Notícias / Geral

05/10/2013 - 11:40

No principal fato da semana da Copa, Secopa cancela compra das cadeiras da Arena

Darwin Júnior - Da Redação

Foto: Edson Rodrigues

Arena Pantanal chegou a 85% da conclusão, segundo dados da Secopa-MT

Arena Pantanal chegou a 85% da conclusão, segundo dados da Secopa-MT

Sob suspeita de sobrepreço e pressão do Ministério Público Estadual (MPE), o Governo do Estado decidiu cancelar o contrato de aquisição de 44,5 mil cadeiras da empresa Kango Brasil. Ao fazer o anúncio, na tarde da última terça-feira (01), o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães informou que uma nova licitação será feita nos próximos dias. Esse foi o principal fato da semana da Copa que ainda teve outros acontecimentos de relevância, como a publicação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), do relatório exclusivo para a Arena Pantanal no início da semana. Desta vez sem apontar o percentual executado da Arena, o TCE se limitou a informar que a obra ainda está sob atraso alarmante e que será necessário forçar muito o ritmo para que o estádio seja entrega em dezembro, como determinou a Fifa. Na apresentação do relatório, o conselheiro Antonio Joaquim sugeriu à Secopa colocar um 'xerife' na Arena. Outro fato que chamou muito a atenção foi a verificação de falha na obra do viaduto da Sefaz. O elevado apresentou depreciação no asfalto após um teste de frezagem e uma parte da estrutura deverá ser restaurada para entrega. Ainda nesta semana, o secretário da Fifa, Jérome Valcke confirmou sua vinda a Cuiabá, para a próxima terça-feira, acompanhado do ministro Aldo Rebelo e os ex-jogadores Bebeto e Ronaldo. Faltando 250 dias para a Copa do Mundo, As obras seguem em bom ritmo em Cuiabá e Várzea Grande. Confira abaixo os fatos que marcaram a semana da Copa na capital:

SEGUNDA-FEIRA (30 DE SETEMBRO DE 2013)

Evento em MT discute ações para o turismo visando a Copa 2014


Em mais uma oportunidade para apresentar os desafios e soluções para o turismo em Cuiabá e Mato Grosso especialmente no momento da Copa do Mundo, a Confederação Nacional do Comércio promoveu entre os dias 26 e 29 de setembro, em Mato Grosso, o Seminário “Novo Programa de Regionalização do Turismo: Desenvolvimento Turístico Regional no Brasil”. Este evento ocorreu na Estância Ecológica Sesc Pantanal, localizada no município de Barão de Melgaço e foi realizado em parceria com as Comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal; de Turismo e Desporto; e de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados.

Sem obras inauguradas em setembro, Governo agora terá que enfrentar chuvas

A segunda-feira (30) amanheceu chuvosa em Cuiabá e trouxe uma situação de contraste. Enquanto ameniza o calor e agrada a população cuiabana, preocupa o Governo do Estado, especialmente no tocante ao cronograma das obras da Copa do Mundo. Fechando o mês de setembro sem inaugurar uma obra da Copa e ciente de que as chuvas irão se intensificar nos próximos dias, o Governo deverá se concentrar a partir de hoje em seu ‘plano de ataque’ para evitar maiores atrasos. O secretário Extraordinário da Copa, Maurício Guimarães, declarou há alguns dias que sua pasta está organizando um ‘plano de ataque’ para enfrentar a situação. “Não haverá atrasos nas obras da Copa por causa das chuvas e nem vamos admitir esse tipo de desculpa”, declarou Guimarães, ressaltando que estão sendo planejadas ações para evitar maiores atrasos.

Assaltantes roubam arma de segurança da Arena Pantanal

Dois assaltantes que ainda não foram identificados pela polícia renderam dois seguranças da Arena Pantanal em plena luz do dia e levaram uma arma calibre 38. O assalto que ocorreu neste final de semana, chamou a atenção pela ousadia dos bandidos. Segundo informações da Polícia Civil, a ação foi muito rápida. A dupla estacionou em frente às obras da Arena, invadiu a área do canteiro e dominou os dois seguranças. Em questão de segundos, os ladrões deixaram o local e saíram em alta velocidade em um gol branco. Na ação, não houve troca de tiros e nenhum dos seguranças foi ferido. Além da arma, os bandidos levaram um rádio de comunicação interna HT. A polícia prometeu investigar o caso.

Arena Pantanal não terá total acesssibilidade, aponta relatório do Crea

Um relatório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea/MT) apresentou que a Arena Pantanal – palco de quatro jogos da fase de grupos da Copa do Mundo de 2014 – não terá acessibilidade satisfatória. Entre os problemas estão falta de acesso ao estádio, mapa tátil e vagas acessíveis para idosos. O Crea busca com esses relatórios não só verificar o legado que será deixado por obras como a Arena e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), mas também para que as intervenções sejam concebidas com qualidade, mobilidade e principalmente, acessibilidade.

TCE diz que Arena corre sério risco de não ficar pronta em dezembro e recomenda ‘xerife’

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou na tarde desta segunda-feira (30) mais um relatório da Copa do Mundo de 2014. Desta vez sobre o andamento da construção da Arena Pantanal. Segundo o conselheiro, obra corre risco de não ficar pronta a tempo. Percentual do estádio não será mais divulgado pelo TCE. “A obra está muito preocupante, está sob sério risco de não ficar pronta em dezembro. O prazo dado de outubro é impossível. Para ser concluída precisam ser feitas medidas enérgicas do governo. É necessário colocar um ‘xerife’ dentro da arena para acelerar a obra”, disse o conselheiro Antonio Joaquim. No relatório sempre era divulgado o percentual de conclusão da obra, porém com a entrada de novos contratos – Tecnologia da Informação (TI) e o das cadeiras – o tribunal decidiu não mais divulgar os números. Serão feitas apenas ressalvas sobre o estádio, na parte das ouras obras, os dados continuam iguais.

Concurso ‘Musa do Pantanal’ conhece mais três finalistas

no município a quarta etapa do concurso Musa do Pantanal. O evento, que serviu para a definição das três representantes da região Norte 1, foi abrilhantado com a presença do ator global Carlos Machado, o Inácio da novela ‘Amor à Vida’. O concurso - que terá a realização da etapa final em Cuiabá no ano que vem - conheceu no final de semana três representantes da região. A eliminatório aconteceu no clube Magesti. Concurso irá eleger a representante da beleza mato-grossense na Copa do Pantanal. Santa Rita do Trivelato vai contar com duas representantes. Tailine Bassani conquistou os jurados e ficou com a primeira colocação. Jaqueline Becker ficou em segundo e por fim Kelly Beté, representante de Boa Esperança do Norte (região de Sorriso), garantiu o terceiro lugar. No dia seguinte, a Secopa publicou que a Arena Pantanal chegou à marca de 85% de obra concluída.

TERÇA-FEIRA (01 DE OUTUBRO DE 2013)

Avenida Getúlio Vargas será a próxima a ter corredor exclusivo para ônibus e táxis

A Prefeitura de Cuiabá está ampliando paulatinamente o número de avenidas que terão corredores exclusivos de ônibus e táxis na Capital. A próxima área a ter a medida implantada será a Avenida Getúlio Vargas. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) dará início à implantação ainda em outubro deste ano. O estacionamento do lado direito das vias, assim que conclusa a faixa exclusiva, ficará proibido – e os veículos que forem flagrados trafegando pelo local serão multados e até mesmo guinchados. Está já é a segunda etapa da via exclusiva. A primeira foi feita na Avenida Isaac Póvoas, em setembro. O objetivo é minimizar os impactos com os transtornos no trânsito com as obras da Copa do Mundo. Durante os primeiros dias da instalação do corredor exclusivo, os agentes de trânsito (amarelinhos) realizarão um trabalho de orientação aos motoristas.

