Notícias / VLT

09/01/2014 - 11:00

Mais quatro composições do VLT chegam ao pátio do CM; veja o vídeo

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução

Mais quatro composições do VLT chegam ao pátio do CM;  veja o vídeo
Já se encontram acomodados em trilhos no pátio do Centro de Manutenção (CM) de Várzea Grande, as quatro composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que chegaram na semana passada a Cuiabá. Sobre três carretas, os vagões ficaram por quase uma semana no pátio do Porto Seco (Distrito Industrial), aguardando desembaraço aduaneiro. Finalmente na manhã desta quarta-feira (08), o processo de desembaraço foi concluído. Por volta das 13 horas, as quatro composições foram transportadas para Várzea Grande. Agora, já são cinco composições sobre os trilhos assentados no CM.

Leia mais:
Secretário da Copa reconhece que VLT só ficará pronto no fim de 2014
Quatro novas composições do VLT já estão em Cuiabá

Idênticas à primeira composição, que chegou ao CM há dois meses (8 de novembro), os quatro trens do VLT que chegaram na semana passada não repetiram o ‘desfile’ que durou quase cinco horas por ruas de Cuiabá e Várzea Grande. Desta vez, os vagões foram transportados pela rodovia dos Imigrantes. Batedores, agentes de trânsito e policiais da Guarda Municipal de Várzea Grande acompanharam o traslado até sua chegada ao CM. Não foram registrados tumultos ou grandes congestionamentos. Não houve sequer anúncio de que os trens já estariam a caminho de Várzea Grande.

O processo logístico, elaborado e executado pela MAC Logístic, foi o mesmo do primeiro veículo, que chegou em Cuiabá no dia 6 de novembro. A empresa é especializada em logística integrada e carga de projeto, com 28 anos de mercado, e foi contratada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande. Os trens foram fabricados e embarcados pela CAF Brasil, uma das empresas integrantes do Consórcio VLT, e responsável pelo fornecimento do material rodante (trens e sinalização ferroviária).

Nesta segunda carga, os quatros VLTs foram divididos em 12 partes (sendo cada VLT em três partes), para serem embarcados no navio em containers especiais e posteriormente transportados por meio rodoviário. Por se tratar de um produto de alta tecnologia, com severas restrições de içamento e maior fragilidade das composições (feitas de ligas leves de alumínio), a empresa elaborou um projeto que não prevê içamento dos trens.

Os procedimentos de carregamento na Espanha, descarregamento do navio em Santos, a movimentação para as carretas e a descarga no CM foram feitos em plataformas preparadas com trilhos. Por isso, a empresa responsável pela logística adaptou trilhos nos mafis (espécie de contêiner), na plataforma dos caminhões e desenvolveu duas peças exclusivas: a mesa de transbordo (mafi-caminhão) e a rampa de desembarque (com aproximadamente 45 metros de extensão) usada no Centro de Manutenções.

Assim como na viagem do primeiro VLT, as carretas trafegaram apenas durante o dia, com uma velocidade média de 40 km/h e monitoramento via satélite 24 horas por dia, durante todo o trajeto. A distância entre Santos e Cuiabá é de aproximadamente 1.800 quilômetros. A carga chegou ao Porto Seco de Cuiabá no dia 31 de dezembro.

Com essa remessa chegam a cinco o número de trens trazidos pela CAF da Espanha para Cuiabá/Várzea Grande. Outros quatro já saíram do porto de Bilbao e novas cargas serão embarcadas até totalizar os 40 VLTs. Conforme o cronograma logístico, o último lote chegará a Cuiabá em maio de 2014.

Confira o vídeo:


Próximo lote – O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela implantação do novo modal do transporte coletivo na capital mato-grossense informou que mais quatro composições estão embarcadas em navio, a caminho do porto de Santos. Até o final do mês, os vagões deverão estar prontos para o transporte até Cuiabá. Até março, todos os trens adquiridos já deverão estar no país.

A perspectiva do Governo do Estado é de que até o final deste mês, os primeiros trilhos apareçam na região do aeroporto. O cronograma prevê a entrega do modal com seus dois ramais – Aeroporto-CPA e Coxipó-Centro – até o final deste ano. No entanto, o Governo admite que apenas um trecho (Aeroporto-Porto) deverá estar em funcionamento na Copa do Mundo.

O VLT cuiabano prevê um sistema com 40 composições de 44 metros cada. Cada uma destas composições comporta até 71 passageiros sentados. Com uma composição em tráfego por estação no intervalo de 3 minutos, nos horários de pico, haverá uma demanda de até 8 mil passageiros. O VLT conviverá com o trânsito em uma via prioritária, mas deverá respeitar a sinalização.

O novo sistema deverá contar com sinalizadores para sincronia com o tráfego normal de veículos. Assim, o VLT terá a prioridade de tempo nos semáforos. Um sistema matemático calculará o tempo para as composições alternarem velocidade e executarem cruzamento de vias sem a necessidade de parada.

A velocidade máxima pode atingir os 70 quilômetros por hora, mas a média deve ficar na casa dos 35 quilômetros horários, considerando as paradas em estações. Por ser um sistema que depende da energia elétrica (é alimentado por fiação aérea), o VLT está sujeito a ficar parado no caso de falta de luz.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa
por toninho, em 11/01/2014 às 15:42
Porque não mostram as ou o trem como apelidar.. as composições, porque é tanto nome que estão dando, pergunto é proibido mostrar ou fotografar as agora (05 composições nos trilhos) será que tem trilho só para A que aparece na FOTO?
por humberto, em 09/01/2014 às 14:25
Tenho uma ideia boa para o VLT, ja sabemos que nao funcionara ate a copa do mundo. porque nao colocam os carros do vlt em cima das carretas eas carretas fazem o trajeto que era para serem feitos por eles. E colocamos os politicos do mato grosso para iandarem neles e assim eles o inauguram. Pois e assim que estao fazendo com as obras p a copa do mundo, inaugurando sem estarem prontas...
por Luiz Carlos, em 09/01/2014 às 12:27
Fizeram uma barbaridade aqui na Avenida Coronel Escolastico cortaram todas as árvores, colocaram as cercas, tiraram o asfalto e agora na surdina desativaram o canteiro de obra como se nada tivesse acontecido e nenhum orgão da imprensa divulgou nada, é triste ver a nossa cidade nesta situação.
por jc, em 09/01/2014 às 11:59
Neste instante são 11:56, do dia 09\01\2014, uma quinta feita. O olhar direto agora já dá a noticia antes mesmo dela acontecer. As composições estariam no pátio por volta das 13:00, ou o reporter está no futuro escrevendo para o passado? por favor dá o numero da mega. _ _ _ ((( NOTA DA REDAÇÃO: como dito na matéria as composições foram transportadas no dia 08: "Finalmente na manhã desta QUARTA-FEIRA (08), o processo de desembaraço foi concluído. Por volta das 13 horas, as quatro composições foram transportadas" ))))
Sitevip Internet