Notícias / Arena Pantanal

12/06/2013 - 12:58

Na Arena Pantanal, governador promete que vai acompanhar as obras; confira imagens

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues

Na Arena Pantanal, governador promete que vai acompanhar as obras; confira imagens
Uma visita guiada com o governador Silval Barbosa, o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, o deputado estadual J. Barreto e a imprensa, na manhã desta quarta-feira (12), marcou, em Cuiabá, a contagem regressiva de um ano para a abertura da Copa do Mundo no Brasil. Pela primeira vez, a imprensa teve acesso a todos os setores da arena, incluindo os setores Oeste e Norte, onde estão as obras do subsolo, camarotes vips e very vip.

A um ano do Mundial, obras da Copa ganham ritmo em Cuiabá e VG
Ações para a Copa do Mundo 2014 serão anunciadas pelo prefeito nesta quarta
Veja em vídeo as obras da Arena Pantanal a um ano da Copa do Mundo de 2014

Na visita, a gerência do novo estádio fez uma apresentação do estágio atual das obras, com destaque para a estrutura que está sendo montada para a instalação da cobertura, que passou a ser o centro das atenções. Após conhecer o setor de arquibancadas norte com explanação em áudio dos serviços que já foram realizados e estão em andamento, os visitantes se dirigiram para um dos camarotes onde aconteceu entrevista coletiva com o governador Silval Barbosa e o secretário da Secopa, Maurício Guimarães.

O governador Silval Barbosa ressaltou seu otimismo com a conclusão da obra até outubro deste ano, dentro do cronograma acertado com a construtora Mendes Júnior. “Não tenho dúvida de que esse prazo será cumprido . Estou muito tranqüilo em relação a este estádio que agora está na fase de acabamento. Também vejo tranqüilidade no cumprimento dos prazos. A partir de agora, vou acompanhar de perto o andamento das obras”, assinalou o governador.

Se afirmando impressionado com a grandeza da obra, Silval Barbosa acredita que Cuiabá terá uma das arenas mais bonitas do país na Copa do Mundo de 2014. “Estou certo disso e muito confiante. E mais: a Arena Pantanal será um orgulho para os mato-grossenses. Ao contrário do que muitos pensam, não será elefante branco, mas um palco de grandes acontecimentos.

O secretário da Secopa, Maurício Guimarães reafirmou que o prazo de entrega da arena será cumprido. “A obra ganhou celeridade com a contratação de novos trabalhadores. Já são 1.350 operários trabalhando na obra atualmente e esse número deve chegar a 1.600 nas próximas semanas”, observou Guimarães, lembrando que o terceiro turno já é praticado na obra. No entanto, ele reconheceu que ainda há déficit de operários em outras obras.

O secretário ainda destacou que está praticamente definida a programação de inauguração da Arena Pantanal com quatro eventos. Um deles, é um quadrangular envolvendo equipes do próprio Estado. Também estão no roteiro a realização de um jogo com um grande clube do futebol brasileiro, realização de um show nacional e ainda um amistoso da seleção brasileira no mês de novembro.

"Vamos renovar o orgulho por sediar a Copa. Reforçar o sentimento que tivemos quando Cuiabá foi anunciada como sede, pois teremos a oportunidade de divulgar nossas belezas naturais e a cultura mato-grossense", acrescenta o secretário.

A Arena Pantanal

O detalhamento dos locais apresentados à imprensa

Entrada: O início da visitação ocorreu pelo portão 4, onde foi montada uma tenda para entrega de Equipamentos de Proteção individual (EPI´s) – botas e capacete. No local também foi entregue rádios transmissores para profissionais da imprensa.
Nível 10: Neste primeiro ponto, houve a apresentação do sanitário e lanchonete. No mesmo local, os jornalistas verificaram o início da aplicação de poliureia (produto impermeabilizante) na arquibancada, onde também será montada a estrutura para imprensa durante a Copa do Mundo.

Nível 00: Após o retorno para o setor Oeste, a visita seguiu para o nível 00, onde estarão os vestiários, acesso ao campo e ao espaço vip welcome desk. Neste último local, os convidados Very VIPs chegarão de carro, com manobristas que cuidarão do estacionamento dos veículos. Durante os jogos, a locomoção dos convidados do nível 00 para o 20, onde foram construídos os camarotes, será feito por elevador.

Nível 20: Os jornalistas tiveram acesso a este local para a apresentação do Lounge Hospitalidade e o Lounge Vip - que são dois camarotes mais amplos - e o do camarote VeryVIP (VVIP), criado para atender autoridades ligadas às seleções que disputarão a Copa.

Nível 30: A subida permitirá a visualização do local destinado à Área de Mídia e ao Centro de Comando de Operações (CCO), onde o controle das imagens das câmeras de todo o estádio será feito. Em seguida, retorno para o café da manhã.

Medição

O estádio, que está com 67% da sua obra finalizada (medição referente ao mês de abril), receberá o primeiro jogo do Mundial no dia 13 de junho, às 18 horas. Como teste, entre os meses de janeiro e março, o estádio receberá três eventos que serão avaliados pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Atualmente é possível verificar na parte externa do estádio o início das obras da área de lazer, que inclui o restaurante, escalinata e passarelas. O trabalho de terraplanagem da área externa já teve início próximo ao ginásio Aecim Tocantins e será ampliado conforme evolução no canteiro de obras.

Na parte interna, o formato dos 97 camarotes já é visível. As instalações hidrossanitárias, elétricas, incêndio, dutos de ar condicionado, assentamento de cerâmicas nos banheiros e estruturas metálicas da fachada lateral também seguem avançando. As arquibancadas, por sua vez, estão em fase de impermeabilização para posterior instalação das 44.336 mil cadeiras. No último mês de execução da obra, em outubro, a Mendes Júnior informa que serão concluídos o gramado, o paisagismo, os camarotes, as pinturas externas e internas.

Pórticos - A instalação dos oito pilares pórticos, equivalente a um prédio de 13 andares, que sustentarão a cobertura da Arena Pantanal foi finalizada nesta semana. O lançamento das vigas metálicas sobre os pilares, em forma de> trave, é a próxima etapa a ser iniciada, com término previsto para agosto.

Localizados entre as arquibancadas, o projeto de tais estruturas metálicas vazadas permite que haja ventilação e uso reduzido de energia elétrica com os aparelhos de ar-condicionado.

Grama - Mais de duas mil mudas de espécies regionais estão sendo plantadas na Arena Multiuso Governador José Fragelli, a Arena Pantanal, no espaço que compreende a área verde.

por ivone avelino, em 23/09/2013 às 18:17
cada x q vejo esta obra sinto q vcs ai estão com muita garra e vontade de finalizar este monumento maravilhoso para este povoque realmente merece q jesus os abencoi
Sitevip Internet