Ele vai dar suporte para diversos cursos de graduação e pós-graduação, inclusive de cursos que ainda não temos nos campus, como a fisioterapia, mas que planejamos implementar no futuro” diz Fabrício de carvalho, pró-reitor de cultura e extensão da UFMT e responsável pela comissão encarregada das obras da Copa do Mundo no campus.

Criação de Ceasa ajudará a cidade suprir déficit de alimentos durante a Copa


O Governo publicou nesta quinta-feira (16) no Diário Oficial a lei que autoriza a criação da Central de Abastecimento do Estado de Mato Grosso (Ceasa-MT). Esta central será de suma importância para a capital durante a realização da Copa do Mundo de 2014, pois um estudo já apontou que sem ela a cidade pode sofrer um déficit de alimentos.  O estudo realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) revelou este problema que Cuiabá pode enfrentar, já que os principais estados que abastecem a capital também vão receber o evento. Com isso seus produtos serão redirecionados aos centros atacadistas para abastecimento de suas cidades-sede. O déficit se daria pela concentração de muita gente em um só local – a expectativa é de que 70 mil turistas passem pela cidade durante os 30 dias do evento.

Mutirão de crédito ajuda comerciantes a se preparar para a Copa

Os pequenos comerciantes da Capital podem aproveitar a primeira edição do Mutirão do Crédito, no Centro Comercial Popular para se preparar para a Copa do Mundo 2014 que será realizada na capital. O mutirão tem como objetivo intermediar o acesso da população junto às instituições financeiras. “E mais a população, em geral, que desejar ter acesso ao crédito, sejam da zona urbana ou rural. A proposta é que estes pequenos comerciantes invistam em seus negócios e saiam da informalidade” disse Elias Alves de Andrade, secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico. “Já estamos nos preparando para a Copa do Mundo de 2014” disse o presidente do Centro Comercial, Aparecida Ribeiro de Oliveira.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet