Notícias / VLT

10/03/2014 - 08:09

No viaduto da UFMT, 70 metros de trilhos já estão assentados; veja vídeo e fotos

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Primeiros 70 metros de trilhos já estão sendo assentados no viaduto da UFMT

Primeiros 70 metros de trilhos já estão sendo assentados no viaduto da UFMT

Responsável pela implantação do novo modal do transporte coletivo, em Cuiabá e Várzea Grande, o Consórcio VLT já realizou o assentamento dos primeiros 70 metros de trilhos no viaduto da UFMT. Esta é a segunda etapa da construção da via permanente, cujos trabalhos iniciaram em fevereiro com a cobertura do viaduto do aeroporto, já terminada. O processo de assentamento dos trilhos sobre o viaduto da universidade deve durar três semanas. Uma vez concluída essa etapa, a equipe do consórcio deve mandar uma frente de trabalho para o viaduto da MT-040, na saída para o Parque Cuiabá.

Leia mais:
Consórcio inicia instalação de trilhos no viaduto da UFMT
A quatro meses da Copa em Cuiabá, só agora trilhos começam a ser instalados

A abertura dos trabalhos no viaduto Clóvis Roberto (UFMT) teve início na noite da última quarta-feira. No sábado, uma equipe já tinha concluído o assentamento – ainda sem o concreto – dos primeiros metros de trilho grooved. Os trabalhos incluem transporte e separação de materiais como ferragens, pórticos de posicionamento, formas e demais equipamentos para solda dos trilhos. O material foi levado do pátio de preparação em Várzea Grande já prontos (com película elec e as borrachas de envelopamento) para serem colocados na estrutura que receberá o concreto.

Embora o processo envolva um guindaste para fazer o içamento dos trilhos, o trânsito não foi impactado na região, já que as equipes ocupam o canteiro central do viaduto reservado para o VLT. Depois que os trilhos são colocados sobre a armação de ferro eles são alinhados e nivelados. Já com as formas travadas, as linhas recebem o concreto. Na seqüência será feita a instalação de dutos e caixas para os sistemas de telecomunicação e de energia.

Confira vídeo registrado neste final de semana no viaduto da UFMT:




O viaduto da UFMT terá 428 metros de comprimento e foi construído sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Tancredo Neves, Fernando Corrêa da Costa e a via de acesso ao campus da UFMT. É constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral – já liberadas para uso da população – e a via permanente do VLT.

O Consórcio VLT trabalha também na parte inferior do viaduto, onde começou a execução dos pontilhões que vão sustentar a rotatória para acesso à Avenida Parque do Barbado, Tancredo Neves e ao campus da UFMT. Os trabalhos continuam com as vigas travessas, cimbramento, tabuleiro, entre outras.

Via permanente – A instalação dos trilhos é uma das etapas da construção da via permanente, que é composta ainda por todo um sistema de controle, de dutos e infraestrutura para passagem das redes referentes à telecomunicação, para o funcionamento do VLT.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "21"

por CALEB MIGUEL DA PAIXAO, em 10/03/2014 às 15:32
ESSES ENGENHEIROS DEVEM SER ARGENTINOS.
por Tereza, em 10/03/2014 às 15:04
É gozação mesmo. Trilho no "ar" por baixo buracar e lamear. Mas tem como darmos o troco. Outubro vem aí.
por Fausto, em 10/03/2014 às 14:54
Que vergonha!!! palhaçada demais, estão brincando com a nossa cara! Pura falta de respeito com o nosso povo, as eleições estão ai. Acorda MT, chega de palhaçada.
por Clauberto Franco, em 10/03/2014 às 12:54
Só pode ser piada neh? Porque que não vejo nenhum Deputado Estadual fiscalizando essas obras? este não é papel deles? dai chega na época da campanha todo mundo quer questionar as obras, mas eles esquecem que podem fazer isso hoje, os turista que passarem ali vão pensar o que desta obra, sera que passa um trem fantasma, porque chega uma hora que temos que usar mas a imaginação do que a realidade, DA UMA DICA: retira esses trilhos conforme descrito na reportagem são 70 metros designa para outra frente de trabalho local que talvez possa ser usado, VLT não chega na Fernando Correa nunca, tem que intervir ae não sei a quem cabe fazer isso mas chega, tem que ser feito outro planejamento desta obras uma por uma, tem que finalizar uma obra pra começar outra, senão nunca ira terminar, população hoje sofre de stress por causa das obras, desde passar o trilho na ponte constrói ali gramado verde simples e eficaz.
por Zé Mané, em 10/03/2014 às 12:40
Seria mais interessante instalar cadeiras para banho de sol em todo esse espaço. Pelo menos de final de semana teria umas morenonas tomando sol de biquíni pra gente ficar vendo. Ah pára ô!!
por renato, em 10/03/2014 às 12:08
O VlLTvai funcionar da entrada do viaduto até a saída do mesmo.Esse governo me faz rir. Ah Ah Ah Ah !!!!!!!
por Rogerio, em 10/03/2014 às 12:06
Nossa que beleza !!!! irá transportar alunos da UFMT para o shopping Três Americas ...
por Fox, em 10/03/2014 às 11:28
Pra que?????
por olecran, em 10/03/2014 às 10:39
é a maior piada dos ultimos anos trilhos que levam nada, ninguem a lugar algum Faliram nosso estado, acabaram com nossas maiores cidades e pagaremos a conta.
por Juan Ramirez, em 10/03/2014 às 10:31
Esse governo e esse consórcio estão cuspindo na cara da população de Cuiabá e VG.
Sitevip Internet