Notícias / Mobilidade Urbana

11/06/2014 - 08:00

Quatro obras da Copa do Mundo são liberadas; veja como foi

Da Reportagem Local - Darwin Júnior/ Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Danilo Bezerra/Olhar Direto

Quatro obras da Copa do Mundo são liberadas;  veja como foi
 O governador Silval Barbosa (PMDB) liberou nesta quarta-feira (11) quatro obras de mobilidade urbana da grande Cuiabá. São elas a rodovia Mário Andreazza, o viaduto Dom Orlando Chaves, a rotatória do Zero Quilômetro (Várzea Grande) e a trincheira do Santa Izabel, no Verdão. Assim, chegam a 23 o número de obras liberadas para o Mundial. Ainda hoje, o governador promoveu a liberação das avenidas João Ponce e FEB (VG), nos dois sentidos. Nesta quinta-feira, dia da abertura da Copa do Mundo, a rotatória do viaduto da UFMT e a avenida Oito de Abril serão as próximas a serem liberadas, fechando em 25 o total de intervenções que estarão funcionando durante o Mundial.

Acompanhado dos prefeitos Mauro Mendes e Walace Guimarães, além de secretários e outras autoridades, o governador Silval Barbosa fez uma peregrinação visitando obras e liberando obras inacabadas com o propósito de facilitar o tráfego de veículos. A comitiva de Silval Barbosa foi acompanhada por mais de 30 jornalistas desde a saída, por volta das 7h30 até a chegada às 11h30.

A primeira parada da comitiva foi na estação do VLT do Aeroporto Marechal Rondon, onde o governador concedeu a primeira de uma série de sete entrevistas coletivas. A visita serviu para uma 'inauguração simbólica' da estação que já está finalizada e com os trilhos atravessando um canteiro interno. Silval ainda caminhou sobre o viaduto do aeroporto, mostrando a obra para os jornalistas.

Em suas entrevistas, Silval repetiu sempre que enfrentou inúmeras dificuldades e não conseguiu a conclusão das obras devido a série de fatores como remoção de interferências, desapropriações indigestas e, principalmente atraso nos repasses dos recursos do Governo Federal. O governador reclamou que no ano passado, houve atraso de até oito meses na transmissão de verbas federais. Ele ainda fez questão de destacar que os compromissos serão cumpridos: "A população pode ficar tranquila. Vamos entregar todas as obras da Copa do Mundo, com exceção do VLT que não será possível este ano". A previsão de entrega do novo modal é para 2015, afirmou. 

Depois de passar pelas trincheiras do Zero Quilômetro, viaduto Dom Orlando e trincheira Santa Isabel, obras que foram liberadas 'inacabadas', a comitiva seguiu para o viaduto da UFMT, onde o governador não pode fazer a liberação da rotatória. O motivo é que os trabalhos ainda não estavam prontos. "Ficou para amanhã, junto com a avenida Oito de Abril, que também já está recebendo os retoques finais", disse o governador.

A última etapa da visita foi ao prédio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, onde aconteceu a única inauguração oficial do dia. Junto com o secretário de Segurança, Alexandre Bustamante, Silval inaugurou o Centro Integrado do Comando de Controle Regional, órgão que ficará responsável pela segurança na capital durante a Copa do Mundo e que ficará de legado para a população. O centro de controle ocupa todo o terceiro andar do prédio e está equipado com central de monitoramento de vídeo, imageador aéreo e delegacia móvel. Este órgão que funciona desde a última segunda-feira,, permite visão panorâmica das principais vias da cidade através de câmeras instaladas em postes e vista aérea através de uma câmera de alta definição acoplada em um helicóptero.

Silval fechou a série de entrevistas falando sobre o Centro Integrado de Controle: "Hoje Cuiabá e Mato Grosso contam com equipamentos da mais alta tecnologia no combate ao crime e ao terrorismo. Esse 'big brother' na Grande Cuiabá é uma de nossas grandes conquistas. Estamos prontos para a Copa do Mundo. Se fala muito em receio de terrorismo durante a Copa, mas quero afirmar aqui que terrorismo mesmo são esses boatos de que as obras não serão concluídas mesmo depois do Mundial. Todas as obras ficarão prontas, não tenham dúvida".

Veja mais:
Avenidas João Ponce e FEB serão liberadas para tráfego; veja o que muda
Turistas chilenos provocam constrangimento a professora em shopping de Cuiabá

O Olhar Copa acompanhou toda a movimentação em torno da visita as obras. Restando um dia para o início do Mundial de 2014, quatro obras já podem ser utilizadas pelos condutores. Veja como foram as liberações:

11h40 - O evento do governador com os jornalista teve fim. Foram quatro obras liberadas nesta quarta-feira.

11h31 - O governador ainda críticou as pessoas que torcem contra o sucesso de Mato Grosso na Copa: "Os boatos de que as obras não ficarão prontas não passam de terrorismo de pessoas que querem desestabilizar a população. Só querem causar medo".

11h28 - "A segurança ganhou um grande aliado com este Centro de Controle. A cidade está toda monitorada por câmeras e este 'Big Brother' é uma das maiores conquistas de Cuiabá", afirmou Silval.

11h25 - Em entrevista coletiva, o secretário Bustamante destacou os benefícios dos avanços tecnológicos e o legado que ficará para a população: "A segurança pública está pronta para a Copa. A preparação teve início desde que ficamos sabendo que a capital iria sediar os jogos".

11h07 - Neste momento o governador Silval Barbosa e o secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Bustamante, inauguram de forma oficial o Centro Integrado de Comando e Controle Regional.

11h00 - Nesta quarta-feira (11) o governo liberou quatro obras da Copa do Mundo, outras duas devem ficar para amanhã (12). Apenas o Centro de Controle foi inaugurado.

10h53 - O Centro Integrado de Comando e Controle Regional ocupa todo o terceiro andar do prédio da Secretaria de Segurança Pública. No local funciona uma central de monitoramento que conta com um imageador término em um helicóptero e também uma delegacia móvel. O aparato funciona desde a última segunda-feira (09). A inauguração acontecerá em instantes.

10h41 - A comitiva está na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado para a inauguração do Centro de Controle e Comando que atuará na Copa do Mundo de 2014. O local deve ser a última parada da visita.

10h39 - Na última terça-feira (10) o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) apontou que apenas quatro das 16 grandes intervenções ficarão prontas a tempo do Mundial de 2014 (entre elas, a Arena Pantanal). Confira aqui

10h23 - Vale lembrar que o governador Silval Barbosa e o prefeito Mauro Mendes dispensaram os carros oficiais e estão junto com os jornalistas em um ônibus que foi disponibilizado para a visita.

10h18 - A sede da Secretaria de Segurança Pública deve ser a última parada da visita.

10h15 - A comitiva do governador com os jornalistas começou no início da manhã em frente ao Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande.

10h04 - Silval disse que: "o viaduto agora com a rotatória irá melhorar o trânsito em toda a área. Estou muito feliz, pois estou vendo um resultado positivo, embora não seja do jeito que nós planejamos".

10h03 - Estava prevista a liberação da rotatória abaixo do viaduto do UFMT, porém, como o local ainda não ficou pronto isso não aconteceu. O governo corre contra o tempo para até amanhã (12) liberar a via.

09h58 - Houve uma mudança e a comitiva não irá mais para o COT da UFMT, a próxima parada será na Secretaria de Segurança Pública, onde será inaugurado o Centro de Controle para a Copa do Mundo.

09h55 - Houve uma parada rápida em na rotatória abaixo do viaduto da UFMT, em instantes a comitiva segue para o COT.

09h38 - A próxima obra visitada seria a rotatória do Círculo Militar, porém, o local ainda está em obras e a visita foi cancelada. A comitiva segue viagem até o COT da UFMT.

09h33 - Questionado sobre a dívida que alguns empresários de empresas terceirizadas da Arena cobram, ele se limitou a dizer que elas não tem relação alguma com o Estado e que todas as medições foram e estão sendo pagas.

09h32 - A trincheira do Verdão já está liberada. Questionado sobre o acabamento da obra, Silval respondeu que: "todas as correções necessárias serão feitas posteriormente, não serão aceitas obras de má qualidade". 

09h26 - A comitiva já está na trincheira do Verdão, que será liberada em instantes.

09h16 - A próxima parada é na trincheira do Verdão, próximo a Arena Pantanal. A obra é considerada uma das mais importantes para o Mundial de 2014.

09h13 - No ponto mais alto do elevado, Silval novamente discursou à imprensa: "Esta foi uma das obras que mais deram trabalho para o governo por conta das desapropriações, ao todo foram 36. Outro ponto foi a drenagem do lago, que também dificultou o avanço". Após isso a comitiva concluiu a travessia do viaduto.

09h06 - Já no viaduto da Dom Orlando Chaves, o prefeito de Várzea Grande, Wallace Guimarães, afirmou que: "Esta é uma obra muito importante para a cidade. Ela irá beneficiar mais de 100 mil moradores do bairro Cristo Rei". Políticos aproveitaram para ir até o ponto mais alto do elevado.

08h59 - Comitiva segue agora para o viaduto Dom Orlando Chaves

08h58 - A trincheira do Zero Km foi liberada para trânsito e dentro de alguns minutos as avenidas da FEB e João Ponce de Arruda também estarão a disposição dos condutores.

08h55 - Já no local o governador posa para fotos junto com os prefeitos Wallace Guimarães, Mauro Mendes e também outros políticos.

08h50 - Agora a comitiva se dirige até a trincheira do Zero Km para mais uma liberação.

08h49 - "A Arena Pantanal é o estádio mais bonito do Brasil e o sétimo do mundo, de acordo com o projeto", garante Silval.

08h47 - Silval destacou a jornalista norte-americana da Reuters, Miliken Mary, que Mato Grosso é um dos Estados mais produtores do Brasil e do Mundo e está economicamente aberto a receber investimentos internacionais.

08h42 - O gestor também apontou que as obras realizadas pelo governo em Cuiabá, são as mais transparentes do país.

08h40 - Em entrevista coletiva no local, Silval garantiu que todas as obras que não foram concluídas a tempo do Mundial, serão finalizadas posteriormente. Ele ainda destacou que problemas judiciais e interferênciais atrapalharam a celeridade das construções: "Foram mais de 780 desapropriações judiciais", disse ele.


08h25 – Silval Barbosa se encaminha para dar entrevista coletiva sob o viaduto.

08h15 – A comitiva está neste momento percorrendo o viaduto do aeroporto.

08h00 – Comitiva do governador Silval Barbosa reúne mais de 50 jornalistas. Todos estão em frente a estação do VLT no aeroporto aguardando o início dos trabalhos.

Notícias Relacionadas

Exibindo de "01" à "10" do total de "30"

por Rafael Klas Dal Bó, em 12/06/2014 às 09:26
O Governador Silval fez o que ninguem teve competencia e nem coragem para fazer. Obras atrazam aqui em São Paulo,Cuiritiba. O importante é que a cidade tá melhor isso ninguem tem coragem de negar. E mais quem tem medo da qualidade as obras tem 5 anos de garantia. Entaum gente menos hipocrisia vai.
por Modesto Fonseca, em 11/06/2014 às 20:57
SILVAL VOÇÊ ESTÁ MOSTRANDO QUE É UM GRANDE GOVERNADOR, OBRAS PRA TODO LADO, É SÓ OBSERVAR. pARABÉNS!!!
por Pedro Antônio Furtado, em 11/06/2014 às 20:10
Mato grosso é o estado que mais cresse, tem obras pra todo lado. Silval nota 10. Parabéns!!!
por Roberto, em 11/06/2014 às 20:06
Silva fez o que os outros não fizeram.
por eduardo, em 11/06/2014 às 17:35
assistam neste link abaixo o palpitaso entre Brasil x Croácia : http://bit.ly/1ldkuRx
por P da cara., em 11/06/2014 às 17:29
Sr. Governador(boca de ovo) o sr. teria coragem de colocar o seu veiculo importado para trafegar nessas vias que vossa excelencia inaugurou?
por Marcelo, em 11/06/2014 às 17:17
Estamos todos rezando para que a pressa não tenha sido amiga da imperfeição.
por Thiago, em 11/06/2014 às 16:37
A foto do pessoal esperando ônibus no ponto diz tudo.
por liney, em 11/06/2014 às 15:19
a policia federal se chegar ali perto agora todos eles teram um infarto de tanto medo, e na verdade nao pega pq nao querem mesmo, é só olhar o enrriquecimento de dois anos pra ca de cada um deles e ver se o salario deles dá... kkkkkk bando de bandidos
por Marcelo Matos, em 11/06/2014 às 15:06
Não se intimida SILVAL voçê foi e será o melhor, o resto e inveja. Quem te critica é invejoso.
Sitevip Internet