Notícias / Geral

23/05/2014 - 08:28

MT sobe no ranking da transparência da Copa, mas ainda tem muito a melhorar, diz Ethos

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

MT sobe no ranking da transparência da Copa, mas ainda tem muito a melhorar, diz Ethos
No ranking que mede a transparência nas obras da Copa do Mundo nas 12 cidades-sede do Mundial, Mato Grosso saiu da 12ª colocação (última), em 2013 e foi para a sexta colocação este ano. Embora os números sejam um indicador positivo no índice em comparação com a pesquisa anterior, a sede da Copa do Pantanal ainda tem muito a melhorar. É o que posiciona a pesquisa ‘jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios’ realizada pelo Instituto nacional Ethos e apresentada na tarde desta quinta-feira (22), no auditório do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) de Cuiabá.

Leia mais:
Relatório do TCE repercute na imprensa nacional; COTs não devem ficar prontos
MPE notifica Secopa para que adote medidas emergênciais no ‘Morro do Despraiado’

A aplicação foi apresentada pela coordenadora de projetos em políticas públicas do Instituto Ethos, Lisandra Arantes, que considerou a nota de Mato Grosso (50,26) como ‘dentro da média, mas ainda longe do ideal. Segundo ela, somou positivamente a favor de Mato Grosso a qualidade do portal da transparência. Por outro lado, o Estado precisa aprimorar os canais de informação e colocar mais documentos à disposição para apreciação. Já Cuiabá ficou com a quinta colocação entre as cidades, com a pontuação de 49,08%.

Dados do Instituto Ethos, através de seu portal na internet (www.jogoslimpos.org.br) apontaram que Pernambuco foi o campeão da transparência com uma pontuação de 70,16%. No outro extremo, o Amazonas foi o pior avaliado com um índice de 18.88%. A pesquisa abrangeu 90 questões e apontou que praticamente todos os estados apresentaram uma ‘evolução natural no índice de transparência’ com relação às obras da Copa do Mundo.

O Instituto Ethos idealizou a pesquisa de indicadores (uma espécie de questionário que pode ser respondido por pessoas que entram em portais de transparência). A finalidade é deixar um legado de transparência no setor público. A fonte das pesquisas foram os próprios portais de transparência dos Estados. Os resultados estão prontificados para órgãos controladores como os tribunais de contas, CREAs e ministérios públicos. “Esses dados são uma arma para os cidadãos e incomodam os gestores que foram mal avaliados”, observa a representante do Instituto Ethos.

Lisandra Arantes informou que os gestores do Estado e do município já foram notificados com relação aos resultados da pesquisa. Ela revelou que "o Governo do Estado apresentou uma resposta com relação à informação de transparência, fora do prazo de contestação, porém, houve uma realização". Por outro lado, o município não respondeu à informação, segundo a representante do instituto Ethos. .

O projeto Jogos Limpos constitui comitês nas 12 cidades-sede da Copa de 2014. Eles mobilizam e articulam entidades locais para monitorar investimentos na cidade, encaminhar demandas e reivindicações. Existem ainda três comitês nacionais, segundo que o primeiro deles é dedicado a auxiliar o projeto em questões jurídicas. O segundo reúne empresas investidoras e patrocinadoras da Copa 2014 e da Olimpíada de 2016. Por último há o Comitê Nacional de Coordenação e Mobilização que é responsável por acompanhar todas as atividades do projeto.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet