Notícias / Oportunidades

24/02/2013 - 11:23

Ministério da Justiça capacita agentes com foco na Copa 2014

Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução/Ilustração

Ministério da Justiça capacita agentes com foco na Copa 2014
Aproximadamente 390 servidores que vão atuar na segurança dos grandes eventos, marcados para acontecer no Brasil entre 2013 e 2016, estarão em sala de aula durante um mês. O ciclo de capacitação dá continuidade ao programa do Ministério da Justiça que já formou dois mil agentes de segurança pública para a Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo da Fifa 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.

A meta é qualificar 50 mil profissionais das polícias federal, rodoviária federal, militar, civil, dos corpos de bombeiros e de instituições parceiras. O conteúdo foi desenvolvido pela Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos (Sesge), estrutura do Governo Federal criada para planejar a segurança pública no país durante a realização dos maiores eventos do planeta.

Na próxima segunda-feira (25.02), em Brasília (DF), 24 policiais federais e estaduais, além de servidores da Receita Federal e de outros órgãos, farão o Curso de Gerenciamento de Controle de Fronteiras. Agentes de várias partes do país, que também são instrutores nos estados de origem, conhecerão durante dez dias ferramentas e técnicas para o eficiente controle de fronteiras internacionais.

As aulas sobre combate ao terrorismo serão ministradas por representantes da embaixada americana e os alunos aprenderão a identificar explosivos, além de materiais químicos, biológicos, radioativos e nucleares.

Também na segunda-feira, a Sesge e a Fundação Getúlio Vargas iniciam a preparação de outros 360 agentes que ocuparão posição estratégica durante a realização dos grandes eventos. Ao fim, as 12 turmas divididas entre Brasília e Rio de Janeiro (RJ) estarão aptas a coordenar, administrar e analisar cenários de segurança pública, além de oferecer respostas na área de inteligência, riscos, desastres e crises.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet