Notícias / Mobilidade Urbana

31/10/2013 - 08:12

Mais duas obras da Copa serão inauguradas hoje pelo Governo do Estado

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues

Ponte sobre o Rio Coxipó na rua dos Eucaliptos será enfim inaugurada na tarde desta quinta-feira

Ponte sobre o Rio Coxipó na rua dos Eucaliptos será enfim inaugurada na tarde desta quinta-feira

Ao invés de três que havia anunciado, apenas duas obras da Copa do Mundo serão inauguradas pelo Governo do Estado, na tarde desta quinta-feira (31), complementando a entrega do 'pacote' previsto para outubro. O governador Silval Barbosa vai cortar a fita e oficializar como inaugurada a ponte sobre o Rio Coxipó, na rua dos Eucaliptos, entre a avenida Fernando Corrêa da Costa e a Arquimedes Pereira Lima (antiga Estrada do Moinho).

Leia mais:
"Estamos vencendo", diz Silval ao inaugurar as três primeiras obras da Copa
Governo inaugura novas obras do Mundial nesta quinta-feira no Coxipó

Além da ponte, o governo fará também a entrega do prolongamento da Rua dos Eucaliptos, no bairro Jardim das Palmeiras, região Sul. Estava na programação para hoje a inauguração da avenida Juliano Costa Marques – proximidades do Pantanal Shopping –, no entanto, o Governo optou por deixar para entregar em novembro juntamente com o viaduto da Sefaz, já que esta obras tem localização muito próximas.

As duas obras farão a ligação entre as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Estrada do Moinho, facilitando o acesso a diversas regiões de Cuiabá, como o Coxipó e o CPA, passando pela avenida das Torres. A ponte foi executada pela construtora CIBE e custou R$ 3,9 milhões. Já o prolongamento da rua, que fica no bairro Jardim das Palmeiras, em Cuiabá, recebeu um investimento de R$ 1,7 milhão e foi executada pela empresa Base Dupla Serviços e Construções.

A solenidade inaugural no Jardim das Palmeiras deve ter início nas proximidades da ponte. Com 130 metros de extensão por 11,8m de largura, a ponte construída sobre o rio Coxipó vai beneficiar os moradores do Jardim Palmeiras, Parque Ohara, Chácara dos Pinheiros e demais bairros no entorno, além dos motoristas que diariamente trafegam pela avenida Fernando Corrêa e necessitam de alternativas para se deslocar em direção a pontos centrais de Cuiabá.

Para moradores do Jardim das Palmeiras, a ponte e o prolongamento são de grande importância para a região. O professor Oreste Preti, professor aposentado da UFMT, que mora no bairro há quase 30 anos, recorda do tempo em que o loteamento, que agora é um bairro. “Agora tem um vai e vem, mas tudo bem; até porque sempre percebi a necessidade de uma obra de urbanização próxima a esse rio e sempre fiquei na expectativa da construção dessa ponte”, conta ele.

O secretário ajunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander enfatiza que a ponte foi planejada para aumentar as opções de rotas alternativas e, consequentemente, dar vazão ao tráfego de veículos durante a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Depois da entrega deste primeiro ‘pacote’ das obras da Copa, o Governo do Estado vai tomar um ‘fôlego’ e iniciar a preparação da entrega das grandes obras como viadutos e trincheiras. Sete intervenções devem ser inauguradas em novembro, com destaque para os viadutos da Sefaz, Despraiado, UFMT, MT-040 e trincheira Ciríaco Cândia.

Até dezembro, o Estado pretende inaugurar as obras restantes. Devem ficar para 2014 o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ampliação do aeroporto Marechal Rondon e a trincheira Jurumirim. É possível que também fiquem para 2014 outras obras importantes como as trincheiras Santa Rosa e Verdão, Centro Oficiais de Treinamento (COT’s) e Arena Pantanal.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Roberto, em 31/10/2013 às 18:06
A avenida Juliano costa marques nao possui canteiro central proximo a receita federal e ao shopping...
por pantaneiro, em 31/10/2013 às 13:30
Beleza! E vamos que vamos!!! Em novembro/dezembro tem mais. É a capital pantaneira se atualizando se agigantando para desafios futuros!
por Ivan, em 31/10/2013 às 09:55
Boa esta obra, mas para os carros, os alunos do colégio Maria Dimpina na entrada do bairro na av. Pau Brasil, e os cadeirantes e deficientes que tem que ir ao posto do INSS, faz grande parte do percurso caminhando na rua, em meios os veículos que triplicaram com a ponte do rio Coxipó, obras boas são aquelas que beneficia primeiro a segurança dos pedestres, cadê as calçadas ao longo de todo o percurso????????. Risco a vida é inadmissível.
por Alex, em 31/10/2013 às 09:52
A avenida Juliano costa marques apresenta buracos, sem iluminaçao a noite, e cheia de mato.
por julio, em 31/10/2013 às 09:03
cade o ministério público para acompanhar as execuções das obras públicas,principalmente as da chamadas secopa pois muitas estão além de feia,estão uma porcaria, veja os viadutos os asfaltos não prestam,as trincheira na realidade são buracos,os prazos extrapolados. o transito caótico,o MP devia cobra dos responsáveis pelo transito , os amarelinhos,a PM estivessem de plantão nos cruzamentos na hora de pico,isso é um dever do MP fiscalizar e providenciar as punições. ao MP que ainda é esperança cobre deles
por Milton Dias, em 31/10/2013 às 09:02
Srs, essa Rua dos Eucaliptos já foi refeita 100%, na última semana surgiram mais 3 defeitos na pista e esta semana remendaram novamente, acontece que o serviço é tão porco, feito com materiais de péssima qualidade e por pessoas pouco caprichosas que o remendo vira quebra-molas, todo irregular, feio, um serviço de porco mesmo...é um nível de qualidade baixíssimo!
por antonio, em 31/10/2013 às 08:55
O governo não deu explicações do porque não inaugurar a AV JULIANO COSTA MARQUES. É porque ainda não esta concluída ? Não tem iluminação, galerias de esgoto...onde estão CREA, TCE, MPE....
Sitevip Internet