Notícias / Turismo

23/05/2014 - 08:28

‘Poderíamos ser o Cisne, mas estamos virando o patinho feio do turismo’, diz presidente do Sindetur

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Arquivo/OD

‘Poderíamos ser o Cisne, mas estamos virando o patinho feio do turismo’, diz presidente do Sindetur
 “Poderíamos ser o Cisne, mas estamos nos tornando o patinho feio do turismo”. Esta é a opinião do presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Mato Grosso (Sindetur), Oiran Gutierrez, que deu entrevista exclusiva ao Olhar Copa, nesta quinta-feira (22). Para o sindicalista, Cuiabá não aproveitou a oportunidade dada com a Copa do Mundo e faltaram investimentos no setor.

Veja mais:
Cuiabá corre o risco de deixar quase um terço dos turistas estrangeiros ao relento durante a Copa do Pantanal
Imprensa nacional lista Chapada dos Guimarães como uma cidade a se conhecer na Copa

“As empresas estão preocupadas, pois nós não sabemos como poderemos receber estes turistas no Mundial de 2014. Daqui a uma semana eles devem começar a chegar e Cuiabá não tem muita coisa a oferecer. Nossos pontos turísticos quase que inexistem”, afirma o presidente.

Orian ainda explica que a capital mato-grossense poderia ter vários benefícios com a vinda destes turistas, mas não aproveitou a chance e deixou vários locais em situação precária: “Os pontos que nós temos para oferecer hoje, não podem ser visitados. A Salgadeira está rodeada de tapumes, o Mirante também está fechado, já o Portão do Inferno foi tomado pelo mato. Não teremos natureza para mostrar aos que vierem”.

Para o presidente os governantes são os principais culpados de Cuiabá não ter conseguido aproveitar os benefícios da Copa do Mundo de 2014: “Faltou planejamento. Cuiabá poderia se tornar um belo Cisne, mas, estamos nos tornando o patinho feio da história”.

Porém, o sindicalista pede à população que saiba receber os turistas durante o Mundial, para evitar que os prejuízos sejam maiores: “Os cuiabanos estão preocupados com o aumento no número de carros e pessoas que virão para a cidade, mas nós não vemos isso. Óbvio que a incompetência para gerir o turismo foi generalizada, mas ainda podemos salvar algo, conseguir deixar um mínimo legado”, argumenta.

“Por conta disto que estamos conclamando a população para entrar no clima da Copa, que nos ajudem a colocar a cidade nesse ambiente. Uma nuvem negra paira sobre Cuiabá, mas quem visitará o nosso município não tem nada com isso. Já que eles vão encontrar pouca coisa, que pelo menos saiam daqui dizendo que foram bem recebidos”, disse Oiran.

“Todos nós estamos com raiva por causa do péssimo trabalho feito para a Copa do Mundo, mas agora cabe aos cuiabanos tentar salvar a imagem de Cuiabá para o Mundo. Os olhos de vários países estarão voltados para cá, portanto precisamos nos unir, colocar bandeiras e faixas nas ruas e tentar recepcioná-los da melhor forma”, finalizou.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Raul Augusto, em 24/05/2014 às 10:09
O pres. do SINDETUR tem toda razão, mas será que este sindicato está fazendo a sua parte? Porque os hotéis estão quase todos em obras, os bares idem e quem passa na frente do referido sindicato se não olhar direito nem vê, eu acho que por se tratar de uma entidade que representa os profissionais do turismo deveria estar HIPER DECORADO em clima de COPA DO MUNDO - aí sim, teria moral para cobrar dos governos e principalmente da população.
por Ilse, em 23/05/2014 às 16:19
Triste situação de anos de abandono de nossa capital sentida mais profundamente agora, com esse megaevento de visibilidade no mundo todo. Concordo com o Sr. Oiran Gutierrez, que resta ao povo cuiabano bem fazer a sua parte de tradicional gente hospitaleira e receber muito bem a todos os que aqui aportarem nos ´próximos dias.
por Carlos R T de Souza, em 23/05/2014 às 14:15
Parabens Oiran, sómente a gente que trabalha ou já trabalhou na area do Turismo é que sabemos o quanto isso vai ser negativo para nossa Capital, vamos sentir na pele e pior que que nem vamos ter como defender a nossa CUIABÀ, quem deve estar morrendo de dar risada de nós , é o pessoal de MS ,tudo isso por causa da das autoridades tanto Estadual e Municipal que não colocam pessoas da area do Turismo na pasta e sim Deputados,Vereadores,etc,etc., enquanto continuarem com essa politíca vamos continuar sofrendo as consequencias....
por João Spindola, em 23/05/2014 às 13:41
Aí Ricardo, falou pouco mas falou tudo, o povo cuiabana não pode esquecer de quem até pouco tempo este à frente da Secretaria de Turismo de Mato Grosso, essa incompetente.
por João, em 23/05/2014 às 13:14
Na verdade sempre foi assim, todos digo todos os gestores que passaram por aqui tanto a nível municipal quanto a nível estadual, nunca se importaram com o turismo, Cuiabá é uma cidade repleto de atrações em volta, explorável turisticamente, poderíamos transformar Cuiabá em uma rota gigantesca de oportunidades em turismo relacionado ao turismo de aventura, o ecoturismo e turismos gastronômico, traríamos renda e emprego para muita gente, mais fico impressionado como somos incompetente chega ser até assustador, esse copa seria o estopim para tudo isso essa oportunidade não teremos mais nem daqui a 50 anos. E uma pena esse e o preço que pagamos por termos como gestores pessoas corruptos, despreparados e sem visão de futuro
por ELI ROCHA, em 23/05/2014 às 11:26
É difícil aceitar que a nossa Cuiabá foi, é e pelo andar da carruagem sempre será uma cidade jogada às traças. Mais difícil ainda é entender que tudo isso tem um só culpado: as pessoas que nela habitam, ou seja, eu e você. Podemos analisar o crescimento/desenvolvimento de uma cidade analisando alguns aspectos, dentre eles, a capacidade empreendedora de seus empresários e, principalmente, a capacidade de seus gestores públicos. Moro em Cuiabá a quase 30 anos e, por isso, sinto-me no direito de dar a minha opinião sobre todas essas atrapalhadas, tanto do setor privado como do setor público. Quando cheguei a Cuiabá, os “pontos turísticos” localizados no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães já se encontravam em condições não muito boas. Agora vamos imaginar que durante todo esse tempo nada foi feito para melhorá-los. Só podia acontecer isso: total abandono. Recebo visitas de pessoas de fora do Estado e que chegam loucas para conhecer as “belezas” da Chapada dos Guimarães. Prefiro não levá-las e se forem prefiro não acompanhá-las. Sinto vergonha. Quando me pedem para conhecer a cidade, evito o máximo ficar transitando por nossas ruas, cheias de buraco e com asfalto de péssima qualidade. Lixo por toda a parte. Esgotos correndo a céu aberto. Horrível. Quem são os culpados? Eu e você, é claro. Já percebi que em Cuiabá os grandes formadores de opinião preferem participar dos altos banquetes oferecidos pelos gestores públicos. Chegando lá, preferem aplaudi-los. Contestá-los, nem pensar. Pois é. Sendo assim temos a cidade que merecemos. Quem sabe daqui uns 100 anos a coisa mude.
por CHARLES ARIEL DE ARAUJO LEMOS, em 23/05/2014 às 11:22
O presidente do Sindetur, Oiran Gutierrez, está coberto de razão. Se o Estado tivesse planejado a recuperação dos nossos pontos turísticos que são belíssimos. com antecedência, poderíamos mostrar aos visitantes as belezas naturais do Mato Grosso. Faltou também incentivo aos hotéis, bares e restaurantes da nossa capital. Não é apenas com obras faraônicas que se faz uma Copa Mundial de Futebol.
por eduardo, em 23/05/2014 às 10:57
O que me indigna são os nomes que dão poderiamos ser cisne mas somos pato feio,,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,, na verdade tinham que ser competentes e zelar pela coisa publica
por Ricardo, em 23/05/2014 às 09:51
Entre vários responsáveis por essa situação, o maior deles é a Ex-Secretária e Deputada Tété Bezerra.
Sitevip Internet