Deputados vistoriam obras da Copa em Cuiabá e solicitam relatório

Deputados das comissões de Infraestrutura Urbana e Transportes e Acompanhamento da Copa do Pantanal visitaram, na manhã desta terça-feira, mais duas obras da Copa do Mundo em Cuiabá, nas proximidades da Arena Pantanal. A vistoria se concentrou nas trincheiras do Verdão e Ciríaco Cândia (Mário Andreazza). Ao final, o presidente da comissão de Infraestrutura, deputado Sebastião Rezende (PR) solicitou o relatório das duas obras contendo dados detalhados sobre seu andamento. O relatório será objeto de análise pelas duas comissões juntamente com o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) para análise do prazo e cumprimento do cronograma. Segundo o deputado Sebastião Rezende, “o avanço das obras foi verificado, mas será necessário avaliar o relatório para checar o andamento de cada uma”.

Audiência discute projeto de mobilidade na região do Porto

A audiência pública para apresentar uma proposta de acordo em uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público sobre a venda Rua Tufik Affi para o Atacadão em 2009, foi realizada nesta segunda-feira (30). O que está sendo proposta é que a empresa seja reposicionada para que fiquem disponíveis 11 mil metros quadrados a frente do local – avenida XV de Novembro – onde será construído o terminal de integração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e os ônibus. Mais R$ 5,5 milhões serão destinados para o Projeto de Revitalização do Porto, assim como a transformação da rua em um calçadão. Foram apresentados durante a audiência pelos representantes e técnicos da prefeitura de Cuiabá e do Governo do Estado, o projeto-executivo e os resultados de estudos técnicos que descartam o impacto ambiental na execução das obras de mobilidade urbana na localidade.

Secopa cancela compra de cadeiras da Arena e anuncia nova licitação

Em entrevista coletiva no fim da tarde desta terça-feira (01), o secretário Extraordinário da Copa do Mundo (Secopa-MT), Maurício Guimarães, anunciou que o contrato para compra das cadeiras da Arena Pantanal foi anulado. Uma nova licitação será feita em caráter emergencial através de um pregão presencial ainda esta semana. O secretário ainda tratou de negar o superfaturamento na aquisição dos assentos: "Repito: não havia superfaturamento, o diferencial era a qualidade das cadeiras. A Secopa apenas seguiu o conceito do projeto, que é de construção de um estádio de qualidade", disse ele, se referindo ao valor das novas cadeiras. O orçamento de R$ 19,4 milhões previa a instalação de 44,5 mil assentos e armários na Arena Pantanal. Esse valor é bem superior ao praticado no estádio Mané Garrincha, de Brasília, onde foram gastos R$ 12,6 milhões para a instalação de 70 mil cadeiras.

Arena Pantanal chega a 85% da conclusão, informa a Secopa

A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), informou, no final da tarde desta terça-feira, que a Arena Pantanal, palco de quatro jogos da Copa do Mundo Fifa, fechou o mês de setembro com aproximadamente 85% das obras concluídas. Com diversas frentes de trabalho em andamento, reunindo 1.750 operários, o novo estádio deve ser concluído em dezembro deste ano, segundo o cronograma publicado pela secretaria. A inauguração está prevista para a segunda quinzena de janeiro do próximo ano. Registrando avanço nas obras, a Secopa informa que as frentes de trabalho atuam hoje no acabamento dos banheiros, com assentamento de cerâmicas, instalação de sanitários, torneiras, mictórios, cobertura das arquibancadas, preparação do campo de futebol, fixação de vidros, camarotes, testes em elevadores e paisagismo.

QUARTA-FEIRA (02 DE OUTUBRO DE 2013)

Falta de sinalização adequada e proteção provocam acidentes nos canteiros de obras da Copa


A falta de sinalização adequada, iluminação, proteção e conservação das vias têm provocado um número de acidentes cada vez maior nas áreas próximas das obras da Copa do Mundo e até mesmo dentro dos canteiros. Nas últimas semanas, com a abertura dos trabalhos da via permante do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nas avenidas Rubens de Mendonça (CPA) e Tenente Coronel Duarte (Prainha) houve um expressivo aumento no registro de ocorrências de pequenos acidentes devido ao estreitamento das vias e, principalmente, a ausência de alertas para motoristas nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Com mais de 20 grandes obras – são trincheiras, viadutos, alargamentos, duplicações e implantação da via permanente – sendo executadas ao mesmo tempo e mais de 30 frentes de trabalho atuando em pontos de forte concentração no tráfego de veículos, ficou complicado dirigir na capital. Mais do que redobrar a paciência, os motoristas precisam ter muita atenção e cuidado com acidentes.

Em meio a turbulência, Arena recebe visita de Jérôme Valcke na próxima semana

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke virá a Cuiabá na próxima terça-feira (08) para visitar in loco as obras da Arena Pantanal. A vistoria acontecerá em momento de turbulência para a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) após o cancelamento da compra das cadeiras e anúncio de nova licitação. A visita está programa para a parte da manhã na capital. Por enquanto o que se sabe é que o secretário da Fifa irá visitar apenas o estádio que será usado durante a Copa do Mundo de 2014. Devem ainda ser visitadas entre os dias 7 e 10 de outubro as cidades de Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ). Na capital carioca acontecerá um Encontro dos Diretores do Comitê Organizador Local. Um dos assuntos abordados será o orçamento da competição, já que o valor repassado pela Fifa foi considerado insuficiente.

Cuiabá continua sendo a pior das 12 sedes da Copa em saneamento básico

Com problemas crônicos e insuficiência em grande parte de sua rede de esgoto, Cuiabá mantém um título indigesto: o de capital que tem o pior saneamento básico do Brasil entre as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. É o que revela a pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil que apontou, em seu estudo divulgado nesta terça-feira (01), que apontou Cuiabá na 55ª colocação no ranking de qualidade no serviço de esgoto entre 81 cidades com mais de 300 mil habitantes. Ao direcionar para a região Centro-Oeste, o estudo aponta que Cuiabá está 41 posições atrás de Goiânia, a 11ª do ranking e 19 postos atrás de Campo Grande, que aparece em 36º lugar. Nesse ranking, a capital federal Brasília está em nono lugar. O estudo foi baseado em pesquisas e análises dos sistemas de esgoto entre os anos de 2003 e 2008, a partir dos números publicados pelo Ministério das Cidades colhido junto às prefeituras.

QUINTA-FEIRA (03 DE OUTUBRO DE 2013)

Viaduto da Sefaz apresenta falha e asfalto terá que ser refeito


A princípio considerada a mais adiantada obra da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá, o viaduto da Sefaz não deve ser entregue tão cedo. A obra, que estava praticamente pronta e já estava inserida em uma agenda para inauguração, deverá ter uma parte da estrutura refeita. Motivo: há suspeita de que o asfalto utilizado esteja fora das especificações do contrato. Apenas nesta quinta-feira (3) a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa-MT) deve tomar ciência do que aconteceu no viaduto, cujo asfalto já teria apresentado uma fissura. Uma contraprova do asfalto utilizado na pavimentação será apresentada hoje. Em uma avaliação rápida, técnicos da secretaria reprovaram o resultado dos trabalhos. Com a contraprova será possível avaliar que medidas serão necessárias para readequar a obra. A obra do viaduto da Sefaz, com 278 metros em forma de ferradura, é de responsabilidade do consórcio VLT Cuiabá

