Notícias / Oportunidades

08/03/2013 - 08:30

Pronatec abre inscrições para cursos no setor turístico

Gazeta

 O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Copa da Empresa, está com inscrições abertas ofertará centenas de vagas em vários cursos de qualificação profissional em Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Poconé e Nobres. Já autorizados pelo Ministério do Turismo, os cursos aguardam formação de turma para terem início.

Conforme a superintendente de desenvolvimento e fomento do turismo da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo do Estado, Natália Rossetto, a capacitação tem como principal objetivo atender a demanda das empresas do trade turístico por capacitação em áreas como atendimento ao cliente e línguas. “Com a realização do programa queremos estimular empresas e funcionários do setor a prestar serviços de qualidade aos visitantes”, reforça.

Hotéis, bares, restaurantes, agências de viagens, organizadoras de eventos, agências de aluguel de veículos e de transporte de turistas podem inscrever funcionários com vínculo formal ou temporário. A superintendente do Pronatec alerta, no entanto, que para que possa pré-inscrever os trabalhadores no programa, a empresa precisa antes se cadastrar junto às secretarias municipais de turismo, que já iniciaram o trabalho de divulgação do projeto.

Os cursos de camareira, garçom, sushiman, bartender, organizador de eventos, manipulador de alimentos, recepcionista, sommelier, agente de informações turísticas, cerimonialista e mestre de cerimônias, além de inglês e espanhol básico e intermediário, são alguns dos ofertados. 

Gerente de hotel e presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-MT), seccional Mato Grosso, Conrado Vitali, elogia a iniciativa e diz que tem incentivado seus 21 funcionários a ingressarem nos cursos. Vitali frisa, no entanto, que a capacitação do setor deveria ser permanente. “Com aperfeiçoamento constante toda a cadeia turística ganharia, afinal a Copa terá fim”, ressalta.

Ele conta, que por conta própria, tem qualificado os trabalhadores do hotel em treinamentos internos, especialmente na área de atendimento. “Se impressionarmos os visitantes teremos bons marqueteiros lá fora”, afirma.

Os cursos do “Pronatec Copa na Empresa” poderão ser realizados nas próprias empresas ou em locais de fácil acesso. A superintendente do programa explica que a ideia é facilitar o acesso dos funcionários aos cursos. “Facilidade de acesso e compatibilidade de horários são 2 importantes fatores que foram levados em conta na construção do programa”, enfatiza.

Só na Capital, serão ofertados 35 cursos, com carga horária média de 200 horas. De acordo com o coordenador do programa em Cuiabá, Renan Bosco Rosa Silva, a previsão é que as aulas tenham início no final deste mês.

Além de estar empregado no setor, para participar das aulas o interessado deve ser maior de 18 anos e possuir a escolaridade exigida, conforme o curso. Terão prioridade nas inscrições funcionários portadores de necessidades especiais. Além de se qualificarem, os participantes receberão assistência financeira de R$ 2 por hora/aula.

Os cursos serão aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Com informações da assessoria

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet