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09/02/2014 - 11:45

Obras do VLT devem chegar a R$ 1,6 bilhão; aumento de R$ 100 milhões já era previsto

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Arquivo/OD

Obras do VLT devem chegar a R$ 1,6 bilhão; aumento de R$ 100 milhões já era previsto
As obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) sofreram um aumento, segundo o Portal da Transparência da Copa do Mundo de 2014. A atual previsão é que o investimento no novo modal chegue a quase R$ 1,6 bilhão. O governo tem corrido contra o tempo para entregar pelo menos uma das linhas prontas até o Mundial de 2014.  A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) alega que os R$ 100 milhões a mais, são para desapropriações e já estava previsto no projeto.

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O último montante contratado e previsto para as obras era de R$ 1.477.617.277,15 (R$ 1,47 bi). Porém, segundo o Portal da Transparência este valor deve chegar a R$ 1.577.600.000,00 (R$ 1,57 bi), o que dá um aumento de R$ 100 milhões.

Vale lembrar que parte deste valor – R$ 423.700.000,00 – foram recursos captados pelo governo junto a Caixa Econômica Federal. Até a última atualização do Portal da Transparência, pouco mais de R$ 267 milhões deste valor haviam sido liberados para as obras do novo modal.

No início, o projeto havia sido estimado em R$ 1,26 bilhão e a previsão era de que as obras estivessem prontas já em dezembro de 2013. Passados quase dois meses do prazo original as obras ainda são uma incógnita para a população cuiabana. Segundo a última atualização – realizado no dia 30 de setembro do ano passado – o percentual de execução física era de 41%.

O Consórcio VLT disse à reportagem do Olhar Copa que "este assunto não é novo e o questionamento deve ser feito ao governo". A assessoria da Secopa afirmou que o custo do novo modal ficará em R$ 1,477 bilhão: "Esses R$ 100 milhões a mais que aparecem no Portal da Transparência, são referentes a desapropriações. Isto já foi definido desde o início do projeto".

O prefeito Mauro Mendes (PSB) chegou a declarar ao programa Conexão Poder da TV da Rondon (SBT), que nem um metro sequer do trilho estaria pronto para rodagem até o início do Mundial de 2014: “Torço para que fique pronto a tempo, mas acho muito difícil fazer uma obra desse tamanho em poucos meses“, disse ele afirmando ser engenheiro de formação.

Porém, Mauro garantiu que o projeto deixará um grande legado para a população: "mesmo não rodando no período do Mundial, o novo sistema de transporte da capital vai funcionar e será um importante legado para a capital mato-grossense".

Sobre as obras o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, explicou que “estamos trabalhando com o VLT para conclusão até o Mundial da linha 1, do Aeroporto ao CPA, mas priorizando para que esteja em pleno funcionamento do Aeroporto ao Porto. Toda a implantação da via permanente já iniciou. Toda a parte de trilhos no centro de manutenção já está instalada e agora começa o lançamento dos trilhos na Avenida João Ponce de Arruda e FEB [vias próximas ao Aeroporto]. Portanto, a conclusão total é para dezembro”.

O Centro de Manutenções (CM) do VLT, localizado em Várzea Grande, já recebeu nove composições do novo modal. Nas próximas semanas outros quatro novos trens devem chegar a Cuiabá vindo da Espanha. Eles já estão no Porto de Santos e aguardam a liberação para o transporte. A expectativa é que até maio, todos já estejam entregues.

Arena Pantanal - O VLT não foi o único que ficou mais caro. A Arena Pantanal que inicialmente custaria menos de R$ 400 milhões, deve ultrapassar os R$ 570 milhões, segundo o Portal da Transparência. O aumento no preço foi ‘bancado’ pelo próprio governo do Estado, já que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) financiou apenas R$ 339 milhões.

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por severo alves, em 10/02/2014 às 14:14
Pois é agora tudo é LEGADO, VLT, legado dizem que termina em dezembro. só não dizem de que ano??? AEROPORTO è LEGADO, será coberto com uma LONA,de preferência PRETA,fica LINDÂO,os COTS, também LEGADO,e assim por diante, sinceramente não sei o que realmente é pra COPA.
por O OTIMISTA.., em 10/02/2014 às 10:54
Sabe aquele chiclete da anita que fala assim “prepara que agora é do show do poderoso, que desvia e iguinora e ninguém o controla e afrontam os invejosos que ficam de cara quando olham. É SÓ O COMEÇO DA OBRA....
por Carlos Nunes, em 10/02/2014 às 10:52
Bem, de acordo com o que disse um Doutor em Transportes, que entende muito do assunto, o VLT completo passará dos 3 BILHÕES DE REAIS. Em que acreditar, no ilustre professor, ou na propaganda marketeira do governo? Bem fico com o professor. Só temos que fazer algumas perguntas básicas: 1) Quanto custará só O SEGURO do VLT? 2) Quanto será a Conta de Luz? Pois diversas composições de mais de 40 metros, vão ficar "de lá prá cá" 24 horas, movidas a energia elétrica. 3) Qual será o Preço da Passagem? 4) Qual será o valor em Reais de todos incentivos/subsídios (federais, estaduais e municipais) que serão dados, para o VLT, por ano?
por Julinho, em 09/02/2014 às 18:46
Cadê os defensores do tal "LEGADO"? O governo federal já mudou o discurso em relação ao legado, nunca acreditei nisso pois conheço bem os politicos deste país.
por Odenor, em 09/02/2014 às 14:13
ENQUANTO ISSO, AS OBRAS DA MARIO ANDREAZZA HÁ MAIS DE 3 MESES ESTÁ PARADA. O SERVIÇO DE TERRAPLENAGEM DO RESTANTE DA OBRA ESTÁ PRATICAMENTE PERDIDO COM AS CHUVAS. É SÓ BURACO, UMA VERGONHA..
por Adilson, em 09/02/2014 às 12:34
Vamos passar uma vergonha histórica com essa copa, acabaram com os canteiros de Cuiabá e não vão recuperar nada até a Copa. além disso a trincheira do Sta Rosa não vai ficar pronta a tempo, onde será que foi para todo o dinheiro das obras já que todo trabalhador nos canteiros reclamam que não estão recebendo. É O CARNAVAL COM DINHEIRO PÚBLICO.
por zé do beco, em 09/02/2014 às 12:07
Eu acho pouco, tem que aumentar pra 200 milhões ou mais, pois somente assim, a população acorda e descobre que tudo isto foi planejado pra alguém levar o nosso dinheiro! Sabe o que vai acontecer pra frente agora? Vai aumentar impostos, e a população vai sofrer mais!
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