Cuiabá não corre risco de ficar fora da Copa por causa de cadeiras, garante COL

O Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo desmente com veemência a falsa notícia de que Cuiabá estaria correndo o risco de perder a condição de uma das sedes da Word Cup Fifa 2014. O tema foi cogitado sobre uma suposta viagem às pressas do secretário Maurício Guimarães, titular da Secretaria da Copa do Panatnal (Secopa), para o Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (3/10), onde possivelmente iria tratar de um assunto. O Comitê Organizador Local (COL) da Copa explica que todos os presidentes de sedes foram chamados ao Rio para uma reunião de rotina, que acontece periodicamente ,entre os secretários e responsáveis pelo acontecimento do evento futebolístico. Representantes do COL ainda foram mais enfáticos em dizer que todos os gestores de obras referentes a Copa 2014 irão participar. É certo, inclusive, que o assunto das cadeiras da Arena Pantanal deverá ser tratado. Porém, não sabe qual ênfase será dada, mas nada gira em torno de uma perda de sede.

Mauricio Guimarães participa de reuniões no COL

Afirmando que sua agenda trata de assuntos logísticos e reuniões pré-agendadas desde 23 de setembro, o secretário Mauricio Guimarães participa de reunião na sede do Comitê Organizador Local (COL), no Rio de Janeiro (RJ), hoje e amanhã (3 e 4), com representantes das 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA de 2014. Esta reunião é a primeira de uma série que o COL promoverá ao longo de 2013 e 2014, com o intuito de acompanhar uma pauta de ações gerais que são comuns a todas as sedes, a fim também de conferir visibilidade do andamento das ações de planejamento de todas as sedes. Maurício Guimarães irá participar, nestes dois dias, de reuniões que tratarão sobre o cronograma geral de ações, planejamento das ações complementares, infraestrutura e telecomunicação, disponibilidade e preparação das áreas de broadcast, limpeza e gestão de resíduos, campos oficiais de treinamento e status da aprovação da vigilância sanitária.

Deputado insiste em retomada da duplicação da rodovia Cuiabá-Chapada

Considerada de grande importância para o turismo durante a Copa do Mundo de 2014, a rodovia Cuiabá-Chapada dos Guimarães, voltou à pauta com perspectiva de avanço. Em audiência com o secretário de Transporte e Pavimentação Urbana Cinésio de Oliveira, o deputado Emanuel Pinheiro (PR), recebeu cópia do projeto da duplicação da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251). O documento trata do trecho que liga o trevo do Lago do Manso até Chapada dos Guimarães. Foi apresentado ao parlamentar, também o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), protocolado na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), na última quinta-feira (26), em Brasília. Estiveram presentes representantes da Associação Pró-Desenvolvimento de Chapada (APRODEC). “O estudo contendo o impacto ambiental era bastante esperado por todos nós.

Visita de Valcke à Cuiabá, terá presença de Aldo Rebelo, Ronaldo e Bebeto

A visita do secretário-geral da Fifa, em Cuiabá, foi confirmada pela Fifa. Como adiantado nesta quarta-feira (02) pelo Olhar Copa, Valcke deve visitar as obras da Arena Pantanal na terça-feira (08). Visita acontecerá em momento de turbulência no estádio. Na segunda-feira (07) o secretário-geral deve desembarcar na capital mato-grossense e participar de uma reunião com o governado Silva Barbosa (PMDB) e com o prefeito Mauro Mendes (PSB). Valcke estará acompanhado do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e também dos ex-jogadores e membros do Comitê Organizador Local-COL, Ronaldo e Bebeto.

Deputado lamenta que MT desperdiça oportunidade e alerta para vexame no turismo

Com um vasto potencial turístico e muitas riquezas naturais, Mato Grosso não está aproveitando a janela oferecida com a Copa do Mundo e está desperdiçando uma oportunidade única. A avaliação é do deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP) que lamentou, nesta quinta-feira, o fato de Mato Grosso estar sendo extremamente favorecido com a realização do Mundial e não tratou o turismo com a prioridade que merece. Para o deputado, que ainda alertou para o risco de um vexame durante o Mundial, Mato Grosso parece estar abrindo mão do que seria o principal legado pós-Copa. O deputado Ezequiel Fonseca lembrou que a Copa deve atrair a Cuiabá cerca de 70 mil turistas que virão ávidos por conhecer as belezas naturais do Estado e poderão ter uma forte decepção. “Está sendo cometido um grande erro estratégico a respeito do nosso desenvolvimento econômico, ao não se investir corretamente no fortalecimento do turismo para aproveitar a realização da Copa”.

SEXTA-FEIRA (04 DE OUTUBRO DE 2013)

Equipe do Cepromat conhece estrutura de Tecnologia de Informação


Diretores do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat) realizaram uma visita técnica às obras da Arena Pantanal, juntamente com uma equipe de servidores , nesta quinta-feira (03/10). Na visita o grupo assistiu a um vídeo que abordou desde a fundação do estádio Governador José Fragelli (Verdão) até a maquete virtual da arena com as últimas informações sobre a construção. Os técnicos também conheceram a estrutura interna e externa do Complexo e acompanharam o andamento dos projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) sob a orientação de uma equipe técnica da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa). “Como o Cepromat é responsável pelo suporte técnico à Secopa nos projetos de TIC viemos acompanhar de perto todo o processo para garantir um serviço de qualidade e dentro dos padrões estabelecidos pela Fifa”, explicou o diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Djalma Soares.

Consórcio se defende e anuncia recuperação de área afetada no viaduto

No ‘olho do furacão’ após denúncia de depreciação de asfalto no viaduto da Sefaz, o consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande informou que neste final de semana estará realizando os trabalhos de correção de área sobre o elevado que foi afetada após uma operação para melhorar ajuste da junta de dilatação. Assegurando que trata-se de uma operação simples, o consórcio adiantou que no início da próxima semana o viaduto estará pronto com iluminação e sinalização. A diretoria do consórcio fez questão de esclarecer que o trecho citado e fotografado pelas reportagens se referem a uma fresagem fina realizada na semana passada num trecho do pavimento do viaduto próximo à cabeceira de acesso, visando permitir melhor interseção do pavimento existente (pista da avenida) com o pavimento do viaduto, para oferecer mais segurança aos condutores. Fora a área que passou pela fresagem, o restante do pavimento está em ordem e não terá alterações, segundo informações da assessoria do consórcio.

Cuiabá precisará de 800 voluntários para Copa; veterano fala de experiência 'indescritível'


Terminou nesta quarta-feira (02), o processo de inscrições do programa de Voluntariado da Fifa para a Copa do Mundo de 2014. Quase 30 mil novas inscrições foram registradas, fazendo o número total de interessados ultrapassar a 160 mil. Embora a janela da Fifa tenha se ‘fechado’, ainda haverá uma nova chance para quem perdeu a hora. Na segunda quinzena de novembro, o Governo Federal abrirá novas inscrições para os interessados do Brasil Voluntário, que é um programa complementar ao da Fifa. De acordo com a Fifa, Cuiabá precisará de mais de 1.000 voluntários para atuar dentro da Arena Pantanal e seu entorno. Dezenas de cuiabanos se inscreveram no programa de voluntários da Fifa e aguardam pela processo de seleção. Alguns voluntários do Estado que estiveram atuando na Copa das Confederações, aguardam convocação para trabalhar na Copa do Mundo de 2014. Esse é o caso de André Luis de Moraes Souza, 41 anos, que atuou como voluntário nas Confederações, no jogo da seleção brasileira realizado no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Casado, pai de duas filhas e formado em Administração de Empresas, André se especializou em telecomunicações pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). A experiência o ajudou a ser um dos escolhidos no programa Brasil Voluntário. André agora aguarda ser chamado para atuar na Copa 2014.

Suspeito de roubar arma de vigilante da Arena é detido com revólver e colete da polícia

Em uma ação rápida no dia 29 de setembro dois assaltantes invadiram o canteiro da Arena Pantanal e roubaram um revólver calibre 38 de um dos vigilantes. Na noite de quinta-feira (3), no bairro Jardim Ubatan, em Cuiabá, a Polícia Militar conseguiu deter o rapaz que cometeu o crime contra os vigias e recuperou a arma. Durante a abordagem os policiais avistaram três jovens e duas motos, sendo que dois conseguiram fugir e apenas Jefferson José da Costa, 18, foi imobilizado e detido com um revólver e três coletes da Polícia Civil. O suspeito contou aos policiais que estava a caminho de um roubo. Na ação, os rapazes utilizavam o colete da polícia para não assustar as vítimas e num certo período eles anunciam o assalto. A arma recuperada pertence ao vigia da arena, que foi ao Cisc Planalto reconhecer o detido.

Pavimentação está sendo executada em seis pontos da Arena Pantanal

Avançando. Assim estão as obras de pavimentação da área externa da Arena Pantanal, em Cuiabá. São seis pontos que recebem os trabalhos entre os setores Leste, Oeste, Norte e Sul. Os trabalhos nestes locais estão direcionados para os pavimentos de concreto e piso intertravado. O estádio terá ao todo 16 tipos de pisos e três cores: branco, cinza e ocre. O piso intertravado está sendo colocado em dois lados - ao lado do ginásio Aecim Tocantins (número 4 da imagem) e perto do ginásio de artes marciais Iuso Shinohara (número 2) - no Setor Sul, próximo a Avenida Agrícola Paes de Barros. Nesta local ficará um espaço de área verde que garantirá a permeabilidade do terreno da Arena, permitindo a passagem de água e ar através de seu material, o que gera um impacto ambiental positivo ao ajudar na prevenção das enchentes, na redução das ilhas de calor, na recarga dos aquíferos subterrâneos e na manutenção das vazões dos cursos d'água nas épocas de seca.

Via de acesso à Miguel Sutil será bloqueada para obras de drenagem

Mais um bloqueio. Desta vez o local em que o motorista ficará impossibilitado de trafegar será na Avenida Miguel Sutil - sentido Rodoviária. Isso porque irão começar os trabalhos de drenagem (construção das galerias de águas pluviais). Três vias que dão acesso à Perimetral pela av. Fernando Corrêa, localizada próximo ao viaduto, serão bloqueadas. A via será interditada a partir das 22h desta sexta-feira (04). Os trabalhos devem ir até o domingo (06).
Oassessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Sobrinho, disse que a medida de alterar o trânsito é necessária, pois o espaço para a manobra do maquinário é pequeno.“Para manter a segurança dos motoristas e dos trabalhadores em campo vamos fazer essa interrupção rápida no trânsito, que é o tempo necessário para manobrar o equipamento e continuar a execução do serviço”, fala Sobrinho.

CADE terá que partilhar documentos sobre investigação de cartel nas obras do VLT

O juiz federal Ilan Presser, atuando em substituição na Primeira Vara Federal de Mato Grosso, determinou que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) disponibilize ao Ministério Público Estadual e Federal em MT, cópias de documentos e relatórios da investigação do suposto cartel na aquisição de trens do Metrô e CPTM em São Paulo, que tenham ligação com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá e Várzea Grande. Conforme já revelado pelo Olhar Copa, o CADE estendeu a investigação na suposta formação de cartel e apreendeu documentos relacionados ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá, na sede da CAF, uma das empresas integrantes do consórcio que toca a obra em Mato Grosso. A decisão também requer que o Consórcio VLT, responsável pela obra, informe se os vagões contratados pela CAF já foram entregues. O consórcio terá que comprovar se os vagões já foram pagos de forma parcial ou total.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por joaoderondonopolis, em 05/10/2013 às 15:14
Falar em copa do mundo em MT é vergonhoso num estado que falta de tudo para o cidadão, desde de UTI a estradas e greve dos professores, ainda tem corrupção.
Sitevip Internet