Notícias / Geral

08/07/2014 - 12:35

Operários do COT da UFMT voltam a fazer greve nesta quarta-feira

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Arquivo/OD

Trabalhadores do COT da UFMT voltam a fazer greve por melhores condições de trabalho no canteiro de obras

Trabalhadores do COT da UFMT voltam a fazer greve por melhores condições de trabalho no canteiro de obras

Como se não bastasse a não conclusão do Centro Oficial de Treinamento (COT) da UFMT - obra da matriz de responsabilidade da Copa do Mundo - a tempo de servir ao Mundial, a obra sofrerá nova paralisação de seus trabalhadores nesta quarta-feira (09). Cerca de 130 operários entrarão em greve a partir das 7 horas em protesto contra irregularidades trabalhistas. A paralisação é por tempo indeterminado.

Leia mais:
Fifa se recusa a falar de greves em SP; Rebelo e Blatter ficam em saia-justa
Operários do COT suspendem greve e aguardam providências da empresa

De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM), os trabalhadores protestam contra a decisão do consórcio responsável pela obra - formado pelas empresas Engeglobal e Três Irmãos – de deixar de pagar o percentual pela produção à partir do salário de agosto, repassando apenas o piso salarial.

"Isso vai significar queda drástica dos salários. No caso dos carpinteiros, por exemplo, o ganho médio de R$ 2.300,00 (com produção) será reduzido a R$ 1.108,00", informa a assessoria de imprensa do Sindicato através de nota encaminhada à imprensa.

E não é só isso. Os funcionários denunciam também que não está sendo depositado o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), um recolhimento obrigatório. Também há denúncia é de que há vários casos de desvio de função no local e a prática de descontos indevidos no holerit, entre outros problemas.

De acordo com a denúncia, "28 carpinteiros continuam empregados na obra, apesar de não terem mais serviço, passando o dia todo desocupados, uma estratégia para pressioná-los a pedir demissão, já que a empresa se recusa a dispensá-los".

A assessoria informa ainda que representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM) estarão no local amanhã para apurar as informações e tomar as medidas necessárias.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por torcedor, em 08/07/2014 às 21:22
Avisa eles que a Copa já acabou. COT prá que ????
Sitevip Internet