Notícias / VLT

05/02/2014 - 15:54

Já são nove VLTs em Várzea Grande; mais quatro trens devem chegar nas próximas semanas; fotos

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Marcos Vergueiro/Secom

Já são nove VLTs em Várzea Grande; mais quatro trens devem chegar nas próximas semanas;  fotos
Com a chegada de mais quatro trens, nesta quarta-feira, ja são nove composições do VLT estacionadas no Centro de Manutenção, em Várzea Grande. Nas próximas semanas devem chegar a Cuiabá mais quatro unidades. A expectativa do governo é que apenas uma das linhas esteja pronta até a Copa do Mundo.

Veja mais:
Mais quatro composições do VLT chegam ao pátio do CM; veja o vídeo
Mauro Mendes afirma que VLT não terá sequer um metro de trilho pronto para rodar durante a Copa


Quatro unidades desembarcaram no CM nesta quarta-feira. Os trens saíram do Porto de Santos nos dias 28 e 29 de janeiro e chegaram ao Porto Seco de Cuiabá entre os dias 1° e 02 de fevereiro. Como na segunda remessa de trens foram necessárias 12 carretas para realizar o transporte dos veículos. Cada VLT foi dividido em três (3) partes, desde a fábrica na Espanha até o CM. Depois de chegar ao destino final, equipes especializadas da CAF Brasil fazem a acoplagem das três partes do veículo, transformando em uma composição completa.

As quatro novas composições já estão no Porto de Santos – chegaram esta semana – e aguardam o trâmite aduaneiro para que os VLTs sejam colocados nas carretas que farão o transporte até Cuiabá. Nos dois primeiros dias de fevereiro, a segunda remessa de trens chegou ao Porto Seco de Cuiabá. Como foram necessárias 12 carretas para realizar o transporte dos veículos, cada um deles foi dividido em três partes. Depois de chegar ao destino, equipes especializadas da CAF Brasil fazem a acoplagem das três partes do veículo, transformando em uma composição completa.

A logística será a mesma usada pela MAC Logistic no transporte dos primeiros trens, que chegaram em novembro do ano passado. Por segurança as carretas trafegam a uma velocidade média de 40 km/h e somente durante o dia. O percurso é acompanhado via satélite 24 horas por dia.

No total serão 40 VLTs entregues pelo Consórcio VLT para o governo do Estado. Segundo as previsões, o último lote do modal deve chegar à Cuiabá em maio. Cada VLT é composto por sete módulos, com capacidade para transportar até 400 pessoas (por veículo), sendo 77 sentadas.

Divergências nos discursos

O prefeito Mauro Mendes (PSB) causou certa polêmica ao afirmar que nem um metro sequer do novo modal estaria pronto para rodar durante o Mundial de 2014: “Torço para que fique pronto a tempo, mas acho muito difícil fazer uma obra desse tamanho em poucos meses“, afirmou ele.

Já o governo trabalha com a possibilidade de ter o VLT funcionando durante a Copa: “Estamos trabalhando com o VLT para conclusão até o Mundial da linha 1, do Aeroporto ao CPA, mas priorizando para que esteja em pleno funcionamento do Aeroporto ao Porto. Toda a implantação da via permanente já iniciou. Toda a parte de trilhos no centro de manutenção já está instalada e agora começa o lançamento dos trilhos na Avenida João Ponce de Arruda e FEB [vias próximas ao Aeroporto]. Portanto, a conclusão total é para dezembro”, explicou o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães. Atualizada às 19h34

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Flavio, em 06/02/2014 às 18:35
Mais vagões para se deteriorarem com o tempo. Tem gente que acredita que basta o vagão e trilho, para o VLT rodar. Uma olhadinha no anteprojeto já se percebe que falta muita coisa: sistema de alimentação elétrica (subestações exclusivas), sistema de sinalização (zonas de manobras), sistema de telecomunicação (terminais de integração) , sistema de bilhetagem (equipamentos leitores de cartões), sistema de controle (centro de operações), etc etc etc. Isso sem falar da interferências e obstáculos de execução como: imóveis a serem desapropriados, liberalização de área pelo Patrimônio Histórico, redes de telefonia, elétrica, solo argiloso, níveis de inclinação impróprios, etc. Mas....Prioridade é o vagão!! Foto do governador rindo com o vagão é sinônimo de voto dos inocentes eleitores de MT. Vou mais longe que o Prefeito: O VLT não anda nem meio metro até o final do ano!
por Revoltado, em 05/02/2014 às 18:41
Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.
por povo, em 05/02/2014 às 18:15
Vai servir para que. Acho que deveriam comprar um hidrotrem, he,he,he...
por Luis Berti, em 05/02/2014 às 17:29
PF - MP - STJ - STF - São Benedito só mesmo apelando para Santos, pois é uma enorme brincadeira e de muito mal gosto, tudo que estão fazendo com o povo de Mato Grosso. Gente nós sabemos e o próprio Prefeito Mauro Mendes, afirmou num programa de televisão que em junho não se liga nem as chaves do VLT. Então cabe a nós Cuiabanos e demais Matogrossenses, ver o sol e a chuva deteriorando os trens num pátio de manobra, coberto por ervas daninhas e sendo depredados por vândalos. Pois esses trilhos não vão levar a lugar nenhum nos próximos 12 meses e olha lá nos próximos 12. Então fica aqui a pergunta que não quer calar. "Onde essas composições vão trafegar"? Fica uma sugestão: Com algumas adaptações, grades nas janelas, daria para servir de prisão, para essa corja que estão delapidando o erário Matogrossense.
Sitevip Internet