Notícias / Copa 2014

04/07/2014 - 17:20

Os Diabos e a muralha: Courtois nunca perdeu jogando pela Bélgica

Globo Esporte

 Courtois é uma espécie de Neymar da defesa. Não faz gols, não dá dribles desconcertantes, mas opera milagres. Como gosta de milagres. Aos 22 anos, aparece em todas as listas de melhores goleiros do mundo. Se ajudar a Bélgica a eliminar a Argentina, neste sábado, às 13h, em Brasília, pelas quartas de final da Copa do Mundo estará ainda mais perto de ser o melhor. E os números são favoráveis a ele. O gigante de 1,98m nunca perdeu jogando pelos Diabos Vermelhos e faz uma Copa do Mundo quase perfeita.

Convocado pela primeira vez em agosto de 2011, Courtois estreou no empate sem gols contra a França, em novembro do mesmo ano, e agarrou a vaga de uma vez. Suas belas atuações aliadas ao grande momento vivido pelos belgas criaram um desempenho impressionante. Em 21 partidas que foi titular, o goleiro contabiliza 15 vitórias e apenas seis empates. Foram apenas dez gols sofridos.

- Ele passa muita segurança ao time. É um grande goleiro – afirmou o técnico Marc Wilmots.

Referência na nova geração de talentos da Bélgica, Courtois corresponde na Copa do Mundo ao que era esperado dele. Em quatro duelos, sofreu apenas dois gols, sendo um deles de pênalti. Os Diabos Vermelhos têm a melhor defesa da competição, ao lado de França, Colômbia e Costa Rica. Coincidentemente, todas as seleções classificadas para as quartas.

Individualmente, Courtois aparece em segundo no ranking dos principais goleiros do torneio. De acordo com o índice de atuações feito pela Fifa, o grandalhão belga tem 9,05 pontos, perdendo apenas para o chileno e novo reforço do Barcelona, Bravo, com 9,26.

O grande desempenho não é novidade. Courtois foi decisivo para que o Atlético de Madrid tivesse um ano vitorioso. O goleiro brilhou na campanha que levou o clube ao título do Campeonato Espanhol. A Liga dos Campeões ficou no quase depois do gol sofrido nos acréscimos e na derrota na prorrogação para o rival Real Madrid.

Mas foi por pouco que o futebol não perdeu um de seus novos talentos no gol. Nascido em Bree, mesma cidade da tenista Kim Clijsters, Courtois passou a infância jogando como lateral-esquerdo em campeonatos locais. Bastaram algumas defesas e apenas um torneio para descobrir que estava no lugar errado do gramado.

- Nós ficávamos revezando no gol, mas, um dia, meu treinador perguntou se eu gostaria de jogar um torneio como goleiro. Gostei da ideia e acabei sendo o melhor da competição. Fiquei na dúvida se continuava como lateral ou se mudava. Eu era bom com os pés, tinha um chute forte (risos) – contou ao site do Atlético de Madrid.

Courtois não virou só um goleiro. Virou o “Tarântula”, apelido que ganhou por ter longos braços que permitem que faça defesas impressionantes. Aos 16 anos, estreou como profissional pelo Racing Genk. De lá, foi vendido para o Chelsea e emprestado para o Atlético. A pedido de José Mourinho, voltará aos Blues na próxima temporada para provavelmente substituir ninguém menos que Petr Cech.

Aos 19 anos, Courtois se transformou no goleiro mais jovem a defender os Diabos. Isso é muito para uma seleção que já teve Jean-Marie Pfaff e Michel Preud'homme, dois dos maiores nos anos 80 e 90. Com 22, pode levar a Bélgica à sua segunda semifinal de Copa – a outra foi em 86. Tempo e talento para quebrar muitos outros recordes não faltarão.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet