Notícias / VLT

24/01/2014 - 15:20

Mauro Mendes afirma que VLT não terá sequer um metro de trilho pronto para rodar durante a Copa

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Arquivo/OD

Mauro Mendes afirma que VLT não terá sequer um metro de trilho pronto para rodar durante a Copa
A declaração do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes ao programa Conexão Poder da TV da Rondon (SBT), que irá ao ar neste domingo, de que ‘o VLT não vai rodar sequer um metro até a Copa do Mundo’, pode provocar polêmica e gerar um mal estar com o Executivo Estadual nas próximas horas.

Leia mais:
Secretário da Copa reconhece que VLT só ficará pronto no fim de 2014
Mais quatro composições do VLT chegam ao pátio do CM

Mauro Mendes afirmou ser engenheiro de formação e não entende como VLT, que vem sendo implantado há dois anos, terá um trecho pronto faltando menos de cinco meses para a abertura da Copa. “Torço para que fique pronto a tempo, mas acho muito difícil fazer uma obra desse tamanho em poucos meses“. No entanto, o prefeito concorda que "mesmo não rodando no período do Mundial, o novo sistema de transporte da capital vai funcionar e será um importante legado para a capital mato-grossense". Ele ainda destaca que quer as obras do VLT em consonância com o município no sentido de minimizar os transtornos.

Esta semana, o prefeito Mauro Mendes reuniu com 14 secretários e elencou uma série de compromissos visando preparar Cuiabá para a Copa do Mundo. O gestor pediu um plano de trabalho para as pastas que estarão diretamente envolvidas com o evento como as secretarias de Infraestrutura, Transportes, Trânsito, Turismo e Cultura. O propósito de Mauro Mendes é deixar Cuiabá preparada para o evento. Ele já avisou que quer a cidade pronta com antecedência.

Na vistoria que o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke fez a Cuiabá na tarde da última segunda-feira, o prefeito afirmou que "Cuiabá estará preparada e irá receber muito bem os turistas". A entrevista do prefeito ao Conexão Poder vai ao ar pela TV Rondon neste domingo após o programa Sílvio Santos.

Outro lado - Contatado pela reportagem do Olhar Copa, o gerente do consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, Fernando Orsini, que se encontra na Espanha, se esquivou de falar sobre o assunto. "Não estou sabendo disso e não tenho nada a declarar sobre esse assunto. Procurem a Secopa", sugeriu.

A Secopa - O secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães não foi localizado nesta sexta-feira para falar sobre as declarações do prefeito Mauro Mendes. Ele revelou, no início da semana que o novo modal de transporte da capital só ficará pronto em dezembro de 2014, noves meses após o prazo original previsto no contrato. A obra – que faz parte do pacote de 56 - é uma das principais realizadas pelo governo do Estado com vistas á Copa do Mundo de 2014 - e deverá ser a única que ficará para depois do torneio, segundo Maurício.

O secretário da Secopa disse que “estamos trabalhando com o VLT para conclusão até o Mundial da linha 1, do Aeroporto ao CPA, mas priorizando para que esteja em pleno funcionamento do Aeroporto ao Porto. Toda a implantação da via permanente já iniciou. Toda a parte de trilhos no centro de manutenção já está instalada e agora começa o lançamento dos trilhos na Avenida João Ponce de Arruda e FEB [vias próximas ao Aeroporto]. Portanto, a conclusão total é para dezembro”.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "12"

por José Mario Brandini, em 28/01/2014 às 08:41
V L T - Veículo Leve sobre Trilhos esta é a denominação do meio de transporte urbano no MUNDO TODO. Aqui em Cuiabá Valas Lentidão Tapumes
por Bruno, em 25/01/2014 às 17:20
E como no Brasil só fazem as coisas como deveriam depois da desgraça, tem que esperar descarrilhar p/ agirem como devem.
por Claudio, em 24/01/2014 às 19:15
Tenho certeza que o VLT NÃO fICARA pRONTO Até 2016, qUANTO MAIS EM 2014, Podem ter certeza que as Verbas destas Obras tem Destino certo , Fazendas e mineradoras em Nossa Senhora do Livramento , inclusive do Próprio Mauro Mendes, pois a Afirmação dele é Correta, Não se Iludam c/ o VLT ANTES DE 2016,Acordem??????
por Nícolas, em 24/01/2014 às 19:08
O VLT só contribuirá com a fluidez do trânsito por um período de dois primeiros anos após sua implantação, também sou engenheiro civil de formação, trabalhei na área de transito, o que “mata” o transito de Cuiabá são as quantidades incomensuráveis de semáforos, é um semáforo atrás do outro, Mauro Mendes como engenheiro eletricista deveria começar a pensar em implantar mais passarelas, tuneis subterrâneos para passagens de pedestres, como tem na nossa capital federal Brasília, fui lá recentemente pela 5ª. Vez e pude constatar que na cidade toda só há três semáforos, muitas passarelas e tuneis de 100 em 100 metros para os pedestres fazerem a travessia com segurança, alguns dotados inclusive de escadas rolantes, está na cara que o VLT de Várzea Grande será concluído primeiro que o de Cuiabá, primeiramente pelo fato do trecho ser menor e pelo fato político do Prefeito de V.G. ser do partido do Governador, mas o VLT tem muita propaganda em cima só será eficiente com diversas outras medidas, e não precisa ter curso superior pra ver que Cuiabá será um caos dentro em breve, a quantidade de carros que se põem nas ruas todo ano aumentam aos montes e nada é feito pelas nossas autoridades, e sobre os transportes coletivos, cadê nossos vereadores pra proporem ar condicionados em todos os ônibus, abrigos em todos os pontos de ônibus, acesso pra entrada e saída de ônibus em seus pontos, bagageiros internos para os trabalhadores e estudantes que viajam a pé poderem colocar suas pastas e mochilas,a legislatura atual dos vereadores e as duas últimas que não propõem nada, ou são incompetentes?
por Cuiabano, em 24/01/2014 às 19:06
Tem comentários falamando mal do Prefeito Mauro Mendes , ....só que ele está correto , esse VLT so roda em cima de caminhão ... quem vai arrumar essa bagunça será o Pedro Taques ....acorda MT.....
por Carlina Santos, em 24/01/2014 às 18:57
Acho que o prefeito nada tem contra Cuiabá, pois já fez muito mais do que o Galindo e WS em 1 ano de mandato. Agora quanto ao VLT, qualquer leigo percebe isso, quanto mais um profissional da área! É MUITO IMPROVÁVEL QUE O VLT começe a rodar até a Copa (abertura dia 13.06.2014), faltando pouco menos de 5 meses. Se verificar o andamento das obras apenas na região do aeroporto/zero km/av. fev, considerando que o mesmo somente irá chegar até o Porto para a Copa, É IMPROVÁVEL FICAR PRONTO ATÉ A COPA! Basta andar um pouco e verificar com os próprios olhos. Com relação aos demais trechos, nem se fala: av. do CPA e Prainha somente interdição e não tem ninguém trabalhando, na Av. Fernando Corrêa tá mais parado do que troco de árvore e por aí vai! AGORA, QUE VAI FICAR PRONTO EM 2014, ISSO VAI! TORÇAMOS PARA QUE FIQUE PRONTO PARA A COPA, MAS SE NÃO DER, O IMPORTANTE É FICAR PRONTO! O VLT é de Cuiabá e não da FIFA!!!
por Zé Mané, em 24/01/2014 às 18:19
Senhor Prefeito o que tens contra Cuiabá?! Esta torcendo para que o VLT fracasse!!! Sem contar que só foi o senhor assumir a prefeitura da Capital que suspendeu as obras do POERA ZERO!!!! Isso que é amar Cuiabá e sua gente!!!!
por Valdenir, em 24/01/2014 às 17:51
Com a realização das eleições majoritárias ainda esse ano eu creio que dinheiro não vai faltar pois a implantação do VLT vai produzir muitos votos da classe trabalhadora que sofre com o nosso serviço de transporte urbano. Tomara que os nossos governantes se unam para garantir esse beneficio para os cidadãos sofridos da baixada cuiabana. Que Deus nos abençoe e nos dê esse presente, nós merecemos ser mais felizes.
por Ademir, em 24/01/2014 às 17:33
Este secretário da SECOPA é muito fraco, até o gerente do Consórcio VLT não ta nem ai, não tem multa, não fazem cumprir o contrato, se tivesse igual em São Paulo um gestor sério que deu várias multas ao metrô por não andar no jeito certo, aqui não é a República das Bananas, comandada pelo nosso governador ausente Silval e seu hiper secretário Mauricio, uma vergonha, pelo menos 1 trecho devia por obrigação ser feito até a Copa, do aeroporto aos Hotéis na Av. do CPA, mas não tem jeito, falta pulso, falta competência.
por regina, em 24/01/2014 às 17:32
prefeito primeiro cumpri com suas obrigações antes de olhar para a casa do vizinho. vosso secretario padeiro é fraquíssimo. vc vai melhorar trocando esse sujeito..
Sitevip Internet