Notícias / Copa 2014

16/07/2014 - 12:27

Jornalista não vê ofensa racista em festa alemã: "Provocação juvenil"

Sportv

  A festa de comemoração dos jogadores da Alemanha pela conquista do tetracampeonato mundial continua dando o que falar. Após alguns argentinos na imprensa e na internet terem considerado racista uma performance dos atletas europeus, em que comparavam como andavam cabisbaixos os "gaúchos" e como caminhavam eufóricos os alemães, um grande debate se formou para saber a real intenção dos novos campeões. Para o jornalista David Butter, presente na bancada do "Redação SporTV" desta quarta-feira, tudo não passa de uma "provocação juvenil".

- É uma brincadeira de torcida, feita em uma país que tem problemas por causa de uma ferida aberta (nazismo de Hitler no início do século XX). Qualquer manifestação mais exacerbada é considerado ultranacionalismo. A imprensa argentina, por exemplo, como o "Olé", que não é nenhum tratado de antropologia e não é um jornal politicamente correto, viu racismo nessa manifestação. As torcidas de clube fazem isso há anos. É só procurar os vídeos que têm na internet. Mas, eu encaro como uma provocação juvenil. Mas no caso da Alemanha, por ter sido perto do Portal de Brandemburgo, cheio de bandeira alemã, que é algo que há 20 anos não se via, tem toda essa repercussão - comentou Butter.

Para André Rizek, apresentador do programa, a reclamação feita pelos argentinos não pode ser relevada, em função justamente do histórico racista do diário "Olé", além de lembrar do comportamento dos jogadores alemães após o apito final do árbitro, que aplaudiram a equipe de Messi e cia.

- É mais um paradoxo. O "Olé" que chama os brasileiros de "macaquitos" e reclama de racismo dos alemães. No campo, os jogadores alemães fizeram um corredor e aplaudiram os argentinos. Foi uma cena muito bonita. Só que é o confronto mais repetido da história das Copas (sete), a final mais repetida (três) e há uma rivalidade mesmo entre alemães e argentinos - disse o apresentador.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet