Notícias / Geral

21/04/2013 - 09:00

Quatro acontecimentos marcaram a semana da Copa em Cuiabá

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

A visita do ministro Aldo Rebelo à Arena Pantanal foi um dos fatos marcantes da semana

A visita do ministro Aldo Rebelo à Arena Pantanal foi um dos fatos marcantes da semana

A semana da Copa em Cuiabá foi agitada com quatro fatos relevantes na preparação de Cuiabá para sediar jogos do Mundial de 2014: a visita do ministro do TCU, Valmir Campelo às obras da Copa – trincheira Jurumirim, viaduto da UFMT e Arena Pantanal; a publicação de apostilas para um curso de capacitação para hotelaria e turismo com xingamentos e deboches a cidades mato-grossenses; a exibição em imagens, dos trens do Veículo Leve sobre Trilhos que vai rodar em Cuiabá e Várzea Grande no próximo ano; a visita do ministro do Esporte, Aldo Rebelo às obras da Arena Pantanal. Confira os acontecimentos que marcaram a semana de acordo com o Olhar Copa:

Ministro elogia obras da Copa em Cuiabá, mas faz alerta ao governo (segunda-feira, 15)

Ao contrário do que se esperava, a visita do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Valmir Campelo às obras da Copa do Mundo em Cuiabá, na manhã de segunda-feira (15), não teve tom de cobrança e acabou sendo amigável para o Governo do Estado, apesar do apontamento do TCE-MT de que a maioria das obras do Mundial estão em atraso. No entanto, o encontro que teve com autoridades locais não foi só para elogios: o ministro recomendou celeridade às obras e alertou que se houver necessidade, o TCU será rigoroso. Após uma reunião no auditório do TCE, onde ouviu explanações da Secopa e foi informado dos atrasos em Cuiabá, ele saiu em visita a três obras do Mundial. A primeira parada foi na trincheira Jurumirim, obra do Dnit.

Veja também os fatos marcantes da semana passada

Obras de reestruturação do Córrego Mané Pinto revitalizam o entorno do Estádio (segunda-feira, 15)

As obras de reestruturação e revitalização do Córrego Mané Pinto, que integram as intervenções de acesso à Arena Pantanal estão em andamento. Serão executadas atividades priorizando a recuperação do canal e a mobilidade urbana na Avenida 8 de Abril. A obra irá refazer toda a estrutura no reforço das laterais do canal, de aproximadamente 3 km de comprimento, e vai revitalizar o pavimento asfáltico em toda a extensão da av. 8 de abril, entre a rua 13 de Junho e a av. Dom Bosco. Com as obras o trânsito recebeu uma pequena mudança quem segue pela Avenida 8 de Abril deve virar à direita e, em seguida, à esquerda quando avistar a placa de desvio para ter acesso à Avenida Senador Metelo. A via foi interrompida para a execução da perfuração das estacas. A obra dará um ganho no visual urbano da região. As paredes do córrego que hoje estão danificadas serão restauradas, o calçamento será refeito e a área urbana da região ganhará um novo visual.

Morro do Santo Antônio pode virar atração turística para a Copa (terça-feira, 16)

O projeto de transformar o Morro do Santo Antônio - rodovia Cuiabá-Santo Antônio do Leverger - em um ponto turístico com infraestrutura para receber o turista ganhou força na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. De autoria do deputado Zeca Viana (PDT), que pretende colocar o morro como atração turística de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, a proposta foi discutida em Audiência Pública para viabilidade nesta segunda-feira (15) pela comunidade de seu entorno. Outra finalidade de transformar o local em ponto turístico é levar alternativas de emprego e renda para a região. O Morro do Santo Antônio foi tombado como Monumento Natural do Estado em 2006. Localizado no município de Santo Antônio de Leverger (a 35 de Cuiabá), o local se tornou uma unidade de conservação com potencial turístico e cultural.

Consórcio já prepara avenida para construção de viaduto do aeroporto (terça-feira, 16)

Mais uma grande obra da Copa do Mundo terá início. O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande que executa as obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos na capital já iniciou os preparativos para a construção viaduto do aeroporto. Outra frente do consórcio já está trabalhando na avenida João Ponce – interditada parcialmente há duas semanas – por onde passará uma via permanente do VLT e será construída a passagem elevada para veículos. Na sexta frente de trabalho de implantação do VLT, operários do consórcio atuam no canteiro da João Ponce, em Várzea Grande em sondagem de solo, remoção de interferências, alterações no escoamento de água e reposicionamento de bocas de lobo e redes coletoras. Os trabalhos nessa avenida foram intensificados na semana passada.

Livro de curso da Copa ‘debocha’ de MT e vira caso de polícia (terça-feira, 16)


O conteúdo de um livro de história dos municípios de Mato Grosso utilizado em um curso de capacitação gratuito para a Copa 2014, oferecido pelo Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) provocou forte polêmica nesta terça-feira e virou um caso de polícia. Com conteúdo distorcido da história do Estado e exibindo termos chulos e xingamentos, a apostila seria utilizada por alunos do curso de qualificação para atendente em hotelaria e turismo. Ao constatar o fato, a Setas exigiu investigação e adiou o início do curso que deveria começar esta semana em Santo Antônio do Leverger. Existe suspeita de sabotagem. O livro foi editado pelo Instituto Concluir, de Cuiabá, que confeccionou 7.000 livros. Destes, 40 apresentaram em seus textos, conteúdo distorcido como “índios tabajaras, freiras lésbicas celibatárias, pântano, cidade porcaria, c... do mundo", entre outros.

Construtora retoma obras na trincheira Santa Rosa (quarta-feira, 17)

Com 50 operários e maquinário para escavação, a construtora Camargo Campos (SP), retomou as obras da trincheira Santa Rosa. A construção que estava paralisada há mais de um mês desde o afastamento da empreiteira Ster Engenharia, que teve o contrato rompido com o Governo do Estado pelo não cumprimento dos prazos, ainda não passou de 25% da conclusão e segue com seu cronograma atrasado segundo a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa). O quadro de funcionários da empresa será dobrado e o número de operários vai chegar a 100 nos próximos dias, segundo a Secopa. Com sua base em São Paulo, a empreiteira ainda está transferindo parte das máquinas para Cuiabá. A Camargo Campos foi contratada sem licitação, em regime de contratação urgencial.

Instituto registra B.O. na polícia; secretária aguarda apuração (quarta-feira, 17)

Foi instaurado inquérito pela Gerência de Combate a Crimes de Alta Tecnologia (Gecat), da Diretoria de Inteligência da Polícia Judiciária Civil para investigar indícios de sabotagem nos livros de capacitação para a Copa do Mundo 2014 realizado pelo Instituto Concluir. Um B.O. foi registrado para que se investigue o caso. O Instituto ressalta no boletim que pode ter havido alteração em um dos arquivos de mídia e ter sido ação de sabotagem ou ter acontecido uma falha de segurança da informação. As acusações são de crimes contra o patrimônio e contra a propriedade imaterial. A Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas) informou que vai esperar as investigações da polícia para dar um parecer. A Secretária da pasta, Roseli Barbosa também irá aguardar as investigações serem apuradas para se pronunciar sobre o caso.

Secopa exibe o VLT cuiabano, o mais moderno do mundo (quarta-feira, 17)


Em solenidade que aconteceu no auditório da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), o Governo do Estado fez a apresentação do modelo do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que vai rodar em Cuiabá e Várzea Grande no próximo ano. Na ocasião, o engenheiro da Secopa, Felipe Nascimento Fernandes realizou uma exposição de como vai funcionar o novo modal do transporte na capital mato-grossense e fez uma prestação de contas de sua viagem à Espanha, onde visitou as fábricas dos vagões do VLT e tomou conhecimento do cronograma da entrega. Conforme a Secopa, o VLT cuiabano acompanhará o padrão dos mais modernos do mundo, nos moldes dos que rodam nas cidades europeias, com um diferencial para Cuiabá: os vagões serão equipados com ar condicionado de alta potência, que deve permitir climatização perfeita para o calor intenso que faz na capital. Estão sendo fabricados 40 conjuntos. Cada veículo terá sete vagões com capacidade para transportar até 400 pessoas com acomodação confortável. Segundo o engenheiro da CAF, Jesus Escudero, que participou da apresentação desta quarta-feira, na Secopa, no próximo mês, as duas primeiras composições já estarão prontas e equipadas. Os trens começam a chegar a partir de agosto, segundo o cronograma de entrega.

Ministério da Cultura irá disponibilizar verba para eventos em Cuiabá (quarta-feira, 17)

Esta semana houve uma reunião do Grupo Gestor do Ministério da Cultura, que reúne representantes das cidades sede da Copa de 2014 que contou com a presença do Secretário Municipal de Cultura Marcus Fabrício. A reunião teve como pauta a elaboração de uma agenda cultural para os jogos. “Produtores culturais serão habilitados pelo Ministério da Cultura e poderão pleitear verba específica para a realização de shows, oficinas, festas populares e outros eventos que irão fomentar a cultura regional de cada cidade-sede”. O Ministério da Cultura disponibilizará R$ 14 milhões para os projetos.

Fifa TV divulga Arena Pantanal e belezas de MT (quinta-feira, 18)


Em seu canal no Youtube, a Fifa TV divulgou dois vídeos de Mato Grosso sobre a Copa do Mundo da Fifa. O primeiro vídeo apresenta a evolução da construção da Arena Pantanal e destaca a inclusão social de trabalhadores egressos de trabalho análogo à escravidão, além de ressaltar os modernos conceitos de funcionalidade e sustentabilidade do empreendimento. A reportagem traz ainda uma entrevista com Manuel do Nascimento, trabalhador do canteiro de obras que relata a importância e a alegria de atuar na construção de um dos 12 palcos para a Copa do Mundo de 2014. O vídeo em inglês pode ser visto através deste link: FIFA TV apresenta Arena Pantanal

VLT: Empresa espanhola recebe R$ 150 milhões de isenção de imposto (quinta-feira, 18)


A empresa responsável por fazer os carros do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), CAF Brasil Indústria e Comércio, terá uma isenção de 150 milhões de reais em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) concedida pela Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) por meio do principal programa de incentivo fiscal do Estado (Prodeic). A CAF não possui sede na capital, mas para receber o benefício abriu uma empresa em Cuiabá segundo o secretário-adjunto da Sicme, Valério Gouveia. O secretário afirma que este é apenas um processo de formalização do que já está regulamento no ICMS – anexo 17 art. 13 – de que todo produto referente à realização da Copa de 2014 tem total isenção do imposto.

PAC Turismo pode beneficiar municípios mato-grossenses (quinta-feira, 18)


Cidades no entorno de Cuiabá como Cáceres, Barão do Melgaço, Santo Antônio do Leverger, Jaciara e Nobres poderão ser beneficiadas com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Turismo. O projeto está tramitando na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara. O setor de turismo representa hoje 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera quase 3 milhões de empregos. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, compareceu nesta quarta-feira (17) a audiência pública da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, onde recebeu sugestões dos parlamentares e apoio para reivindicar a criação do PAC do Turismo. Segundo o ministro, o PAC do Turismo poderá assegurar recursos para outras cidades além daquelas que sediarão a Copa do Mundo de 2014.

Ministro Aldo Rebelo espera entrega da Arena Pantanal antes do prazo (sexta-feira, 19)

Em sua terceira visita às obras da Arena Pantanal, realizada na manhã desta sexta-feira (19), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo saiu satisfeito. Afirmando que a construção segue dentro do cronograma, o ministro demonstrou otimismo surpreendente e declarou que a considerar o ritmo da obras, espera a conclusão do novo estádio antes do prazo estipulado pela Fifa e pelo COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo) que limitou a entrega das novas arenas em dezembro deste ano. Acompanhado do vice-governador Chico Daltro, do secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães e outras autoridades, o ministro fez uma visita ‘in loco’ às obras da Arena Pantanal. Ele foi informado por engenheiros sobre os trabalhos atuais e o estágio da obra que está em mais de 60% da conclusão, segundo levantamento da Secopa e do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Arena Pantanal recebe os guindastes para instalação da cobertura (sexta-feira, 19)


As obras na Arena Pantanal entrarão em nova fase nos próximos dias. Os guindastes que vão atuar na montagem da cobertura começaram a chegar a Cuiabá. Eles vieram de Brasília – foram usados na obra do Estádio Nacional - e chegam desmontados. Parte da estrutura já está na arena. Cada máquina tem capacidade para 600 toneladas e leva cerca de uma semana para ser montada. A colocação das torres (pórticos) que sustentarão a cobertura do estádio tem início previsto para maio e término em junho, quando começará a montagem da cobertura em si. Após a montagem das arquibancadas, os trabalhos se concentram na parte interna: alvenaria, instalações hidráulicas, elétricas, assentamentos de cerâmica nos banheiros, estruturas metálicas, entre outros.
por Cuiabano de livramento, em 21/04/2013 às 10:04
Se levarem a serio esse alerta do ministro nos estamos perdidos com VLT Se o ministro autorizar o termino do VLT paea apos a copa podemos esquecer. So´2020 Se não for para a copa vai ser para 2020 Vamos acabar com isso A agenda do VLT tem que ser cumprida para maio de 2014 Sem essa de começar a acostumar a cabeço do povo de que o VLT não é uma obra que pode ser entregue após a copa sem problema Claro que é Chega de trsnstorno vamos acabar logo com isso
Sitevip Internet