Notícias / Mobilidade Urbana

22/05/2014 - 10:47

MPE notifica Secopa para que adote medidas emergênciais no ‘Morro do Despraiado’

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

MPE notifica Secopa para que adote medidas emergênciais no ‘Morro do Despraiado’
 A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) recebeu uma notificação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE) para que adote medidas emergenciais para minimização de riscos no “Morro do Despraiado”. O Grupo de acompanhamento das Obras da Copa (Geacopa) foi o responsável por comunicar a secretaria.

Veja mais:
Três famílias são retiradas da encosta do viaduto do Despraiado
Medidas para conter desmoronamento no morro do Despraiado têm de ser apresentadas até hoje

A notificação recomendatória foi expedida nesta terça-feira (20), pelo promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva. O MPE recomenda algumas ações no local, como: a limpeza e desobstrução das bocas de lobos existentes nas vias públicas no entorno do terreno, retirada do material que se encontra depositado no pé do talude sobre a canaleta de escoamento de água pluvial, isolamento ou demolição das casas existentes e a utilização das técnicas necessárias para evitar deslizamentos no local.

Consta no documento que a Secopa já teria adotado as providências necessárias para que uma licitação fosse realizada visando a contratação de uma empresa para realizar as obras no local. Porém, uma data ainda não foi especificada para que o problema seja resolvido no Despraiado.

“A morosidade no encaminhamento de soluções e o agravamento das chuvas acarretaram novos transtornos nas vias públicas da região, especialmente em virtude de alagamentos ocasionados pela movimentação de terra que sobrecarrega a drenagem existente numa das ruas laterais do viaduto”, alerta um trecho do documento.

Por fim, o documento do MPE destaca que há sérios riscos no local, inclusive à integridade e a vida das pessoas: “O incluso relatório técnico produzido por engenheiros e geólogos a serviço do Ministério Público não deixa dúvidas dos sérios riscos à segurança da população que circula no local, ante a instabilidade das condições do terreno e das estruturas das residências edificadas na localidade”.

Leia outras notícias do Mundial de 2014 no Olhar Copa
por dump, em 22/05/2014 às 20:28
Faz um levantamento sério, obras superfaturadas e de péssima qualidade não vale 70% do que pagaram!
por Thiago, em 22/05/2014 às 11:00
É um completo absurdo! Essa obra foi bradada como a primeira e "mais bem acabada" e nem o viaduto tem um acabamento que se preze. Agora o governo vai dizer que é preciso fazer nova licitação para fazer os reparos naquele morro quando deveriam notificar a própria empresa que fez o viaduto, já que isso é um defeito na obra. Mas de que forma esse pessoal vai ganhar dinheiro? Ainda mais agora que a casa está começando a cair, é preciso "raspar o tacho"...
Sitevip Internet