Notícias / Copa 2014

13/05/2014 - 12:07

Secretário da Secopa diz a jornal que 'turista quer festa e não viaduto'

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Reprodução

Secretário da Secopa diz a jornal que 'turista quer festa e não viaduto'
 O jornal ‘Folha de S. Paulo’ publicou nesta terça-feira (13) uma matéria sobre a situação das obras em Cuiabá. A reportagem assinada por Rodrigo Vargas elencou os diversos problemas enfrentados pela população da capital mato-grossense e trouxe uma forte declaração do secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Maurício Guimarães.

Veja mais:
Secopa confirma que três obras de mobilidade não ficará prontas até a Copa
Sem cumprir a meta de entregar trecho do VLT até a Copa, consórcio vai liberar vias para os turistas

Maurício teria afirmado para a Folha que “as estruturas fundamentais estarão prontas ou, ao menos, funcionais" e acrescentou que "o turista vai vir para cá pela festa, não para ver viaduto ou trincheira”. Confira abaixo a íntegra da matéria ''Turista quer festa, não viaduto', diz secretário de MT veiculada pelo jornal Folha de S. Paulo:

Quem desembarca no aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá, não demora a perceber que o calor escaldante será o menor dos desafios a enfrentar ao longo do dia.

Ao deixar o saguão de desembarque e cruzar o portão de saída, o passageiro é apresentado a um cenário de caos.
São operários e máquinas pesadas disputando áreas com táxis, vans e carros de passeio, em meio a tapumes, buracos, barulho e lama.

Enquanto se acotovelam para conseguir espaço e carregar suas bagagens, os usuários do pior aeroporto do país (segundo pesquisa recente da Anac) trocam comentários de surpresa com a situação.

Mesmo quem consegue embarcar num veículo não tem vida fácil. Em menos de 500 m, será preciso tomar o primeiro de uma série de desvios que se multiplicam pela cidade.

Nas principais avenidas, obras estreitam pistas e fazem o trânsito lembrar o pior das maiores metrópoles.
Dois anos atrás, quando as principais intervenções começaram a sair do papel, a constatação de que a cidade havia se tornado um canteiro de obras era um fato percebido como positivo.

Agora, a possibilidade de a capital de Mato Grosso fazer feio tem deixado os cuiabanos apreensivos.
"A cidade, infelizmente, não está pronta", diz Valdemir da Guia Leite, 42. "Vai ficar quase tudo para depois, e a gente vai passar vergonha.", completa Leite, vizinho da "trincheirona", um buraco de 920 metros de comprimento aberto há dois anos e ainda longe da conclusão.

A obra fica na avenida Miguel Sutil, a mais importante via de acesso à Arena Pantanal. Dali até o estádio, são 8 km ao longo dos quais foram iniciadas outras três trincheiras e um elevado.

Apenas duas destas intervenções foram inauguradas. Uma das trincheiras inacabadas fica em frente ao hotel reservado para hospedar a delegação da Fifa.

O estabelecimento fica em frente a uma valeta de 17 metros de largura que, após a forte chuva que atingiu a cidade na semana passada, se transformou em um atoleiro.

O governo já reconheceu que essa obra não ficará 100% pronta, e o acesso ao hotel será feito apenas por meio de estreitas vias marginais.

A situação obrigou o governo a mudar o discurso. Maurício Guimarães, secretário da Copa, admitiu que a cidade terá no Mundial um aspecto diferente do prometido.

Mas afirmou que as "estruturas fundamentais" estarão prontas ou, ao menos, "funcionais". "O turista vai vir para cá pela festa, não para ver viaduto ou trincheira."

MOBILIDADE

É o caso do VLT, obra de R$ 1,4 bilhão que deveria ter sido entregue em março passado, mas ficou para dezembro.
O novo sistema de transportes foi licitado pelo RDC, regime diferenciado de contratação, criado justamente para acelerar obras destinadas à Copa e à Olimpíada.

Hoje, quem desembarca na cidade tem a certeza de que a corrida contra o tempo foi perdida. A população agora se preocupa com a continuidade das obras no pós-Copa.

"Depois vem eleição, muda governo e a gente pode ficar com tudo pela metade", diz o estudante Fagner Arruda, 22. "Se isso acontecer, o bicho pega e a população irá se revoltar."

Exibindo de "01" à "10" do total de "27"

por tairone, em 14/05/2014 às 15:09
a culpa é dos políticos de MT que indica os incompetentes para cargos com farra de dinheiro publico e que se fodam a população
por MARIA, em 13/05/2014 às 16:43
Tão com o borso cheio, mas na pica do saci, o resto no emborná!
por revoltado, em 13/05/2014 às 16:03
VCS ACHAM QUE O MAURICINHO VAI FICAR EM CUIABÁ NOS DIAS DE JOGOS??? VAI APARECER POR AQUI SÓ NO FINAL DA COPA..
por Mario, em 13/05/2014 às 15:46
Declaração infeliz, é através de uma declaração desse nivel que você percebe o nivel intelectual de uma pessoa e o que é pior uma pessoa que foi gestora dos projetos mais importantes que Cuiabá já teve.Triste fim e que venham mais noticiais para nos envergonharmos mais e mais.Basta uma pessoa de fora pisar na cidade para sair super insatisfeita
por Cezar, em 13/05/2014 às 15:00
E creio que também não ficar eternamente preso no transito, pisar na lama e outras dificuldades Senhor Secretário.
por revoltado, em 13/05/2014 às 14:58
E AINDA O TAL DO MAURICIO É MAÇON...AGORA ME DIGAM: PORQUE A MAÇONARIA NÃO O EXPURGA DA ORDEM?? SALVO ENGANO, A ORDEM SÓ ACEITA HOMENS LIVRES E DE BONS CONSTUMES.
por ELTON SCHALM, em 13/05/2014 às 14:56
É verdade o que o secretário disse "Turista quer festa e não viaduto"! Resta saber se o turista vai conseguir chegar ao local da festa, com ruas, avenidas, viadutos, trincheiras, etc interditados, esburacados e congestionados. Afe! Todos do governo procuram amenizar tanta incompetência!
por revoltado, em 13/05/2014 às 14:54
Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.
por Rafael, em 13/05/2014 às 14:51
É brincadeira um comentário deste porte... respeito zero à população que paga os impostos... o governo, senhor secretário, não é para a copa, e sim para o povo, que paga o imposto e quer retorno... ao invés, as únicas coisas que evoluem neste país são os patrimônios dos políticos e seus familiares... faça um favor à população matogrossense, que o senhor e o nosso "ilustre" governador, não emitam estes comentários dignos de "jênios pensadores".
por João de Deus, em 13/05/2014 às 14:50
Isso é para tentar dizer, sou incompetente por isso não tem viaduto e o que esta na matriz de responsabilidade é para depois da copa. I N C O M P E T E N C I A - D E S C A S O - I R R E S P O N S A B I L I D A D E E MUITAS MAS MUITA CORRUPÇÃO. POR ISSO AS OBRAS NÃO ESTÃO PRONTAS.
Sitevip Internet