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26/01/2014 - 15:15

Na incerteza da conclusão, pagamentos dos empréstimos das obras do VLT seguem por mais 3 décadas

Katiana Pereira - Olhar Direto

Foto: Arquivo/OD

Na incerteza da conclusão, pagamentos dos empréstimos das obras do VLT seguem por mais 3 décadas
O Portal Transparência do Governo Federal informa que as obras para implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande estão 41% concluídas. Em outubro de ano passado, o governador Silval Barbosa admitiu em entrevista coletiva que a obra do VLT está atrasada com a possibilidade de entregar pelo menos o trecho (Aeroporto-CPA) para o Mundial de Futebol de 2014.

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O mesmo portal revela que os empréstimos bilionários, na ordem de R$1,47 bilhão, contraídos a execução do projeto do modal devem ser quitados até 2043. O montante foi parcelado com o Estado junto à União e que será parcelada ao longo de 20 a 30 anos.

O Portal da Transparência informa ainda que dos R$ 1,47 bi o Estado já utilizou R$ 586 milhões. A última liberação de recurso foi no dia 29 de novembro de 2013, quando foram disponibilizadas uma parcela de R$ 29.654.147,41 e outra de R$ 1.058.805,08 para custeio de despesas do VLT.

A obra – a principal intervenção urbana que está sendo feita em Cuiabá para a Copa – é um sistema de 23 quilômetros de linhas de trem que formam o desenho de um “Y'' na cidade.

Os trabalhos começaram somente em agosto do ano passado, sendo que o Brasil possuía um plano de mobilidade para Copa com obras e recursos disponibilizados desde janeiro de 2010.

O VLT terá 33 estações em duas linhas troncos e a maior vai ligar o CPA ao Aeroporto. Outra linha sairá da Avenida Fernando Correa da Costa até a Praça Bispo Dom José, na Avenida da Prainha, onde haverá integração entre as duas linhas. Serão 22,2 quilômetros de trilhos.

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por Carlos Nunes, em 27/01/2014 às 11:02
Com o VLT nós vamos ficar num "monopólio lascado, e dependentes dos espanhóis eternamente, pois são eles que tem essa tecnologia". E teve um Doutor em Mobilidade Urbana, que deu uma entrevista e disse que tinha para Cuiabá um plano de mobilidade de ALTA EFICIÊNCIA e BAIXO CUSTO. Ora, todo mundo sabe que as melhores soluções são sempre as mais simples quando o negócio complica muito não dá certo - LÁ NA FRENTE, o que vai fazer o negócio fracassar vai ser o tal do Custo de Manutenção. Um Doutor da UFMT já disse que o VLT completo vai custar mais de 3 BILHÕES DE REAIS. Gostaria de saber Em Quantos Milhões de Reais vai ficar só O SEGURO DO VLT? Só a análise desse simples detalhe vai dar uma amostra de quanto o cuiabano vai desembolsar ao longo dos anos. Campinas-SP. já teve o VLT por 5 anos e desistiu do negócio se fosse tão bom, como diz a propaganda marketeira do governo, Campinas teria um montão de VLTs.
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