Notícias / Copa 2014

12/05/2014 - 10:53

Secretário de turismo admite hospedar crianças em motéis de Cuiabá; Faculdades são opções

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Reprodução/Ilustração

Secretário de turismo admite hospedar crianças em motéis de Cuiabá; Faculdades são opções
 O secretário de turismo de Cuiabá quer achar uma forma de hospedar famílias com crianças em motéis durante a Copa do Mundo de 2014, que acontece na capital mato-grossense no mês de junho. A medida é cogitada pelo fato da cidade ter um déficit de quase 10 mil vagas para acomodar os turistas durante o evento. Um convênio com faculdades também está sendo firmado.

Veja mais:
Em busca de leitos, Secopa lança novo programa para acomodar turistas
À espera de 200 mil torcedores, Cuiabá investe em hospedagem alternativa

O governo busca insistentemente modos de angariar leitos para os turistas que vierem a Cuiabá na Copa do Mundo de 2014. Por conta disto, é cada vez mais freqüente o investimento em hospedagens alternativas. Os motéis foram uma das opções encontradas pela prefeitura de Cuiabá. O secretário de Turismo da capital, Marcus Fabrício, disse ao G1 que espera um respaldo do Ministério Público (MP) para seguir com a idéia.

"Estamos fazendo uma consulta, pois, pela lei, é proibida a entrada de crianças em motéis, mas durante a Copa o ambiente seria modificado e a hospedagem teria outra finalidade", afirmou ao G1 o secretário.

Algumas medidas como retirada de alguns móveis, como as camas redondas, teriam de ser tomadas, caso o pedido seja atendimento pelo MP. O diretor do setor de móteis do Sindicato dos Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso, Pedro Cruz, disse que é necessário avaliar vários pontos antes de adotar esta medida e que o serviço só seria disponibilizado para brasileiros, pela falta de tradutores neste ambientes.

"Vamos definir o número de leitos também porque os jogos começam um dia depois do Dia dos Namorados [12 de junho] e os motéis não podem deixar de atender os clientes que já frequentam os locais porque estão com turistas", explica Pedro Cruz, acrescentando que o preço cobrado também precisa ser revisto.

Faculdades – O convênio da Prefeitura de Cuiabá com as faculdades da grande Cuiabá deve disponibilizar cerca de cinco mil leitos nas salas de aula para os turistas. A medida seria possível, já que de acordo com a Lei Geral da Copa, os centros de ensinos devem adequar as suas férias para o período da Copa do Mundo.

"Esses leitos serão destinados, principalmente aos chamados 'mochileiros', pessoas que não são acostumadas a ficar em hotéis", argumentou o secretário. No local devem ser instalados banheiros, tipo conteiners. Alguns pontos positivos é que as salas possuem ar-condicionado e os turistas não pagariam nada pela hospedagem. Neste caso, homens e mulheres ficariam em locais separados.

Campings – Nas saídas para Chapada dos Guimarães e Santo Antônio do Leverger devem ser instaladas extensas áreas para os turistas acamparem durante o Mundial. Para utilizar o local, as pessoas deverão pagar uma entre R$ 20 e R$ 30 por dia. Porém, não haverá linhas exclusivas de transporte público. O governo ainda disponibiliza dois programas para tentar aumentar a oferta de leitos que são: ‘Cama e Café’ e ‘Aluguel Cuiabá’.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Pedro Cruz, em 13/05/2014 às 12:12
Hoje dia 13 de maio de 2014, foi lançada a Campanha de Combate a Prostiruição Infantil em todo Mato Grosso. pelo Sindicato de Moteis, Hoteis, Bares e Restaurantes, Prefeitura e Ministério Público, com adesivos nos taxis, nos ônibus, na conta de energia elétrica e adesivos para carros. Prostituição Infantil é crime - Disque 100.
por Urbanista, em 12/05/2014 às 17:26
Essa proposta indecorosa é um belo incentivo à pedofilia. Esta copa irá revelar ao mundo toda a pobreza, violência e miséria do Brasil.
por Paulo Justos Kuiabano, em 12/05/2014 às 14:45
Isso está acontecendo "graças" ao pífio valor de 60 reais a diária por turista no projeto cama-café. Existem muitas casas, aptos, chácaras que poderiam abrigar os turistas mas com o baixíssimo valor da diária ninguém quer se candidatar a ser explorado já que o valor de mercado no interior e na capital está bem acima do proposto pelo projeto.
por Marcus Vinícius, em 12/05/2014 às 12:03
É PALHAÇADA DO GOVERNO COLOCAR TURISTAS NAS GRANDES FACULDADES DE CUIABÁ. E AS AULAS COMO QUE FICAM? ISSO É UMA GRANDE PALHAÇADA!
por dori, em 12/05/2014 às 11:53
estamos perdido com esta adeministraçao dos nossos governo .. ospedar turista em escola e em motel temho vergonha de dizer que moro em cuiba
por Bobó, em 12/05/2014 às 11:35
Estou sentindo vergonha...
por washington luciano, em 12/05/2014 às 11:34
Que vergonha para o estado, não ter condições nem de hospedar os turistas que virão para a copa...
Sitevip Internet