Notícias / Turismo

28/11/2013 - 09:55

Pela Copa, prefeitura dá início ao projeto de 'embelezamento' de Cuiabá

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Divulgação/PMC

Pela Copa, prefeitura dá início ao projeto de 'embelezamento' de Cuiabá
Seguindo a determinação de melhorar o visual da área urbana para a Copa do Mundo, a Prefeitura de Cuiabá deu início ao seu ‘Plano de embelezamento’ da cidade visando 2014. Os trabalhos tiveram início nesta quarta-feira (28) com foco na revitalização de todas as rotatórias das grandes avenidas. Até abril do próximo ano, as principais vias receberão tratamento com jardinagem e plantio de mudas nativas. Após a Copa, a prefeitura pretende manter os trabalhos.

Leia mais:
Parlamentar propõem ocupação das áreas ociosas dos viadutos construídos para Copa de 2014
Mauro Mendes apresenta projeto e quer entregar Parque das Águas antes da Copa

A largada do projeto de embelezamento de Cuiabá ocorreu esta semana, quando as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos chegaram à rotatória da Avenida Beira Rio, nas proximidades da ponte Sérgio Mota. Os responsáveis pelos trabalhos já passaram pelas avenidas das Torres e Monte Líbano.

Ao falar sobre o projeto, com ênfase em mudar o panorama da cidade em pontos estratégicos, o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa afirmou que “estamos plantando palmeiras e mudas. A ideia é transformar Cuiabá em uma cidade mais bonita e prazerosa para se viver”.

De acordo com o secretário, as mudas de árvores nativas são produzidas pela própria prefeitura, no Horto Florestal, seguindo uma determinação do prefeito Mauro Mendes visando à Copa do Mundo. Por mês, serão produzidas 30 mil mudas, por meio do banco de sementes, após a completa revitalização e limpeza do horto. Ele explicou que já foram retirados mais de 300 caminhões de lixo do Horto Florestal e, até o final do mês, “devemos dar início à produção em escala das mudas”.

Conforme a prefeitura, o banco de sementes e reprodução de espécies nativas oriundas dos biomas Amazônico, Cerrado e Pantanal começou a funcionar em junho, como um projeto-piloto. Com ele será possível fazer a manutenção das espécies e, depois, a plena recuperação de áreas degradadas, em Áreas de Preservação Permanente (APP), reservas legais e para os Projetos de Arborização Urbana da Prefeitura de Cuiabá.

O secretário reirtera que “esse trabalho trará uma nova realidade para Cuiabá, pois, além de embelezar, as espécies nativas servirão de objeto de pesquisa, promovendo o turismo e a sustentabilidade”. A melhoria na ‘cara de Cuiabá’ prevê ações de revitalização em inúmeras praças. A primeira a receber a revitalização será a Praça Alencastro, o centro, que está recebendo reforma e deve estar pronta até o final do ano.

Museu

A partir do próximo dia 30, o Museu do Morro da Caixa D’água Velha passará a funcionar nos sábados, domingos e feriados, das 9 horas às 17 horas. No local, os visitantes podem conferir exposições de telas, fotografias, esculturas de artistas regionais, assistir a documentários e aprender sobre o sistema de fornecimento de água da Capital durante o século XIX. O Morro da Caixa D’água Velha está localizado na rua Nossa Senhora de Santana, Centro Sul.

O secretário municipal de Turismo, Marcus Fabrício informou que “o Museu conta importantes partes da história da capital. Por isso, a Prefeitura de Cuiabá está empenhada em abrir as portas para que todos tenham a oportunidade de conhecer mais sobre o nosso passado e também sobre a cultura cuiabana”.

Segundo Marcus Fabrício, a abertura do Museu durante os finais de semana e feriados faz parte do conjunto de ações que visa atender os turistas durante o período da Copa do Mundo de 2014. Desde outubro, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na Praça Rachid Jaudy, também dispõe de equipe de plantão nos finais de semana e feriados, das 9h às 17h, inclusive com funcionários bilíngues.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "30"

por Adalberto Ferreira da Silva, em 14/03/2014 às 16:30
Sou cuiabano nato. Nasci, cresci e moro em Cuiabá, aos 58 anos de idade, e precisamos acabar com essa história de que quem faz críticas é contra a cidade ou não gosta dela. Isso é hipocrisia, e na maiorida das vezes um argumento daqueles que mamam nas tetas públicas e querem agradar o "chefe". Justamente por amar Cuiabá entendo que nosso governantes precisam ter mais respeito com a paisagem urbana que está uma vergonha, ainda mais se considerarmos que a cidade será uma das sedes dos jogos da Copa. O Centro Histórico, que é uma vitrine da cidade, está relegado ao abandono, e não pode continuar do jeito que está, sob pena de causar grande desgaste perante os turistas que virão em breve para os jogos da Copa. É um absurdo ficar plantando árvores em rotatórias e deixar o Centro Histórico abandonado. Incompetência também deve ter limite. Se a sua turma não tem competência prefeito Mauro Mendes, começe a repensar sua equipe.
por renato, em 02/12/2013 às 11:17
Cuiabá tem que voltar a honrar o título de "Cidade Verde",infelizmente perdemos este titulo para Campo Grande, ela está muito mais arborizada que Cuiabá, principalmente nas vias principais.
por Andre Jonas, em 01/12/2013 às 10:32
CICERO, SOU CUIABANO E CONCORDO EM TUDO QUE FALOU. CUIABA É FEIA, É SUJA.............MANIA DE CUIABANOS UFANISTAS QUE NAO ACEITAM QUE A VERDADE SEJA DITA............E POR ISSO QUE TEM MUITAS CRIANCAS AI PEGANDO CARRO E MATANDO NEGO NO TRANSITO PORQUE O PAI DEVE USAR A MESMA LOGICA DE QUE NINGUEM PODE FALAR MAL DO FILHO DELE................CUIABA É SUJA E FEIA E PRONTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
por Danilo, em 01/12/2013 às 08:36
Ola gostaria manifestar sobre as praças de cuiaba que precisam urgente de reformas pois algumas estão abandonadas cheio de usuários de droga ex av cpa em frente hospital ortopédico dentro da praça passa rio da prainha e os usuários ficam escondidos em baixo das manilhas fumando e ninguém vê no meio da principal avenida autoridades por gentileza averigúem
por edson, em 30/11/2013 às 18:48
Cheguei aqui, nasci em Jales, SP, mudei após p Brasilkia. Cheguei aqui em 1976, e nunca mais sai. Viajo constantemente conhece muitos lugares, inclusive com oportunidade p sair. Fiquei em Cuiabá, gosto daqui, amo esta cidade e seu povo. Graças a Deus.
por DEMILSON, em 30/11/2013 às 14:51
vichi essa briga entre duas cidades e complicado , sou forista e não vejo diferença entre as duas
por Gean, em 30/11/2013 às 14:20
Então Cicero pega de mão dada com estes que te indicaram e tem três saídas, via Aeroporto, Rio e estrada qual que vai ser sua saída, ai o problema é teu, mas te dei as dicas, adieus!!!
por Thiago Magalhães, em 30/11/2013 às 11:59
Eu sou Cuiabano de "Xapacruz" o Srº Cícero foi muito sincero nas suas colocações, Cuiabá nas ultimas duas gestões se tornou uma cidade suja e feia,lembro que na gestão de Roberto França a cidade era muita linda, mais vamos concordar gente Cuiabá está tendo um "booomm" de desenvolvimento, essa atitude de embelezamento ao meu ver é enfeitar o Pirú pra inglês ver, agora não basta realizar grandes obras e não manter limpo, seguro e organizado a nossa querida cidade... Cícero, concordo com vc em partes, mais não é nobre fazer comparações entre cidades desse enorme Brasil, cada região tem sua cultura a sua diversidade e uma realidade política diferente...
por Gilston, em 30/11/2013 às 10:00
Fico muito triste. A prefeitura tem que arrumar recursos pra fazer grandes obras de arquiteturas na cidade e não ficar só embelezamento de jardins, pinturas de meio fio, criação de parques coisa pra preguiçosos. - Faz, ai um viaduto na avenida generoso ponce sobre a prainha na Praça Ipiranga. Faz ai um viaduto ligando o morro da luz até a Avenida Getulio Vargas, sobre Avenida Prainha também. Tem muitas coisas que a prefeitura pode fazer alem de ficar embelezando cidade coisa que não vem beneficiar em nada o cidadão. Tomara que publique meus pensamento.
por Odenor, em 30/11/2013 às 08:29
Eu conheço esse Cícero, e sei que ele é um desses maus cidadãos que jogam lixo em qualquer lugar, menos na lixeira. Gente desse tipo não é bem vindo em lugar nenhum.
Sitevip Internet