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16/05/2014 - 16:29

Secopa divulga Plano Operacional de Trânsito e Transportes para a Copa; confira

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Divulgação

Secopa divulga Plano Operacional de Trânsito e Transportes para a Copa; confira
 A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) apresentou, nesta sexta-feira (16), o Plano Operacional de Trânsito e Transportes para a Copa do Mundo de 2014. A ação irá restringir o acesso ao entorno da Arena Pantanal como forma de melhorar o fluxo de veículos no local e facilitar o acesso dos turistas e população.

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As operações serão iniciadas a partir da 00h do dia dos jogos e só se encerrarão duas horas após o fim das partidas. A restrição para os veículos acontece quatro horas antes do confronto. Sendo assim, nos dias 13,17 e 21 de junho o horário será das 14 horas até ás 22 horas. Enquanto que no dia 24 de junho começa ás 12 horas e termina ás 20 horas. A ação acontece nas 12 cidades-sede do Mundial.

“Esta ação acontece nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo e está sendo desenvolvida a mais de um ano em conjunto com outros órgãos”, revela o assessor de mobilidade da Secopa, Rafael Detoni.

Serão disponibilizadas 11 linhas especiais de ônibus para atender toda a população e os turistas que chegarem a capital mato-grossense. São elas: Linha Especial A (Aeroporto-Arena); Linha Especial B (Aeroporto-Centro); Linha Especial C (Rodoviária-Arena); Linha Especial D (Centro-Arena, via Goiabeiras); Linha Especial E (Centro-Arena, via Fan Fest); Linha Especial F (Unic Beira Rio-Arena); Linha Especial G (Unic Barão-Arena); Linha Especial H (Rede Hoteleira-Região1, do Coxipó); Linha Especial I (Rede Hoteleira-Região 2, do CPA ao entorno da Rodoviária); Linha Especial J (Rede Hoteleira-Região 3, da av do CPA, Baú, Araés); Linha Especial K (Rede Hoteleira-Região4, do Centro de Cuiabá e Goiabeiras).

“Essas linhas vão fazer com que as pessoas busquem o acesso utilizando o transporte público ou taxis, evitando assim um alto fluxo de veículos na cidade e nos locais próximos da zona de restrição”, disse Rafael Detoni. O preço das passagens será o mesmo praticado atualmente na capital mato-grossense. A integração funcionará normalmente. Por conta disto, serão colocados mais pontos de vendas do transporte coletivo em pontos estratégicos da cidade. Todos os ônibus terão um adesivo sinalizando a linha.

Nas primeiras duas horas de operação as linhas especiais terão uma freqüência de 10 a 15 minutos. Duas horas antes da partida e até o início dela o intervalo passará a ser de 5 minutos. Já no aeroporto e na rodoviária, o início e a freqüência serão de acordo com o horário dos pousos e decolagens, que serão divulgadas posteriormente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e também pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

O objetivo com esta ação é garantir a segurança de moradores e torcedores durante os jogos da Copa, além de evitar grande fluxo de carros nas vias, além de outros pontos que garantam a boa qualidade do evento: “Não há sistema viário que comporte um número alto de veículos, por isso construímos este plano”, explica Detoni. O assessor da Secopa ainda argumentou que “os torcedores poderão embarcar em vários locais como a Praça Bispo, Praça Alencastro, Shoppings, avenida São Sebastião, entre outros”.

“Como no dia em que houver jogos a prefeitura irá declarar ponto facultativo, a frota de ônibus nas linhas normais diminuirá, assim como acontece nos finais de semana na capital. Com isso esses veículos serão redirecionados para as linhas especiais”, afirma o secretário de Trânsito e Transportes de Cuiabá, Antenor Figueiredo. Serão 147 ônibus direcionados para atender exclusivamente a Copa do Mundo.

Serão 6 Zonas de Restrição Veicular (ZRV) com mais de 60 bloqueios espalhados no entorno da Arena Pantanal. Em um dos estacionamentos da região serão disponibilizadas 60 vagas para ônibus fretados e 1.900 para veículos normais. Haverá também lugares para os carros responsáveis por transportar pessoas com necessidades especiais. Para ajudar na organização, 187 agentes de Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTU) auxiliaram nas operações.

Serão disponibilizados estacionamentos nas sedes da Unic (Beira Rio e Barão de Melgaço), Unirondon e Jardim Cuiabá (em um terreno próximo do hospital). Os locais não serão gratuitos. Na avenida Agrícola Paes de Barros haverá um trecho onde será regulamentado o embarque e desembarque de passageiros que utilizarão os taxis.

Com esta restrição os torcedores que forem acompanhar os jogos devem andar de 600m a 1,3 Km para chegar ao estádio, dependendo da estação em que desembarcar. Todas as informações estarão disponibilizadas de forma impressa e digital (na internet disponível nos sites da Secopa, Prefeitura e também através do aplicativo da prefeitura para Smartphones).

O plano foi estruturado pelo Grupo de Trabalho da Mobilidade, coordenado pela Secopa e formado por representantes de outras secretarias estaduais, como a Segurança Pública, além de pastas dos Executivos municipais de Cuiabá e Várzea Grande e órgãos federais, como a Infraero, o Exército Brasileiro e a Polícia Rodoviária Federal (PRF),

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